Nos acompanhe

Paraíba

Assembleia debate implantação do Teste Ampliado de Triagem Neonatal na Paraíba

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (24), audiência pública para debater o atual estágio de implantação do teste de triagem neonatal destinado ao diagnóstico precoce de doenças raras. A audiência foi solicitada pelo deputado Jeová Campos, no âmbito da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento contou com a participação do deputado Dr. Taciano Diniz, presidente da Comissão de Saúde, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, médicos e especialistas da área.

Em 10 de dezembro de 2019, o governador João Azevêdo sancionou a Lei 11.566/2019, assegurando o direito de todas as crianças nascidas nos hospitais e estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes da rede pública de saúde da Paraíba ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada.

O deputado Jeová Campos, autor da Lei, ressaltou que a triagem é destinada ao diagnóstico precoce de doenças raras como fenilcetonúria e outras aminoacidopatias; hipotireoidismo congênito; hiperplasia adrenal; galactosemia; deficiência de biotinidase; toxoplasmose congênita; deficiência de G6PD; fibrose cística; anemia falciforme e outras hemoblobinopatias e leucinos.

“Trata-se da mais importante política pública implantada no estado da Paraíba. Essa triagem serve para diagnosticar doenças que a criança traz geneticamente e que é bem mais difícil de diagnosticar”, observou Jeová.

O deputado Dr. Taciano Diniz, que presidiu a audiência, apontou que após alteração ocorrida em 2021, a Lei Federal age em consonância com a lei sancionada na Paraíba, determinando a triagem neonatal ampliada para diagnóstico das patologias já especificadas.

“Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 27 de maio de 2021 a Lei 14.154, que altera a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, do ‘Estatuto da Criança e do Adolescente, para aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), por meio de estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas no teste do pezinho”, disse.

O diretor Geral do Lacen, Bergson Vasconcelos, informou que o Laboratório implantou a triagem neonatal modalidade ampliada em outubro de 2021. O gestor argumentou que a modalidade de triagem aplicada atualmente pelo laboratório cumpre as determinações impostas pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), mas que o órgão não medirá esforços para atender o que especifica a Lei estadual.

“Agradecemos a convocação para esta rica discussão e reconhecemos a importância desse projeto e da necessidade da sinalização precoce, somos conscientes disso. Faremos o possível e impossível para que consigamos, dentro das possibilidades, liberar o mais rápido possível os exames, fortalecer a qualidade da coleta dessas amostras, que é fundamental para que tenhamos o desempenho aceitável dentro da nossa tecnologia”, garantiu o diretor geral do Lacen, Bergson Vasconcelos.

Ainda segundo o gestor, 175 cidades paraibanas enviam amostras dentro da nova modalidade de triagem ampliada para o Laboratório. 48 municípios ainda não ativaram postos de coletas. Atualmente, são disponibilizados mensalmente entre 3.500 a 4 mil testes pelo Lacem.

Renata Nóbrega, secretária Executiva de Saúde do Estado, explicou como está organizada a rede de triagem na Paraíba. Segundo ela, a triagem neonatal envolve os 223 municípios, desde o momento do nascimento da criança, passando inclusive pela parte de coleta das amostras necessárias para a triagem ampliada. “O serviço tem um funcionamento em que, a partir no nascimento até o quinto dia de vida, faz essa coleta para que traga essa amostra para o Lacen. O cuidado começa no âmbito das maternidades ou no âmbito dos seus municípios, que consigam organizar os seus postos de coleta, em articulação com a equipe da secretaria”, explicou.

De acordo com Salmo Raskin, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBDP), o processo do programa nacional é complexo, pelas próprias características geográficas e sociais brasileiras. Mas, é necessário analisar os entraves e adaptar para a realidade de cada localidade.

A Dra. Regina Próspero, fundadora do Instituto Doenças Raras, defendeu que, tão importante quanto o diagnóstico precoce de doenças raras, é a necessidade de disseminação de todas as informações existentes sobre o tema. Para a médica, a informação traz o empoderamento às famílias e contribui para que estas possam lutar pelo tratamento correto e ideal.

A professora associada da Universidade de São Paulo (USP), Tânia Bachega, presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, exaltou a ação da Assembleia Legislativa da Paraíba em realizar uma audiência envolvendo a sociedade médicas, os pacientes e a administração pública para a implementação de uma lei tão necessária à população. “Parabenizo o deputado Jeová, porque quando ele fez a lei em 2019, foi atrás de recursos robustos para que o projeto pudesse funcionar e conseguiu mais de R$ 1 milhão de financiamento para que pudesse ser montada toda a infraestrutura”, observou.

A audiência pública contou ainda com a participação da promotora de Justiça Jovana Tabosa; da diretora administrativa do Lacen-PB, Samantha Valeriano; da coordenadora de Triagem Neonatal da SES-PB, Eugênia Moreira; da vice-presidente do Instituto Vidas Raras, Amira Awada; da médica Hellen Karla Sá Fernandes da Costa, responsável pelo Ambulatório do Hemocentro; da diretora do Hospital Regional de Itaporanga, Rogéria Shelly Diniz; da diretora do Hospital de Piancó, Inez Leite; da diretora técnica da Maternidade Cândida Vargas, Céres Bandeira; da diretora do Banco de Leite Anita Caral e Coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, Thaise Ribeiro; da assessora técnica da Presidência da Funad, Laíla Pereira Gomes da Silva; e do coordenador de atenção básica da 3ª Gerência Regional de Saúde de Camp ina Grande, Josenildo Querino Dias; entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Chió oficializa entrega de câmeras de conservação para potencializar vacinação na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pensando em melhorar a qualidade do serviço de vacinação na Paraíba, o deputado Chió (Rede) oficializou, nesta sexta-feira (29), a entrega de câmaras de conservação de imunobiológicos para 28 municípios paraibanos. Com o ato, o parlamentar se consolida como o primeiro deputado a destinar emendas impositivas estaduais para a rede de imunização desde o início do formato atual de emendas. Mais de 411 mil paraibanos serão beneficiados.

