Nos acompanhe

Paraíba

Marcos Henriques critica desocupação de pequenos empreendedores

Publicado

em

O vereador Marcos Henriques (PT) utilizou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (22), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para criticar a desocupação de pequenos comerciantes realizada pela Prefeitura da Capital. Segundo o parlamentar, a gestão precisar ter compreensão, dada a situação econômica adversa por causa da pandemia de Covid-19.

“Que ‘cidade que cuida’ é essa? Cuida de quem? Porque vivemos num momento muito difícil em que as pessoas precisam de compreensão da Gestão Pública. São mais de 19 milhões de pessoas passando fome; 231 mil pessoas desempregadas na Paraíba; uma desocupação de 14,5%; a informalidade paraibana na marca de 50%. E nos deparamos com uma senhora que tem há 30 anos um fiteiro nos Bancários e chega a Sedurb e diz que ela tem sete dias para desocupar”, afirmou o vereador, complementando que dona Hilda, como é conhecida, tem 80 anos, cuida do marido inválido e foi por meio desse estabelecimento que ela conseguiu criar o filho.

De acordo com Marcos Henriques (PT), a situação causou revolta no bairro dos Bancários, local do estabelecimento. “Isso comoveu a população dos Bancários, que está revoltada. A Prefeitura não leva em conta que dona Hilda faz parte de uma contextualização que a população precisa de que a cidade cuide dela. A marca ‘cidade que cuida’, na verdade está sendo deteriorada”, declarou o parlamentar, sentindo falta de uma alternativa ou solução oferecida pela gestão à pequena empreendedora.

Marcos sugeriu que o programa de microcrédito intitulado ‘Eu posso’ poderia ser usado para incrementar a capacidade dos empreendedores informais, destacando ainda que dona Hilda conta com apoio do mandato petista, inclusive apoio jurídico para lidar com a desocupação.

O líder da bancada de situação na Casa, vereador Bruno Farias, e o vereador Zezinho Botafogo (ambos do Cidadania) ponderaram a situação trazida por Marcos Henriques. Segundo Bruno Farias, uma das bases da administração pública é a legalidade. “Se alguma ação da Prefeitura, através da Sedurb, foi feita, é porque se pautou em atos legais e em observância à legislação de nossa cidade”, defendeu Bruno Farias, enfatizando a entrega de 190 certificados a empreendedores da cidade, que passaram por curso de qualificação e tiveram à disposição recursos públicos para investirem nos seus negócios, na última segunda-feira (21).

Dia Mundial das Águas

Marcos Henriques ainda destacou que hoje é comemorado o Dia Mundial das Águas. “A água é um bem público, um recurso finito. Ela tem valor econômico e, quando escassa, o abastecimento humano é prioritário”, enfatizou o vereador, salientando que lei aprovada em 2001, (Lei 14.026) abriu espaço para a privatização das águas ao fatiar o sistema hídrico. “É algo que vai destroçar nosso sistema hídrico”, avaliou o parlamentar.

O vereador Odon Bezerra (Cidadania) lembrou a sessão especial, realizada dia 14 de março, que debateu o Dia Mundial da Água e o Dia Internacional do Consumidor. Ele destacou a importância da preservação da água e dos rios da cidade. “Nossos rios estão morrendo. Os rios do Cabelo, Jaguaribe e Mandacaru pedem socorro. É necessário ação do poder público, mas também a consciência da população”, clamou o parlamentar, informando que uma limpeza realizada no Rio Jaguaribe retirou quatro toneladas de lixo, e foram encontrados itens como geladeira, fogão e pneus.

Continue Lendo

Paraíba

Recepção de Cássio a aliados de Lula para veraneio em Camboinha alimenta especulações políticas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A recepção de Cássio Cunha Lima a aliados do presidente Lula (PT) para veraneio na praia de Camboinha alimentou especulações políticas a partir da divulgação de fotos neste primeiro final de semana do ano 2025.

As imagens que circularam pela internet mostram o ministro da Defesa, José Múcio, e o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) em momentos de descontração ao lado de Cássio e de familiares do ex-senador como, por exemplo, Glória Cunha Lima e Fernando Catão, mãe e tio, respectivamente.

As especulações nascem porque o ex-senador Cássio apesar de ter escolhido se afastar da vida pública, segue atuando nos bastidores da política fazendo jus ao histórico de excelência em articulação adquirida no setor após anos de atuação neste campo. E elas são reforçadas porque tratam-se de figuras consideradas da “cozinha” da gestão Lula, uma vez que um é ministro e o outro, apesar de ser paraibano, além de ser petista é namorado da presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann.

Em outro Estado da Federação, o momento poderia até ser encarado como mero momento de diversão e relaxamento do dia a dia de uma vida política, mas em se tratando de um lugar onde as articulações políticas para eleições que só acontecerão dois anos para a frente começam na primeira semana após o resultado de um pleito, todas as especulações nascem e ganham vida aos olhos de analistas políticos.

Confira imagem:

 

Continue Lendo

Paraíba

“A Butija do Pastoril Profano” estreia dia 10 de janeiro no Teatro Paulo Pontes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O elenco da Trupe de Humor da Paraíba, que comemora 33 anos de trajetória em 2025, na sexta-feira, 10 de janeiro, às 20h, estreia o espetáculo “A Butija do Pastoril Profano – Uma comédia para quem não é frouxo!”, misturando terror, assombração e muitas presepadas. Com ingressos a partir de R$ 25,00 (meia) estão disponíveis na loja Belíssima Cosméticos (Mangabeira) no site Outgo.

O texto é fruto de um processo criativo coletivo, com direção de Edilson Alves, com apresentações nos dias 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24 e 25 de janeiro. Após cumprirem pena na prisão, um grupo de personagens desajustados recebe uma notícia inesperada: uma das amigas descobre que herdou uma misteriosa botija de sua tia recém-falecida. Movidas pela curiosidade (e pela ganância), elas embarcam em busca do tão falado tesouro. No entanto, o que parecia ser um golpe de sorte se transforma em uma aventura hilária, cheia de reviravoltas, situações inusitadas e o toque profano característico da trupe.

Com 70 minutos de duração, o espetáculo promete arrancar gargalhadas do público com uma experiência interativa e recheada de humor. Personagens já amados pelos espectadores dão vida à história, enquanto uma novidade no elenco promete surpreender.

No elenco Maria do Bu (Tony Silva), Selma Camburão (Raymon Farias), Verônica Show (Aluísio Sousa), Nildinha Bolo Fofo (Miguel Rebert), Dengoso (Edilson Alves), Tapeba do Cuminho (Epitácio Sousa), Motorista e Músico (Matheus Henrique), Amapola Furacão (Erick Souza). Cenários, figurinos, adereços e iluminação: Nelson Alexandre, sonoplastia de Wagner Nascimento, relações públicas e redes sociais Ícaro Diniz e produção de Giovana Gondim, Wagner Nascimento, Ícaro Diniz e Nelson Alexandre. Direção Geral Edilson Alves.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Folia de Rua 2025: com Ivete e Bell já confirmados evento promete ser o maior do Nordeste

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Folia de Rua 2025, que já tem os cantores Bell Marques e Ivete Sangalo confirmados, promete ser a maior prévia carnavalesca do Nordeste, principalmente, pela “invasão” de turistas que vive a cidade de João Pessoa que chegou a figurar na lista das dez localidades mais procuradas por viajantes do mundo inteiro.

De acordo com informações da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Léo Santana também já foi confirmado para participar de um dos dias do evento, a lista porém, ainda está sendo finalizada e a expectativa dos foliões é que outros nomes de “peso” também sejam confirmados.

O evento se consolidou ao longo dos anos como o maior pré-Carnaval da Capital paraibana e dentre as atrações mais famosas está o Bloco dos Atletas, o Vumbora, o Muriçocas do Miramar e as Virgens de Tambaú.

Continue Lendo