O serviço de transfusão de sangue (hemoterapia) realizado pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é seguro e de extrema qualidade. Foi o que atestou a Gerência de Vigilância Sanitária do município de João Pessoa em inspeção realizada na Agência Transfusional do hospital-escola. Conforme relatório de visita feita em março, o Lauro Wanderley obteve um índice de 99,06%, o que corresponde ao nível máximo da avaliação e representa “Baixo Risco Potencial” para os pacientes.
Na prática, o que significa obter um índice de 99% em uma unidade de hemoterapia? A resposta vem da farmacêutica Germana Arruda, responsável técnica pela hemovigilância no HULW. “É o reconhecimento de que o paciente está sendo bem assistido, dada a qualidade e a segurança do procedimento transfusional. Com isso, há expectativa de sucesso no tratamento”, explica.
“Durante a visita da Gerência de Vigilância Sanitária, são avaliadas todas as condutas, seja pré, trans e pós-transfusional e se seguimos a legislação hemoterápica vigente no País, com registros, conferência e monitoramento em todas as etapas do processo”, explica Germana Arruda. A responsável técnica pela hemovigilância no HULW acrescenta que a avaliação da Vigilância Sanitária é realizada anualmente em todos os serviços hemoterápicos do Estado; a visita mais recente foi realizada durante dois dias por módulos.
Em 2021, a Agência Transfusional do HULW realizou 2.968 transfusões de sangue, numa média mensal de 248 procedimentos. Ao todo, foram atendidos 509 pacientes internados no hospital. A agência faz a transfusão de diferentes hemocomponentes (como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e de plasma fresco), que são produzidos a partir da doação de sangue no Hemocentro da Paraíba.
Selo Ebserh – No início do ano, o serviço de hemoterapia do HULW também passou por uma avaliação interna referente ao Programa Ebserh de Qualidade. A Agência Transfusional atingiu 100% dos Requisitos Essenciais e obteve o Selo Ebserh na categoria Bronze.
Serviço do HULW registra melhoria crescente
De acordo com Germana Arruda, as melhorias realizadas na Agência Transfusional do HULW têm sido crescentes, e os índices obtidos nas inspeções realizadas entre 2015 (78,5%) e 2022 (99,06%) demonstram o avanço. “Registramos melhorias constantes na rotina do processo transfusional”, ressalta.
“Tal avanço é fruto de treinamento continuado da equipe com adequações às leis vigentes, padronização das atividades, seguimento ao protocolo de transfusão segura, apoio da gestão, além do comprometimento e empenho de todos que fazem a Agência Transfusional. Tudo isso para oferecer um serviço de qualidade e seguro aos pacientes, minimizando assim os riscos provenientes das transfusões”, afirma Germana. A Agência Transfusional conta com uma equipe composta por hematologista, responsável técnico médico, farmacêuticos, biólogo, biomédicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e de laboratório.
Em 2015, o Lauro Wanderley obteve o percentual de 78,5% da Vigilância Sanitária, o que significa um médio risco potencial para os pacientes. Nas inspeções seguintes, os resultados foram 89,50%, em 2016, e 94,97 %, em 2017. Já em 2019, o índice de avaliação da Vigilância Sanitária para o HULW foi de 97,1%. Em 2018 não houve visita ao hospital.
Devido à pandemia, também não foram realizadas avaliações em 2020 e de 2021. Relembrando que, na inspeção realizada em 2022, o índice atingido pelo Lauro Wanderley foi de 99,06%, o que corresponde ao nível máximo da avaliação e representa “Baixo Risco Potencial” para os pacientes.