Nos acompanhe

Paraíba

Atuação do MPF na PB no enfrentamento à pandemia concorre a prêmio nacional

Publicado

em

“Atuação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 do MPF/PB” é uma iniciativa finalista do X Prêmio República, cuja cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de maio, às 19 horas, em Brasília.

A iniciativa, de autoria dos procuradores da República na Paraíba José Guilherme Ferraz da Costa, Acácia Soares Peixoto Suassuna, Anderson Danillo Pereira Lima, Bruno Galvão Paiva, Janaina Andrade de Sousa, João Raphael Lima, Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga e Tiago Misael de Jesus Martins, concorrerá com outros três projetos, na categoria “Promoção de Direitos Fundamentais”.

A iniciativa – A constituição do grupo de trabalho de enfrentamento à pandemia se deu por meio da Portaria nº 63/2020 do procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, e buscou dar cumprimento, no âmbito do MPF no estado, às diretrizes emanadas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), instituído pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O grupo de trabalho reuniu representantes das diversas unidades descentralizadas no estado em interlocução com demais ramos do Ministério Público e com o Giac. Focou em três eixos: 1) Promoção da adequada estruturação da rede de serviços de saúde, com leitos, equipamentos, insumos, equipes e registros de dados; 2) Promoção de controles preventivos pela restrição de contatos sociais, protocolos de higiene e correta educação sanitária; e 3) Promoção de maior eficiência na vacinação, com critérios e planejamento técnico-científico, respeito a prioridades e isonomia entre municípios.

As atuações concretizaram-se por reuniões e requisições conjuntas de informações e diligências, expedição de recomendações, ajuizamento de ações, assinatura de termos de ajustamento de conduta e ainda promoção de ações educativas na mídia local. “Os resultados foram inegáveis em nível de eficiência e utilidade prática para a sociedade, especialmente considerando a conjuntura excepcional vivenciada pelo país e pelo mundo ao longo da crise sanitária”, disse o procurador-chefe do MPF na Paraíba, José Guilherme Ferraz.

“Dessa forma, praticamente todas as questões relevantes surgidas durante os anos de 2020 e 2021 a exigirem soluções do Poderes Públicos em relação à crise foram objeto de alguma ou diversas atuações do MPF/PB em articulação com MPT, MPPB e/ou MPC na Paraíba, a maioria envolvendo alta complexidade do ponto de vista fático e jurídico”, acrescentou.

Prêmio República – O Prêmio República é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Começou em 2013 com o objetivo de identificar e dar visibilidade às boas práticas dos membros do Ministério Público Federal, da sociedade e da imprensa.

A comissão julgadora do prêmio foi formada pelos seguintes jurados: Ubiratan Cazetta (presidente da ANPR); Ana Carolina Roman (vice-presidente da ANPR); Bruna Menezes (diretora da ANPR); ministro Herman Benjamin (Superior Tribunal de Justiça); Antônio Edílio Magalhães Teixeira (conselheiro do CNMP); João Paulo Lordelo Guimarães Tavares (representando o procurador-Geral da república, Augusto Aras); Rodrigo Hauer (representando o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça); Juliana Oliveira Domingues (representando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres); Andréia Bonzo (diretora do Instituto Igarapé); Gabrielly Coelho dos Santos (diretora da Abraji); Márcia Teixeira (conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos) e a deputada federal Vivi Reis (Psol/PA).

Mais informações sobre o Prêmio República

Informativo – No final de 2021, o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba publicou um compilado da atuação no enfrentamento à pandemia da covid-19 no estado. A publicação online reúne o trabalho desenvolvido pelo MPF em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPPB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público de Contas (MPC), ao longo de 2020 e 2021, desde as primeiras medidas implementadas em março de 2020, até providências tomadas na segunda quinzena de dezembro de 2021.

O procurador José Guilherme Ferraz diz que o trabalho constitui verdadeiro marco na integração dos diversos ramos do Ministério Público, buscando a prestação de serviços de excelência à população com resultados bem concretos no aperfeiçoamento de diversas políticas públicas de enfrentamento à crise sanitária. “Que o conjunto desse serviço prestado possa ser lembrado e dedicado aos paraibanos e brasileiros que mais sofreram as consequências dessa crise com o comprometimento de sua vida e saúde, assim como de seus entes queridos”, afirmou o procurador.

Clique aqui e confira a íntegra do informativo.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo