O programa Zabumba Lá 2022 mostrará o encanto dos programas de auditório de rádio e a memória cultural da cidade. Com apresentações marcadas para os dias 20 e 27 deste mês (sextas-feiras) e dias 8 e 15 de junho (quartas-feiras), os homenageados deste ano serão Biliu de Campina, Marinês (Rainha do Xaxado), Diomedes (Dedo de Ouro) e Parafuso (3 do Nordeste), respectivamente. O Zabumba Lá no Forró de Biliu de Campina já iniciou as filmagens entre os municípios de Queimadas e Campina Grande.
O evento será gratuito, realizado presencialmente no Teatro Municipal Severino Cabral e transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura, no YouTube. A partir desta semana, os ingressos gratuitos já podem ser retirados no www.sympla.com/tmsc.
Realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o Zabumba Lá chega à segunda edição com um formato ampliado, com uma mostra visual, no hall do Teatro Municipal, para cada um dos quatro homenageados. A secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, já está divulgando o evento nos meios de comunicação da cidade como um dos mais culturais do período junino.
“Durante maio e junho, o Teatro Municipal trará um dos grandes projetos da Secretaria de Cultura, que é o Zabumba Lá. É um programa em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), um produto documental, mas também artístico. Sintam-se convidados a irem ao teatro prestigiar mais essa grande produção”, disse Giseli. A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), também é parceira do projeto.
Para a professora da UEPB, Goretti Sampaio, Doutora em Sociologia pela UFPB, o evento se configura através de shows que fazem homenagens aos artistas. “O Zabumba Lá é um programa cultural, educativo, que trabalha na perspectiva de contemplar a memória dos artistas que cantam e decantam a cultura popular. São shows-homenagens que contemplam suas historiografias”, descreveu.
Zabumba Lá 2021 – O programa Zabumba Lá nasceu como uma ideia da secretária Giseli, com base em outro programa realizado pela UEPB, o Gente Nossa, editado pela professora Goretti Sampaio. Documental e memorial, o evento ressalta nomes da cultura musical da cidade, sempre em referência aos programas radiofônicos de auditório.
Como um piloto, o Zabumba do ano passado mostrou potencial multimídia, devido à procura do público pela internet. O mesmo formato foi realizado ano passado apenas em lives, homenageando os grandes nomes do rádio da cidade, nos Forrós de Zé Bezerra, Zé Lagoa (Rosil Cavalcante), Seu Vavá (Genival Lacerda) e Cabeção (Joacir Oliveira). A transmissão foi da UEPB e está disponível no canal da Prefeitura: https://www.youtube.com/c/PrefeituraMunicipaldeCampinaGrande/videos.
Confira imagens: