Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo lança plano que orienta políticas públicas para a juventude nos próximos 10 anos

Publicado

em

O governador João Azevêdo lançou, na manhã desta quinta-feira (24), no Centro de Convenções de João Pessoa, o Plano Decenal para Juventude da Paraíba (2022-2032). Como primeiro passo da concretização das propostas contidas no documento, o chefe do Executivo estadual assinou a minuta de um Projeto de Lei, que será enviado à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para tornar lei as ações voltadas para a juventude contidas no documento.

Na ocasião, João Azevêdo destacou a legitimidade do Plano, nascido das demandas e anseios das próprias juventudes. “O mais importante é entender que esse plano foi concebido e elaborado exatamente com a participação da juventude de todo o Estado. A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, cuidou pessoalmente disso e realizou reuniões em todas as regiões do Estado, para que nós pudéssemos ter um instrumento, que vai ser transformado em lei. É um momento de oferecer oportunidade à nossa juventude. E é o que ela mais precisa – é a chance que seja dada, com a juventude protagonista de seus próprios caminhos”, afirmou.

“Foi um plano construído a muitas mãos – não foi feito em gabinete, porque assim não representaria os anseios, os desejos, as expectativas da juventude. A meta era criar um documento que fosse, o máximo possível, o espelho da expectativa da juventude da Paraíba”, prosseguiu João Azevêdo, adiantando que o Plano, além de ser enviado à ALPB, agrega muitas parcerias visando, entre outros objetivos, a profissionalização dos jovens.

A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, ressaltou que o Plano Decenal para Juventude representa o futuro do segmento, que chega a mais de 1 milhão de pessoas no Estado. “Estamos aqui para entregar ao povo paraibano esse plano que vai reverberar pelos próximos dez anos. Vamos agora ter políticas públicas para a juventude”, disse.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, ressaltou que o Plano representa um momento de alegria para toda a população paraibana. “É um dia de muita felicidade não só para a juventude, mas para todos nós que fazemos parte dessa gestão, para todos nós que acreditamos num futuro melhor”, comentou.

Representando a ALPB, o deputado estadual Ricardo Barbosa falou da importância, em seu discurso, que o Plano tem para a juventude. “Esse Plano representa a materialização das políticas públicas voltadas para a juventude. É o presente antecipando o futuro”, enfatizou.

A solenidade foi prestigiada ainda pelos deputados estaduais Raniery Paulino e João Gonçalves; e pelos auxiliares da gestão estadual: Cláudio Furtado (Educação); Aristeu Chaves (Procase); Célio Alves (Orçamento Democrático), além de lideranças políticas de diversos municípios paraibanos e representantes de entidades como a Fundação Roberto Marinho, representada pela gerente de produção, Deca Farroco.

Convênios – Além da assinatura do Projeto de Lei do Plano Decenal para Juventude, o lançamento do documento foi marcado por assinaturas de convênios com o Co.liga, da Fundação Roberto Marinho, e com o Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa).

A gerente de produção da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco, destacou a satisfação pela parceria com o Governo do Estado. “Para a Fundação Roberto Marinho é um prazer estar aqui. Nós estamos trazendo a Co.liga, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho com a OEI, que é a Organização dos Estados Ibero-americanos, visando à inclusão das juventudes brasileiras por meio da economia criativa, formando alianças importantes para que possamos traçar estratégias de interiorização e disseminação dessa iniciativa, que tem mais de 35 cursos gratuitos”, disse.

Alexandra Maria, do Serta, afirmou que a parceria com o Estado tem um compromisso socioambiental. “Essa parceria vem se mantendo de forma muito estruturadora, de forma muito orgânica e com um compromisso social e ambiental”, afirmou, ressaltando os cursos de agroecologia na profissionalização dos jovens.

Elaborado de acordo com as demandas e os anseios das próprias juventudes, o documento busca construir políticas públicas em quatro eixos, contemplando aspectos como cidadania, participação social e política, educação, cultura, profissionalização, trabalho e geração de renda, meio ambiente, esporte e lazer e direito à diversidade e à igualdade.

O lançamento do Plano Decenal para Juventude faz a Paraíba dar um grande passo nas bases das políticas públicas voltadas para as juventudes. Dos 4 milhões de paraibanos, 25% são jovens, na faixa etária dos 15 aos 29 anos, tornando necessária e fundamental a inclusão dessa parcela da população na elaboração das políticas públicas do Governo do Estado.

Plano e metodologia – O Plano Decenal de Política Pública para Juventude é resultado do Congresso Estadual de Juventudes, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), construído a partir das demandas e dos anseios das próprias juventudes.

O documento, elaborado em quatro eixos, servirá para nortear o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude não apenas pelo Governo do Estado, mas todos os 223 municípios paraibanos.

Ricardo Rian, coordenador do Serviço Pastoral Migrantes do Nordeste (SPM- NE), lembrou as cooperações firmadas com o Governo do Estado. “Uma dessas cooperações foi o Congresso da Juventude, que ocorreu neste mesmo espaço, e já estamos em contato com a Secretaria da Juventude para a construção do Plano Decenal da própria Secretaria”, comentou.

Anseios contemplados – O evento reuniu diversas lideranças de juventudes, que se disseram contempladas com  as ações propostas pelo Plano Decenal de Juventude.

A secretária de Juventude de Caaporã, município do Litoral Sul do Estado, Heloise Marie, destacou que o lançamento do documento pelo Governo do Estado representa um grande passo na inclusão dos jovens.  “Esse documento é de extrema importância, pois foi elaborado ouvindo os jovens, as suas necessidades. Já estamos em andamento para fazer o plano do município de Caaporã a partir desse plano lançado hoje pelo Governo do Estado”, afirmou.

Aos 18 anos, Abraão Sena, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Caaporã, é enfático ao falar da importância do momento vivido por ele: “É um momento de suma importância, um grande passo para a concretização de nossos anseios. Não tenho dúvidas de que as propostas desse grande documento serão colocadas em prática”, comentou.

A estudante Alissa Marques comemorou o lançamento do Plano. “Tive o prazer de, junto com os meus colegas do Lyceu Paraibano, darmos a nossa contribuição. O grande momento aguardado por todos nós é ver as ações serem executadas, confirmando essa grande conquista”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo