O Governo do Estado de Pernambuco autorizou, na sexta-feira (06/05), a abertura de um processo licitatório para privatização de, pelo menos, três rodovias estaduais.
A medida provocará o início de cobrança de pedágio para motoristas que transitarem pelos trechos que forem cedidos à empresa privada que será escolhida através da licitação.
A informação foi confirmada pelo secretário-executivo de Parcerias e Estratégia do governo de Pernambuco, Marcelo Bruto que, afirmou, haverá cobrança de pedágio em todas as rodovias que passarão para a iniciativa privada.
“Serão duas praças de pedágio na PE-60, duas na PE-90 e uma na PE-50”, afirmou o gestor.
Os trechos que ficarão aos cuidados de uma empresa privada por pelo 30 (trinta) anos estão na PE-050 (que liga Vitória de Santo Antão ao município de Limoeiro), PE-060 (entre o Cabo de Santo Agostinho e a divisa de Pernambuco com Alagoas) e PE-090 (entre Carpina e Toritama).
A expectativa é a de que a cobrança de pedágio atinja condutores que precisarem seguir da Paraíba para Pernambuco a partir do município de Campina Grande pela PE-090 ou pela PE-050 com destino à Porto de Galinhas.
segundo Bruto, o investimento será de R$ 1,2 bilhão, ao longo do período de concessão, que é de 30 anos. “Os trabalhos iniciais levarão 12 meses os principais investimentos estão concentrados nos primeiros oito anos da concessão”, disse.
O secretário também anunciou os prazos do processo. “Devemos publicar o edital ainda em maio e fazer os leilões em agosto. A assinatura do contrato deve ocorrer até o fim deste ano”, informou.
Atualmente, Pernambuco tem duas estradas com cobrança de pedágio: as Rotas do Atlântico e a dos Coqueiros, no Grande Recife.