Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande mantém ações de inclusão social para venezuelanos da etnia Warao

Publicado

em

Na semana em que é comemorado o Dia dos Indígenas, 19 de abril (última terça-feira), a Prefeitura de Campina Grande apresenta uma série de ações desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Espaço Humanitário do Refugiado Migrante Warao, instalado no bairro do jeremias. Desde 2019, o local abriga os venezuelanos desta etnia.

Na unidade, que conta com estrutura adequada aos trabalhos, já foram realizadas várias ações que representam avanços no quesito sociocultural. Entre essas está o cultivo de alimentos na horta comunitária urbana, mantida com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). São 370 metros quadrados onde é realizado o plantio de sementes de frutas e legumes, a fim de reforçar a alimentação dos Waraos e atender a cultura da própria etnia.

E no dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, uma outra ação foi promovida para homenagear as mulheres indígenas: uma oficina de artesanato e a produção de várias peças, a exemplo das redes e potes, permitindo às mulheres Waraos relembrarem a tradição de seu povo.

No mês passado, por meio de parceria entre a Semas e a Secretaria de Educação (Seduc), seis waraos (3 idosos, 2 adultos e 1 adolescente), iniciaram as aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com duração de seis meses, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emídio Viana Correia, situada no mesmo bairro. Foi uma outra forma encontrada para garantir direito social, inserção na sociedade e autonomia aos migrantes venezuelanos.

O trabalho, realizado na unidade, foi destaque na mídia nacional e internacional, em julho do ano passado, através da reportagem especial “Crianças Waraos no Nordeste”. As ações foram publicadas no site mexicano Distintas Latitudes; em um especial multimídia e através de vídeos para YouTube e TV aberta, no canal Bandeirantes de Comunicação de São Paulo, nos programas Primeiro Jornal e Bora Brasil.

Para Samara Almeida, advogada da Semas que atua na unidade, a importância desse trabalho impacta, diretamente, o contexto migratório pela vulnerabilidade: “Eles têm hoje um espaço de acolhimento, que respeita a forma de vida deles, onde sabem que têm a liberdade de viver e receber familiares que, porventura, estejam nessa situação migratória também”.

Ainda segundo a advogada, o Espaço conquistou avanços para integrar os Waraos à cidadania, garantindo-lhes os direitos sociais. “Aos poucos a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, vem conseguindo ampliar o acesso deles à educação e também à utilização e aceitação da nossa medicina. Um outro fator importante é sobre a documentação. Hoje estão todas regularizadas, como CPF, cartão SUS, carteira de trabalho e também a inserção deles em todos os programas do governo”, ressaltou Samara Almeida.

Atualmente, oito venezuelanos estão acolhidos no Espaço Warao, situado no bairro do Jeremias. Todos são assistidos por uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogo, advogada. A unidade possui ainda uma antropóloga, que ajuda a equipe a compreender o modo de vida da etnia, favorecendo um diálogo intercultural, respeitando o que eles acreditam e preservando, desse modo, um resultado de integração efetiva.

Continue Lendo

Paraíba

Pouco mais de um mês após garantir mandato na Justiça vereador ratifica despedida de vida política

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Renato Martins (Avante) usou a Tribuna da Câmara Municipal João Pessoa (CMJP) para ratificar sua despedida da vida política. O parlamentar prestou contas de sua atuação política, na sessão ordinária da terça-feira (26/11).

Renato Martins, que havia deixado o Avante, decidiu oficializar retorno ao partido na segunda-feira (27/05), mesma data de falecimento do titular, Professor Gabriel, para tentar assumir a vaga deixada pelo falecido na CMJP chegando, para tanto, em junho de 2024, a entrar com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e travar uma batalha judicial com a então vereadora Raíssa Lacerda, para ter o direito de ocupar a cadeira na Casa Legislativa como vereador no lugar de Gabriel.

Após a briga na Justiça, Martins conseguiu direito de posse no dia 21 de novembro de 2024 e, no dia seguinte, 22/11, assumiu a vaga deixada pelo Professor Gabriel. Agora, pouco mais de um mês de tomar posse do cargo, decidiu, durante discurso na Tribuna, ratificar sua saída da vida política.

Leia também: Renato Martins assume mandato na Câmara Municipal de João Pessoa; “fortalecer a democracia”

Leia também: Unanimidade: TRE-PB decide pela perda de cargo de Raíssa Lacerda e pela posse de Renato Martins

Leia também: Ex-vereador Renato Martins volta para o Avante e quer vaga deixada pelo Professor Gabriel

Leia também: Renato Martins entra com mandado de segurança na Justiça para assumir vaga na CMJP

Leia também: Corpo do vereador Professor Gabriel é recebido na Câmara para celebração fúnebre

O vereador, além de prestar contas, em seu discurso na Tribuna, falou em Deus, orgulho e lembrou que se fez presente ao movimento estudantil.

Deus me deu a oportunidade de seguir como político, depois de uma longa jornada no movimento estudantil, chegando até João Pessoa, onde pude, com muito orgulho, apresentar diversas matérias importantes para esta cidade. Antes mesmo de ter algum mandato nesta Casa, criei, junto com Coronel Sobreira, antes dele ser vereador, um projeto que gerou mais de dois mil agentes multiplicadores da paz. Através desse projeto, servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) receberam treinamento sobre análise e prevenção de conflitos nas comunidades de nossa cidade”, revelou.

Renato Martins fez uma ampla explanação sobre projetos apresentados em seus mandatos, tais como a sistematização da coleta seletiva; a suspensão do pagamento dos empréstimos consignados durante a pandemia; e o monitoramento por vídeo de toda a cidade, com a utilização das câmeras de segurança de prédios e condomínios. Segundo ele, os seus mandatos sempre estiveram a serviço dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), de enfermeiros e enfermeiras, e dos professores.

“Cumpri minha vida política com distinção e orgulho, sem mancha na minha fica limpa, com a cabeça erguida, enfrentando todo tipo de situações. Nos dedicamos a todas as lutas que nos chegaram. Fui assessor do mandato do senador Cássio Cunha Lima e do senador José Maranhão. Meus mandatos contribuíram com o maior número de leis voltadas para a causa animal. Fiz mais de trinta leis em defesa do bem-estar animal”, alegou.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento em tom de despedida. “Saio de cabeça erguida, com a certeza de que, na dor e no amor, fiz meu melhor para a cidade de João Pessoa. Alguma coisa eu fiz para ajudar o empreendedorismo, o meio ambiente e para o fim da precarização do serviço público, com o fim do improviso. Não devemos improvisar na política para garantirmos o sucesso da democracia”, asseverou.

Em apartes, os vereadores Marcos Henriques (PT), Coronel Sobreira (Novo), Junio Leandro (PDT), Milanez Neto (MDB) e Bosquinho (PV) exaltaram o debate qualificado e a disponibilidade de Renato Martins em lutar pelas causas da população pessoense.

Continue Lendo

Paraíba

“Vá desatar seus nós na Polícia Federal”, diz Doutora Paula para Chico Mendes ao defender Aguinaldo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual paraibana Doutora Paula (PP), foi à Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraiba (ALPB), nesta quarta-feira (27/11), para apresentar uma ‘Nota de Repúdio’ em desfavor do também deputado estadual Chico Mendes (PSB).

De acordo com a parlamentar, o deputado teria utilizado as redes sociais para atingir ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) “pedindo” para que ele fosse “desatar um nó” que teria dado em Cajazeiras.

De pronto, em defesa de Aguinaldo, Doutora Paula pediu para que, primeiro, Chico Mendes fosse “desatar seus nós na Polícia Federal” bem como os “nós das perseguições” que ele teria provocado no Município através de demissões de funcionários que já estavam com 30 anos de serviços prestados no Hospital Regional de Cajazeiras.

Por fim, Doutora Paula detalhou a bagagem política de Aguinaldo reforçando que o seu colega de partido, seria um “orgulho” para todo o Estado da Paraíba.

Os paraibanos, os sertanejos, os cajazeirenses se orgulham do homem e do político Aguinaldo Ribeiro, com um currículum ilibado e uma folha de serviços prestados aos Municípios da Paraíba“, frisou a deputada.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Com investimentos de R$ 8,5 milhões, Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa à Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para os próximos dias a entrega de 15 carros-pipa para municípios da Paraíba, em um esforço para minimizar os efeitos da seca que afeta o estado e garantir o acesso à água a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Os investimentos somam R$ 8,5 milhões.

“Estamos agindo com rapidez para assegurar o acesso à água em um momento de extrema necessidade. Essa antecipação é resultado de parcerias sólidas e do compromisso com todos os paraibanos”, ressalta Irlen Guimarães Filho, superintendente regional da Codevasf na Paraíba.

“A entrega dos carros-pipa reforça o papel estratégico da Codevasf no enfrentamento aos desafios impostos pela seca e no suporte aos municípios. E a bancada federal desempenhou um papel decisivo no processo para entrega dos veículos”, acrescenta o superintendente.

Os municípios beneficiados no momento serão Campina Grande, Coremas, São Vicente do Seridó, São Mamede, São José do Bonfim, Bonito de Santa Fé, Mulungu, Ouro Velho, Pombal, Parari, Caldas Brandão, Congo, Olho D’Água, Nova Palmeira e Queimadas.

Os 15 carros-pipa que serão entregues nos próximos dias somam-se a outros oito carros-pipa já entregues pela Codevasf em 2024. Os municípios beneficiados em meses anteriores são Montadas, Uiraúna, Assunção, Joca Claudino, Santa Helena, Pocinhos, Zabelê e Riachão; os investimentos somaram R$ 4,5 milhões.

Continue Lendo