Um dia após lançar o serviço de teleagendamento e relacionamento do programa Saúde de Verdade, a Prefeitura de Campina Grande incluiu mais dois bairros entre os locais que estão sendo contemplados inicialmente com o projeto. Agora, moradores de Santo Antônio e Castelo Branco também podem realizar teleagendamento de consultas clínicas.
O serviço foi inaugurado pelo prefeito Bruno Cunha Lima nesta quinta-feira, 17, ao realizar a primeira ligação para a central de atendimento do Saúde de Verdade. Inicialmente, o projeto contemplaria os usuários do Sistema Único de Saúde dos bairros José Pinheiro, Alto Branco, Monte Castelo, Glória e Nova Brasília, mas foram estendidos também para moradores de Santo Antônio e Castelo Branco e do sítio Marinho, através da unidade âncora do sítio.
O teleagendamento funciona para a marcação de consultas de médicos clínicos das Unidades Básicas de Saúde que, em seguida, agendam consultas para médicos especialistas dentro das próprias unidades.
As UBS contempladas neste primeiro momento são UBS Antônio Arruda, Tota Agra, Campos Sales, Francisco Brasileiro e Plínio Lemos, no José Pinheiro; Horacina de Almeida e Antônio Mesquita de Almeida, para moradores do Monte Castelo; Jardim Tavares para o Alto Branco; Wesley Cariri Targino em Nova Brasília; Padre Hachid Ilo Beserra, no Glória; Horacina de Almeida para o Castelo Branco e Plínio Lemos Antônio Arruda para Monte Castelo.
Em breve, o teleagendamento será ampliado para outras unidades, de acordo com as regiões divididas por Distritos Sanitários da cidade. Para ter acesso ao serviço, é necessário realizar o cadastramento, que é obrigatório para todas as pessoas da cidade.
O Saúde de Verdade vai revolucionar a oferta de serviços do SUS, com otimização da gestão de consultas, exames, internações e cirurgias, utilizando tecnologia para promover maior acesso aos serviços. Em dois meses de transformação, a oferta de consultas na rede primária saltou de cerca de 12 mil por mês para mais de 28 mil, um aumento de 125%.
Além disso, o programa também prevê humanização do atendimento e requalificação da estrutura predial das unidades. Algumas, inclusive, já foram reformadas e a UBS do Glória foi construída. Até o final do ano, a Prefeitura deve iniciar a construção e reforma de novas unidades.