O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita de uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que está avaliando a renovação do reconhecimento do Curso de Graduação em Medicina, da Unidade Acadêmica de Ciências da Vida (UACV) da UFCG/Campus de Cajazeiras.
A comissão do Inep, composta pelos professores Letícia Elizabeth Augustin, Czeczko Rutz e Rodrigo Dornfeld Escalante, percorreu as instalações do hospital, acompanhados da superintendente do HUJB, Ana Paula Oliveira da Silva, de integrantes do hospital, de membros da Coordenação Executiva Colegiada da UACV e da Comissão de Recepção da UACV. Na ocasião, também foram realizadas reuniões conjuntas entre Comissão do Inep, UFCG e HUJB, relacionadas à renovação do reconhecimento do curso.
De acordo com o gerente de Ensino e Pesquisa em exercício, Wemerson Neves Matias, a visita de avaliadores ocorre de forma cíclica e visa analisar a qualidade dos cursos credenciados no MEC. O HUJB-UFCG, enquanto órgão suplementar da UFCG/Campus de Cajazeiras, faz parte desse processo de avaliação. “São analisados os campos de prática dos alunos da graduação e como essa graduação interage com a pós-graduação. Então, na oportunidade, a comissão do Inep avaliou, in loco, a capacidade do nosso hospital de transmitir as competências e habilidades que os estudantes adquirem na teoria, e aqui consolidam, na prática”, disse Wemerson Matias.
Os avaliadores tiveram a oportunidade de ver as instalações do HUJB e observar como são organizados os rodízios para o internato de Medicina, na Pediatria, na Clínica Médica, na Ginecologia e na Clínica Cirúrgica. Também conheceram um pouco da estrutura organizacional do HUJB, e a partir de conversas com os nossos gestores e
estudantes, puderam obter a confirmação do desenvolvimento dessas habilidades e competências”, frisou Wemerson.
Curso de Medicina na UFCG
O Curso de Graduação em Medicina do Centro de Formação de Professores (CFP), da UFCG foi criado em 16 de junho de 2007, através da Resolução Nº 10/2007, da Câmara Superior de Ensino (CSE), e dentro do Plano de Expansão Institucional da Universidade.
A iniciativa de criação do HUJB nasceu da necessidade de expansão das ações de ensino na rede de saúde do alto sertão paraibano, principalmente para os cursos instalados no campus da UFCG em Cajazeiras.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.