Nos acompanhe

Paraíba

#MaisCompromisso: Efraim Filho recebe comitiva de prefeitos em Brasília

Publicado

em

O coordenador da bancada paraibana, deputado federal Efraim Filho (União Brasil/PB), recebeu, na tarde desta terça-feira (8), em seu gabinete de Brasília, os prefeitos Jonas de Souza, do município de Montadas, Laelson Albuquerque, de São Miguel do Taipu, e Severo Luís, de São Sebastião de Lagoa de Roça. Na pauta, recursos para infraestrutura e educação das regiões.

Para Montadas, o prefeito agradeceu toda a ajuda com o calçamento das ruas e a aquisição de 100 novos computadores. A entrega é fruto de uma parceria firmada com o município. Para o prefeito Jonas, “será um incentivo muito importante para o aprendizado dos nossos alunos. Montadas agradece o empenho do deputado”.

Já para o município de São Miguel do Taipu, o prefeito Laelson agradeceu a aquisição de medicamentos para a UBS e mais 400 mil reais para infraestrutura voltada para o Complexo Esportivo da cidade, além dos 300 mil em custeio para a saúde em 2021. “Efraim é um grande exemplo para a gente. Faz sempre grandes contribuições”, comenta.

O prefeito Severo, de São Sebastião de Lagoa de Roça, relembrou os recursos destinados a obras importantes de infraestrutura para o município. “Muito obrigado, Efraim, por honrar seu compromisso e todo empenho com Lagoa de Roça. Seguimos trabalhando juntos cada vez mais pelo nosso município”.

O parlamentar sempre faz questão de receber os governantes em seu gabinete, para dialogar e entender quais as demandas necessárias para cada região. “Minhas portas estão sempre abertas, tanto em Brasília quanto na Paraíba. Estamos todos lutando pela mesma causa: melhorias para a nossa gente, para o nosso Estado”, pontua.

Estiveram presentes também os vereadores Flávio Costa, de São Miguel de Taipu, e Edmilson Marques, de Pilar, e o ex-prefeito de São Miguel de Taipu, Clodoaldo Beltrão.

Continue Lendo

Paraíba

Associação dos Magistrados se manifesta sobre operação do Gaeco que tem juiz e advogados como alvos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ se manifestando sobre a operação especial do Gaeco que teve juiz e advogados como alvos.

Na Nota, a AMPB reforçou a importância da ampla defesa e afirma que já acompanha de perto as investigações em curso para esclarecer os fatos e eventuais responsabilidades.

O caso

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCrimp), órgãos do Ministério Público da Paraíba, com o apoio da Polícia Civil da Paraíba, deflagraram, na manhã desta quarta-feira (11/12), a Operação Retomada.

A investigação aponta uma atuação sistemática e articulada da organização criminosa, envolvendo até agora um juiz de direito e três advogados, com a finalidade de obter ganhos ilícitos

Leia também: Operação especial investiga suposto esquema criminoso envolvendo juiz e advogados na Paraíba

A íntegra da ‘Nota’

Nota Pública

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), entidade representativa dos magistrados do Estado da Paraíba, vem a público manifestar-se acerca dos fatos recentemente noticiados na mídia local, sobre uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que investiga indícios de manipulação ilícita de decisões judiciais envolvendo o sistema financeiro.

A AMPB reforça a importância da observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa, que são basilares de um Estado Democrático de Direito e garantias imprescindíveis a todos os cidadãos, independentemente de sua condição.

Bem como, reafirma o compromisso com a transparência e o respeito às instituições democráticas, e informa que acompanha de perto as investigações em curso e confia que as mesmas serão conduzidas com o rigor e a seriedade necessários para esclarecer os fatos e apurar eventuais responsabilidades.

João Pessoa, 11 de dezembro de 2024.

Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB)

Continue Lendo

Paraíba

Médicos protestam e paralisam atividades em Bayeux após meses de salários atrasados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os médicos que atendem nas policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) instaladas no Município de Bayeux, paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (11/12), em protesto ao atraso, de meses, no pagamento dos seus respectivos salários.

De acordo com informações oficiais, os salários estão atrasados desde o mês de setembro e ainda não há uma perspectiva de pagamento.

O presidente do Sindicato da categoria, Tarcísio Campos, lamentou a situação e disse que a paralisação foi um recurso adotado pela categoria após votação realizada durante reunião na manhã desta quarta-feira (11/12).

Ainda segundo Tarcísio, a categoria cansou de ouvir promessas não cumpridas pela Prefeitura.

O sindicalista afirma que os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos à população.

A Prefeitura de Bayeux ainda não se manifestou sobre o caso e o comentário feito por Tarcísio Campos foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (11/12).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba sanciona Lei que cria Roteiro Gastronômico para impulsionar turismo e a culinária

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo sancionou, nesta quarta-feira (11), a Lei Nº 13.491, que estabelece o Roteiro Gastronômico do Estado da Paraíba. A medida visa promover, valorizar e divulgar a rica cultura gastronômica da região, incentivando o turismo, a economia local e a preservação das tradições culinárias paraibanas. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A Lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, destaca a culinária típica da Paraíba, incluindo restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros estabelecimentos que se destacam pela autenticidade e qualidade de seus produtos. O Roteiro Gastronômico tem como objetivo também fomentar o uso de ingredientes locais e sustentáveis, criando uma rede de turismo gastronômico integrada e sustentável.

De acordo com a nova lei, a inclusão de municípios e estabelecimentos no Roteiro será feita com base em critérios como a qualidade e autenticidade dos pratos, o uso de ingredientes regionais e a infraestrutura disponível para receber turistas. A medida também levará em consideração o interesse dos municípios e das empresas em participar das atividades relacionadas ao Roteiro Gastronômico.

A Lei Nº 13.491 prevê também ações de capacitação para os profissionais do setor gastronômico, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. Além disso, o Governo do Estado vai buscar parcerias com instituições de ensino e entidades do setor privado para incentivar a inovação e a sustentabilidade nas práticas gastronômicas.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), destacou que a medida abre novas e promissoras perspectivas para o turismo no estado. “A Paraíba é um verdadeiro celeiro de sabores, com uma gastronomia variada e repleta de tradições que vão do Litoral ao interior. A aprovação desta lei representa uma oportunidade única de divulgar e fortalecer nossa culinária de forma estratégica, permitindo que as pessoas conheçam as delícias que fazem parte do nosso patrimônio cultural”, afirmou.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, também destacou a relevância da nova lei para o fortalecimento da identidade cultural e econômica do estado. “A gastronomia paraibana é um dos pilares da nossa cultura e da nossa economia. Esta é uma oportunidade de não só preservar as receitas tradicionais, mas também gerar emprego e renda, apoiando nossos produtores locais e chefs da região”, explicou.

Continue Lendo