“A gente viveu alguns anos de negacionismo intensificado e isso afetou, de forma direta, as taxas de cobertura vacinal, trazendo de volta doenças antes erradicadas. E para os municípios que, mesmo diante dessa onda, resistiram, o nosso mandato, aliado com a SES, fortalece a oferta da vacinação. É um passo inicial e vamos seguir investindo e incentivando a vacinação”, declarou o parlamentar.

A entrega foi oficializada na I Mostra Vacina Mais Paraíba, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A pasta foi a responsável pelos critérios técnicos para a seleção dos municípios contemplados neste primeiro momento, levando em consideração a ausência de equipamentos do gênero e o desempenho na cobertura vacinal. Em 2025, mais municípios serão contemplados.

As câmaras de conservação fortalecem a infraestrutura dos serviços de imunização, garantindo a adequada conservação e segurança dos imunobiológicos, fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde pública. Com essas novas câmaras, espera-se melhorar a eficiência e a eficácia nas ações de vacinação, ampliando a cobertura vacinal e assegurando que as vacinas cheguem às comunidades em perfeitas condições.

Continue Lendo

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro destaca reforma tributária como maior legado do Parlamento nas últimas décadas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). líder da Maioria no Congresso nacional, afirmou nesta sexta-feira (29), em São Paulo, a CEOs do setor bancário, autoridades políticas e lideranças da indústria financeira, que a aprovação da reforma tributária é o maior legado do Parlamento brasileiro em mais de três décadas. E garantiu: “Nós vamos ter outro país”.

“Eu acredito que esta reforma é o principal legado deixado pelo Parlamento nestes últimos 35 anos. Porque é uma reforma estruturante. Ela trará, sobretudo, simplificação tributária, eficiência, transparência e justiça”, disse Ribeiro durante o tradicional Almoço Anual de Dirigentes de Bancos, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Ribeiro também mencionou os desafios superados para aprovar a medida, como os interesses conflitantes entre setores e entes federativos. Segundo ele, o diálogo com o governo, a sociedade civil e entidades como Febraban e CNI foi fundamental para a construção do consenso.

O próximo passo, explicou o deputado, é concluir a tramitação de legislação complementar no Senado, sob relatoria de Eduardo Braga, e posteriormente na Câmara, com expectativa de aprovação até o fim do ano. “Essa reforma é dinâmica. Teremos um longo caminho de implementação e acompanhamento para garantir os resultados esperados”, disse.

O evento reuniu importantes lideranças, como o ministro da Fazenda Fernando Haddad, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além de representantes do setor financeiro, com diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, presidente do Conselho do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o Presidente da Fiesp Josué Gomes.

Continue Lendo

Paraíba

Governo do Estado e Ministério do Turismo reforçam parceria para investimentos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba reforçou as parcerias para alavancar o turismo no estado. Nesta semana, entre os dias 27 e 28, durante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), em Brasília, foram discutidas estratégias de promoção e fortalecimento dos destinos turísticos do Brasil. O evento contou com a participação de representantes da Paraíba, incluindo o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.

Durante o encontro, autoridades do turismo brasileiro se reuniram com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente do Fornatur, Fábio Amaral. A pauta foi centrada em temas como a Lei Geral do Turismo, a organização do Salão Nacional de Turismo e a definição de uma agenda de ações conjuntas para 2025, além de discussões sobre o Feirão Brasileiro de Turismo. A criação de um ambiente colaborativo foi considerada uma das questões principais, com o objetivo de promover ações que atendam às necessidades e potencialidades do setor, especialmente para destinos emergentes como a Paraíba.

A comitiva paraibana teve a oportunidade de participar de reuniões estratégicas, incluindo um encontro com Jurema Monteiro, presidente executiva da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Durante a reunião, foram discutidas novas alternativas para a aviação regional, com o objetivo de ampliar a conectividade aérea e facilitar o acesso dos turistas à Paraíba.

Além disso, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, encontrou-se com Alexandre Nakagawa, gerente de Inteligência de Mercados da Embratur, para analisar novo posicionamento da Paraíba e sua competitividade nos mercados doméstico e global.

Segundo Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, a participação ativa da Paraíba nas discussões sobre temas essenciais para o setor reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura turística e com a construção de uma agenda estratégica voltada para o aumento do fluxo de turistas, investimentos e o desenvolvimento regional. “A Paraíba segue avançando, estreitando laços e consolidando sua posição como um destino turístico em expansão no Brasil e no mundo”, afirmou.

Para Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o encontro do Fornatur representa um avanço significativo nas políticas públicas de turismo, além de fortalecer a colaboração entre os diversos atores do setor. “A participação da Paraíba nesse evento é um exemplo de como o estado está se destacando e ocupando espaços importantes, demonstrando sua crescente representatividade no cenário nacional do turismo”, ressaltou.

Continue Lendo