Nos acompanhe

Paraíba

ALPB debate iniciativas para a Primeira Infância em Sessão Especial

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (22), uma Sessão Especial para debater programas e políticas no âmbito das soluções urbanas para a Primeira Infância. A iniciativa faz parte da programação especial para o Mês das Infâncias do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O objetivo do encontro, segundo a autora da sessão, a deputada Estela Bezerra, é simbolizar a união das diversas datas que celebram e reafirmam os direitos das crianças. “A nossa iniciativa de promover a sessão se deu após dialogo com representantes do IAB-PB, que nos pautou pela necessidade de trazer essa abordagem para essa Casa onde se constroem as legislações. Contamos com pessoas experientes que vivem no cotidiano os cuidados com as crianças que vivem a violação dos direitos, situação de vulnerabilidade, entre outras coisas, que sequer têm o direito de brincar”, ressaltou a parlamentar.

A arquiteta Maria Elisa Batista, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, começou sua fala destacando a coincidência em debater as soluções de uma cidade para a infância no Dia Mundial da Água. “A água e as crianças são as duas coisas mais importantes. Elas são a vida e são, também, a possibilidade de continuidade da vida. Ao mesmo tempo, ambas, a água e a infância, exigem de nós compreensão e cuidado. O cuidado que nos reassegurar o significado desse nosso ofício da leitura e do urbanismo, que exige de nós um olhar múltiplo, um olhar ao redor, um olhar para dentro, um olhar também estrangeiro e, principalmente um olhar para o outro sempre”, acrescentou.

O vereador de João Pessoa, Marcos Henrique, parabenizou o interesse da Assembleia Legislativa em trazer ideias, propostas e metodologias sobre práticas urbanísticas para a primeira infância. “O assunto interessa, na verdade, a todas as pessoas, não apenas aos especialistas, mas ele encontra possibilidade de realização nesses trabalhos técnicos fundados nas práticas colaborativas para um mundo melhor para as crianças”, disse.

No caso da Paraíba, destacou Aída Pontes, presidente do departamento estadual do IAB, a situação não difere do restante do país. Segundo ela, ao empurrar um carrinho de bebê nas ruas de João Pessoa e Campina Grande é possível constatar, na prática, essa realidade.

“Alguém já tentou imaginar como é que estão os nossos espaços públicos a partir de 95 cm de altura, que a altura média de uma criança de 3 anos de idade? Como essa criança enxerga as cidades? Então é nessa hora que a gente pensa numa criança e o que ela precisa em volta dela. A gente consegue pensar na pessoa comum, na pessoa com deficiência, e todos os demais tipos de pessoas. Aí a gente consegue fazer um traço de inclusão para para todo mundo nas cidades” finalizou.

Os representantes da IAB destacaram que o debate sobre a primeira infância está ocorrendo em dez estados do país, mas apenas na Paraíba ocorre uma participação efetiva do Poder Legislativo. Também participaram da sessão Fabia Cristina Dantas Pereira, Coordenadora do CAO Criança, Adolescente e Educação, do Ministério Público Estadual; Frederic Barbotin, Coordenador ESSOR no Brasil e Conselheiro estadual da Criança e Adolescente; Adelaide Alves Dias, Coordenadora do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB); Dimas Gomes – Representando o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI/PB); Rose Veloso, representando a Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescente (REMAR); e Mestra Doci, d a Escola Viva Olho do Tempo.

Sobre o IAB – É uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros, que se dedica a temas de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. Fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921, o IAB é a mais antiga das entidades brasileiras dedicadas à arquitetura, ao urbanismo e ao exercício da profissão

Continue Lendo

Paraíba

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba ganhou destaque nacional por ser o Estado que deve registrar o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2024, de acordo com projeções da Resenha Regional, um relatório mensal com indicadores das regiões e estados brasileiros feito pelo setor de investimentos do Banco do Brasil, divulgado na sexta-feira (03/01). O estudo aponta que a projeção do PIB paraibano é de 6,6%, fato ressaltado em publicação da revista Forum, na qual analisa que o Nordeste, em especial a Paraíba, bem como as projeções para a região Norte puxam o PIB e compensam crescimento mais baixo no Sul e Centro-Oeste.

A publicação completa pode ser conferida no link https://revistaforum.com.br/economia/2025/1/4/norte-nordeste-puxam-pib-compensam-crescimento-mais-baixo-no-sul-centro-oeste-diz-bb-171992.html).

