Nos acompanhe

Paraíba

SISU: Conselho derruba decisão da Reitoria e mantém bonificação regional de alunos cotistas na UFPB

Publicado

em

O Conselho Superior da UFPB manteve a bonificação regional aos alunos cotistas e não convalida posição da Reitoria que só aderiu ao SISU apenas com bonificação para vagas da ampla concorrência.

A ansiedade dos milhares de alunos paraibanos que participaram do ENEM este ano vai aumentar nos próximos dias, ainda mais depois que o Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão – CONSEPE da UFPB não aceitou posição da Reitoria que buscava restringir o direito à bonificação regional apenas aos candidatos às vagas de ampla concorrência.

O CONSEPE reuniu-se no dia de hoje, 14 de fevereiro de 2021, e por 18 votos contra 10, não convalidou decisão da unilateral da Pro Reitoria da UFPB que só aderiu ao SISU MEC/2022 apenas com bonificação regional para os candidatos às vagas da ampla concorrência, em contrariedade à Resolução n° 43/2021 do CONSEPE, publicada em 13 de outubro de 2021, que também garantia bonificação regional aos alunos que concorrem às vagas reservadas (cotistas).

A reunião foi na modalidade remota e acessível ao público em geral (pelo link: https://eduplay.rnp.br/portal/videolive/156647), inclusive por diversos alunos concluintes do ensino médio provenientes de escola pública e os maiores prejudicados com a proposta de alteração da Direção da UFPB. Aos interessados, o processo administrativo é público: Processo n°: 23074.121473/2021-60 e processos apensos: nº 23074.069291/2021-49, nº 23074.094911/2021-16 e 23074.008554/2022-63.

A tentativa da Reitoria da UFPB de alteração da posição anterior do CONSEPE foi promovida depois que a sua Pró-Reitoria de Graduação assinou, em 18 de novembro de 2021, o Termo de Adesão SISU/MEC 2022, com a opção da bonificação regional apenas aos alunos que disputam as vagas de ampla concorrência, contrariando Resolução n° 43/2021 CONSEPE.

A justificativa da Pro-Reitoria era de que a plataforma computacional de adesão ao SISU/MEC não aceitou a bonificação regional para os cotistas, mas apenas aos candidatos que viassem a disputar pela modalidade de ampla concorrência. Afirma ainda o MEC teria sido consultado e a resposta teria sido impedimento legal para a acumulação da bonificação regional com a concorrência às vagas reservadas (cotas).

“O que a Reitoria quis defender é que o MEC teria proibido a bonificação regional para os cotistas, mas não há qualquer manifestação oficial do Ministro, do Secretário Executivo ou da Consultoria Jurídica do MEC. O que se viu no dia de hoje foi a apresentação de uma resposta a um e-mail, por um servidor do HELP DESK do MEC, sem qualquer demonstração ou justificativa legal para este impedimento”, afirma um dos conselheiros que participaram da reunião de hoje.

“Faltou à Reitoria e sua equipe defenderem no MEC a bonificação regional também aos cotistas e fazer valer a decisão do CONSEPE”, manifestou-se um dos representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFPB na reunião de hoje.

“Caberia a Administração Superior da UFPB ir ao MEC e defender junto ao Ministro, junto ao Secretário Executivo, o cumprimento da bonificação regional para todos. Tivemos três meses para tomar providências concretas e nada foi feito. A UFPB ficou inerte, baseando-se apenas num e-mail de um servidor do MEC, sem qualquer poder deliberativo”, disse outro aluno que se manifestou na reunião.

A Reitoria e sua equipe não informou o porquê de não ter tomado qualquer providência mais explícita ou contundente junto ao MEC para fazer valer a bonificação regional para quem concorre às vagas reservadas (cotas – ações afirmativas).

Durante a reunião, foi também consultado o Procurador-Chefe da UFPB que reiterou o parecer escrito de que, embora o tema bonificação regional seja polêmico (com julgamento pendente no STF), a Resolução n° 43/2021 do CONSEPE não estaria contrariando a Constituição ou Lei Federal. Para ele, o que há é uma interpretação pelo MEC da Lei n° 12.711/2012 (Lei das Cotas).

O Procurador-Chefe da UFPB defendeu que entendia ser prudente a mudança da referida resolução, com a supressão deste direito aos cotistas, tendo em vista a resistência da área técnica do MEC em aceitar esta bonificação para todas as modalidades de concorrência de vagas.

Na prática, porém, a decisão de hoje CONSEPE dificilmente alterará a situação de quem irá participar do SISU/MEC deste ano para as vagas da UFPB. Quem acessar ao SISU verificará que a bonificação regional só estará disponível para os alunos que disputam a modalidade de ampla concorrência. “O sistema já está travado”, informou um servidor da UFPB que não quis se identificar.

Na decisão de hoje, o CONSEPE também decidiu pela remessa de cópias do processo para a Corregedoria da UFPB e a abertura de procedimento administrativo pela Comissão Permanente de Processos Administrativo – CPPRAD da UFPB para apuração das responsabilidades quanto descumprimento da Resolução n° 43/2021 e os prejuízos causados aos alunos cotistas que não conseguirão ter direito à bonificação regional, visto que a UFPB assinou o Termo de Adesão SISU com esta supressão.

Diversos alunos se manifestaram na reunião e disseram que já há mais de 20 reclamações propostas no Ministério Público Federal pedindo providências urgentes contra a Reitoria.

Agora é aguardar os desdobramentos no MPF e ações judiciais que poderão vir.

Clique AQUI e confira o parecer disponível no processo eletrônico

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo