Nos acompanhe

Paraíba

Hospitais de Trauma de JP e CG realizaram mais de 900 atendimentos no fim de semana

Publicado

em

Os hospitais de Trauma instalados em João Pessoa em Campina Grande realizaram mais de 900 (novecentos) atendimentos no final de semana. A informação foi confirmada pelo canal oficial do Governo do Estado.

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 478 atendimentos, sendo que 140 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde registrou 41 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, que equivalem a 16 de emergências e 25 eletivas. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir das 0h da sexta-feira (4) até às 23h59 desse domingo (6).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 120 casos, seguidas por 53 acidentes de moto. Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (53), trauma (20), atropelamento (quatro), arma de fogo (oito), queimadura (nove), acidente de automóvel (cinco), agressão física (nove), acidente de bicicleta (quatro) e arma branca (quatro). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (19) e Acidente Vascular (10).

A faixa etária dos 19 aos 59 anos foi responsável pela maioria das entradas na instituição com 275 pacientes, seguida por pessoas com mais de 60 anos (108), crianças de 0 a 12 anos (77) e de 13 a 18 com 18 casos.

O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 21 entradas, seguido por Valentina (20) e Pedro Gondim (20), Bairro das Industrias (11), Bancários (11) e Bessa (10). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 38. Na sequência estão Bayeux (20), Cabedelo (13), Conde (oito) e Mamanguape (seis).

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltada para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

Campina Grande

Já o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 473 pacientes, durante o fim de semana. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (5) até as primeiras horas desta segunda-feira (7). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período, seguidos dos acidentes de moto, que aparecem em segundo lugar.

O plantão de maior movimento foi o do sábado (5), quando 235 pessoas foram atendidas, seguido do plantão do domingo (6) quando deram entrada 224 pessoas. E da meia-noite da segunda-feira (7) até às 6h30 da manhã, 14 pacientes passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Dos 473 usuários do SUS atendidos durante o fim de semana, 370 já receberam alta médica.

De acordo com a estatística do Hospital de Trauma de Campina Grande, dos 473 atendimentos, 127 foram vítimas de queda, superando os acidentados de moto (57). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram agressão física (11), vítimas de projéteis de arma de fogo (dois), arma branca (quatro), atropelamentos (um). No fim de semana, não houve registro de vítimas de acidentes de bicicleta atendidos no hospital. Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Conforme o relatório, 32 vítimas de acidentes de moto de Campina Grande foram socorridas no Trauma-CG, nesse fim de semana. Depois vêm Aroeiras (quatro), Boqueirão (dois), Esperança (dois) e Alagoa Nova (um).

A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas.  O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo