Nos acompanhe

Paraíba

PMJP divulga lista de candidatos à função de cuidador e calendário de etapas de programa voluntário

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), divulgou, na manhã desta quinta-feira (24), a lista dos candidatos que tiveram suas inscrições validadas na seleção simplificada para a função de cuidador no Programa Educador Social Voluntário. Mais de 5,6 mil inscritos (do total de 6.688) foram considerados aptos para as próximas duas etapas, que ocorrerão entre os dias 3 e 11 de março. Confira a relação dos candidatos aptos para as etapas 2 e 3 clicando aqui.

A secretária municipal da Educação e Cultura, América Castro, falou da importância social desse Programa.

“Graças a Deus com esse projeto implantado aqui no município de João Pessoa, o Educador Social, a gente vai acabar definitivamente com esse problema que temos na Rede que é a falta de cuidadores para que esses os alunos público-alvo da Educação Especial possam frequentar uma de nossas unidades de ensino. Lembro que em uma das primeiras reuniões com o prefeito Cícero Lucena, ele sugeriu que a Secretaria de Educação tivesse justamente esse olhar para aquelas pessoas mais necessitadas, inclusive as pessoas com deficiência”, disse.

Após a validação da inscrição (já concluída), os candidatos vão para as etapas dois e três (análise de currículo e entrevista individual) – de forma presencial no Centro de Educação Integrada (CEI), Rua José Marcone Ramos da Silva, nº 101, em Mangabeira VIII – respeitando todos os protocolos sanitários e de biossegurança para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e suas variantes, com duração máxima de 20 minutos, por candidato, sendo obrigado o uso de máscara.

“Os candidatos com inscrições válidas deverão comparecer no dia, turno e local divulgados para participarem das próximas duas etapas. Quem não comparecer estará automaticamente eliminado. Ao final do Processo Seletivo Simplificado, os candidatos vão preencher as 400 vagas de cuidador. Além disso, teremos uma lista de cadastro de reserva para preencher em caso de desistências”, explicou a chefe da Divisão de Educação Especial da Sedec, Rejane Lira.

Para as etapas 2 e 3, que serão realizadas no período de 3 a 11 de março, o candidato apto deve conferir seu nome, o dia e o turno para o sei comparecimento, conforme previsto no Edital. A ausência do candidato e/ou da documentação exigida implica na desclassificação imediata.

Horário – Os candidatos convocados para o turno da manhã deverão comparecer ao local das 7h30 às 11h40; e no turno da tarde das 13h30 às 17h40.

Do total de vagas destinadas será garantido o percentual de 5% para os candidatos comprovadamente com deficiência. No ato da entrevista, os candidatos desse grupo devem apresentar o laudo médico, com data dos últimos três meses do lançamento do Edital, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Os selecionados vão receber uma bolsa de R$ 700 mensais, desenvolvendo as atividades, de forma presencial, nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas da Rede Municipal, auxiliando diretamente o estudante que possua qualquer deficiência física, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, assistindo-o quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar, para realização das atividades escolares orientadas pelo professor.

Deverá também acompanhar e prestar auxílio ao estudante durante as atividades pedagógicas, para que possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos professores durante as aulas e extraclasse, visando assim sua efetiva participação pedagógica na unidade educacional da Rede Municipal ou Crei. Cada cuidador social voluntário poderá concorrer até duas vagas, desde que sejam em horários distintos.

Documentação – O edital deixa claro que é de inteira responsabilidade dos candidatos, no ato da entrevista, assinar declaração de ter ciência das atividades a serem desenvolvidas e entregar cópia dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade e do CPF;
b) Título de eleitor;
c) Declaração de quitação eleitoral;
d) Comprovante de residência;
e) Certidão criminal negativa;
f) Documento comprobatório de regularidade da situação perante o serviço militar (se candidato do sexo masculino);
g) Curriculum Vitae;
h) Certificado de ensino médio;
i) Cartão de vacina Covid.

Os candidatos deverão presentar, no ato da entrevista, o laudo médico, com data dos últimos três meses do lançamento do Edital, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). O laudo médico terá validade somente para este Processo Seletivo Simplificado e não será devolvido, assim como não será fornecida cópia dessa documentação.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo