O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá não mais desembarcar no Estado da Paraíba nesta terça-feira (8), uma vez que, de acordo com a imprensa nacional o chefe do Executivo Nacional visitará apenas outros três Estados Nordestinos: Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Ainda de acordo com as informações divulgadas as visitas acontecerão, não mais em um só dia, mas, em dois, sendo: na terça (8) em Jati (CE), onde participará de um ato público que marcará a retomada da liberação das águas da transposição do rio São Francisco para o Cinturão das Águas; e, na quarta (9), em Salgueiro (PE), para visita a Estação de Bombeamento (EBI-3) e acionamento de bombas do Núcleo Controle Operacional; no mesmo dia, ele deve ir à Jucurutu (RN), onde inspecionará a Barragem de Oiticica e assinará ordens de serviço para a segunda etapa da pavimentação no município.
Na última semana, o próprio Bolsonaro disse que viria ao Estado da Paraíba, visitaria o município de São José de Piranhas e entregaria obra “que tem a ver com a água” (ver vídeo ao final da matéria).
Polêmica
Bolsonaro desembarcará no Nordeste após se envolver em mais uma polêmica com a Região quando, na sua live semanal, realizada na última quinta-feira (3), após comentar sobre a revogação do Decreto de luto ao Padre Cícero e confundir a terra natal do Padroeiro, associou, pejorativamente, quem nasce no Nordeste a “pau-de-arara”.
Na ocasião, o presidente questionou se algum de seus assessores sabia de qual cidade no Pernambuco era o sacerdote. Ao não ter resposta, comentou que a sala estava cheia de “pau-de-arara” fingindo surpresa ao ver que os nordestinos presentes não sabiam do dado na ponta da língua.
Vale a pena lembrar que Padre Cícero nasceu e morreu no Ceará e que o principal foco de peregrinação de seus seguidores é o município de Juazeiro do Norte.
O comentário de Bolsonaro irritou grande parte dos nordestinos e provocou uma manifestação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara que, por sua vez, pediu que Bolsonaro respeitasse ao povo nordestino.
“O presidente Bolsonaro já se referiu aos brasileiros do Nordeste como Paraíbas, cabeçudos e, agora, Paus-de-arara. Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido e ampliar a cortina de fumaça em torno de um governo que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela Covid-19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades. Respeite o povo do Nordeste”, criticou Paulo Câmara.
Estratégia
A visita de Bolsonaro à Região Nordeste, bem como da concessão de um maior número de entrevistas à veículos de Comunicação desta Região do país, faz parte da tentativa de frear a queda vertiginosa que sofre em termos de aprovação popular, principalmente nem território nordestino, onde, desta vez, participará até de uma ‘jegueata’.
Confira vídeo: