O secretário da Agricultura da Prefeitura de Campina Grande, Renato Gadelha, viaja nesta segunda-feira, 25, para São Paulo, onde participará da Feira Internacional da Tecnologia Agrícola (Agrishow). O evento é considerado o segundo maior no mundo, neste gênero, e o primeiro na América Latina. A Feira, que se estenderá até na próxima sexta-feira, dia 29, é realizada desde 1994 e apenas as edições dos anos 2020 e 2021 foram canceladas por causa da pandemia da covid-19.
A Agrishow, uma iniciativa das principais entidades brasileiras ligadas ao agronegócio, será realizada no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, na cidade paulista de Ribeirão Preto, distante 315 quilômetros da capital, São Paulo.
Preocupado com o bem-estar do homem do campo de Campina Grande, principalmente no que se refere à segurança alimentar da população, o prefeito Bruno Cunha Lima garantiu total apoio à participação do secretário Renato Gadelha nesse evento de tecnologia agrícola .
Na Agrishow, Renato Gadelha conhecerá as novas tecnologias e inovações empregadas na agricultura familiar para o aumento da produção de alimentos. Ao retornar a Campina Grande, ele vai transmitir aos engenheiros e demais técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura (Seagri), as novidades e experiências adquiridas nesse evento agrícola de âmbito mundial.
Ao defender a agricultura familiar, Renato Gadelha disse entender que este setor necessita, para consolidar sua posição de destaque como geradora de alimentos, encontrar soluções tecnológicas e inovadoras para agregar valores aos produtos e promover sua inserção no competitivo e promissor mercado nacional.
Para o titular da Seagri, a conquista dessa modernização depende, necessariamente, da adoção de políticas públicas que proporcionem aos agricultores familiares condições de acesso a insumos, máquinas, equipamentos e, sobretudo, orientações técnicas para que possam desenvolver corretamente as atividades agrícolas.