No ranking das projeções do Banco do Brasil, o Estado da Paraíba é seguido pelo Rio Grande do Norte (6,1%), Tocantins (6%), Amapá (5,8%), Espírito Santo (5,3%), Amazonas (5,2%) e Distrito Federal (5,1%). Apenas Mato Grosso do Sul deve registrar um decréscimo na projeção do PIB, com uma redução de 0,7%, puxada por uma queda de -13,1% no PIB agropecuário.

Nos três setores analisados pelo Banco do Brasil, que serviram de base no estudo para projeção do crescimento em 2024, a Paraíba apresentou taxas superiores às médias do Brasil e da Região Nordeste. O PIB de Serviços – que inclui comércio e administração pública – é o que concentra a maior força entre as atividades econômicas, com um crescimento de 6,5%, enquanto a média do Brasil deverá ser de 4,5% e a do Nordeste de 4%, conforme o estudo. No PIB da indústria, a Paraíba com uma expansão de 6%, também terá uma média maior que a do Brasil (3,3%) e a do Nordeste (3,4%)

Enquanto o estudo aponta projeções de queda no PIB agropecuário para o Brasil (-2,5%) e o Nordeste (-17%), o setor paraibano terá uma taxa de crescimento de 3,2%.

Para o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, a projeção do PIB da Paraíba de 2024 de 6,6% confirma o bom desempenho da economia paraibana. “Esta avaliação mostra que a gestão fiscal, ao longo do ano, foi acertada, assim como a determinação do governador João Azevêdo de que a seleção dos projetos e ações a serem executados pelo governo sejam pautadas em dados e evidências. Desta forma, são definidas as estratégias para atração dos equipamentos ora em implantação no Polo Turístico Cabo Branco, os investimentos em infraestrutura, na segurança pública, na saúde, na educação e nas demais áreas do governo”, ressaltou.

Gilmar Martins adiantou que “o conjunto de projetos e ações a ser anunciado pelo governador para realização ao longo de 2025 e 2026 dará continuidade à melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida do povo paraibano e, por consequência, resultados econômicos com impactos positivos no PIB, com a consolidação do turismo, a descentralização da saúde, a qualificação da mão de obra, financiamento ao empreendedorismo, incentivo a pesquisa e ao desenvolvimento, e política tributária competitiva”.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-JP inicia janeiro com oferta de 554 vagas de emprego em várias funções

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Quem quer começar o ano com a boa notícia de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, basta ir ao Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) que estão sendo ofertadas 554 vagas, nas mais diversas funções, a partir desta segunda-feira (6). O Sine-JP fica localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro.

A função de atendente de telemarketing é a que mais chama a atenção na lista desta primeira semana de janeiro. São 100 vagas oferecidas. E para concorrer a uma delas nem precisa ter experiência comprovada. Basta ter conhecimentos básicos em informática e ter cursado o ensino médio completo.

Outro cargo com vasto número de vagas disponíveis é o de auxiliar de linha de produção. São 59 vagas, sendo cinco delas oportunidades para o primeiro emprego. O restante exige experiência e ensino fundamental ou médio completo.

Servente de obras e pedreiro são outras funções com excelentes oportunidades. Para servente, estão sendo ofertadas 45 vagas, e para pedreiro, 39. É importante observar as exigências para ocupar o cargo.

Há também vagas para vigia, vendedor, atendente de lanchonete, manobrista, jardineiro, garçom, encanador, cozinheiro, churrasqueiro, almoxarife, atendente de farmácia, carpinteiro, chapeiro, entre outros.

As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade (www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/).

Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta segunda: João anunciará pacote de investimentos para 2025-2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reunirá a imprensa, aliados políticos e representantes da sociedade civil organizada nesta segunda-feira (06/01) para anunciar um conjunto de investimentos para o período de 2025-2026 que, segundo ele, surpreenderá a todos devido ao alto número de ações que serão proporcionadas nos últimos anos da sua segunda gestão como chefe do Executivo Estadual.

A informação foi confirmada durante entrevista ao @portaldacapital ainda na quinta-feira (19/12).

Segundo João, além do anúncio do projeto ‘Paraíba 25/26″ também haverá uma prestação de contas de todas as ações realizadas ao longo do ano 2024.

Os investimentos, diz João, serão direcionados para todas as áreas e não apenas no setor de obras físicas.

Confira o vídeo:

Continue Lendo