Nos acompanhe

Artigos

Lula já tem um Raio X da situação na Paraíba para definir sua posição

Publicado

em

* Por Nonato Guedes

Se há um líder político de expressão nacional que detém uma radiografia completa da situação na Paraíba com vistas às eleições vindouras, esse líder é, indiscutivelmente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, novamente candidato pelo PT ao Planalto. Desde que foi posto em liberdade, bafejado por anulações de sentenças de condenação que lhe foram impostas e recuperou direitos políticos, assegurando registro para concorrer no pleito 2022, Lula tem se dedicado à política em tempo integral, recebendo representantes de diferentes Estados e partidos e dialogando com próceres que, mesmo sendo adversários localmente, convergem para o leito do apoio à candidatura do ex-mandatário.

A situação da Paraíba é emblemática a partir dos casos do governador João Azevêdo (Cidadania) e do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que foram aliados em 2018, romperam durante o ano de 2019 mas declaram-se apoiadores do ex-presidente Lula no embate contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros eventuais adversários políticos. Lula prestigiou Ricardo mais diretamente, inclusive abonando seu retorno às hostes petistas com a garantia de espaço para uma candidatura majoritária, possivelmente ao Senado, não obstante, a dados de hoje, o ex-governador seja considerado inelegível e ainda recentemente tenha acumulado rejeições de balancetes por parte do Tribunal de Contas do Estado. Mas, embora não tenha dialogado mais profundamente com o governador João Azevêdo, Lula tem canais de interlocução com o chefe do Executivo e conhece a sua tendência para o pleito presidencial. É um apoio que não chega a ser superdimensionado mas que não é desprezado.

Ultimamente estiveram com Lula a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) e o seu marido, o deputado federal Damião Feliciano. Ela se lançou pré-candidata ao governo do Estado depois de anunciar afastamento da base de apoio a João Azevêdo e passou a intensificar o diálogo com petistas paraibanos, mesmo com o PDT tendo um candidato próprio à presidência da República, na pessoa do ex-ministro Ciro Gomes. O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB na Paraíba, que também corteja a hipótese de disputar o governo, já esteve por duas vezes com o ex-presidente, valendo-se da sua condição, também, de vice-presidente do Senado Federal, que, às vezes, é investido na titularidade do cargo. De volta ao PT, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, movimenta-se na expectativa de vir a ser candidato do partido ao governo do Estado, hipótese que não é descartada pelo presidente estadual Jackson Macêdo.

Especula-se nos bastidores políticos paraibanos que o apoio de Lula na eleição a governador da Paraíba estaria entre os três nomes – o de Cartaxo, o de Lígia e o de Veneziano Vital do Rêgo. Em termos concretos, ninguém se arrisca a antecipar a opção que o ex-presidente e líder petista vai fazer, sendo constantes as informações de que ele estaria tentando uma unidade ampla de forças políticas. Lula tem a opção, também, de não se envolver diretamente com candidaturas no primeiro turno, para não provocar dispersão de apoios que lhe estão sendo assegurados de forma enfática. Tudo fica no terreno hipotético porque não há declarações sinalizando posturas, há apenas fotografias documentando encontros. Esses encontros, reproduzidos para o plano nacional, adquirem dimensão maior, no campo da formatação de acordos para respaldar o projeto maior que é o da candidatura do ex-presidente ou do seu retorno ao poder. Afirma-se que em março, quando talvez Lula oficialize a pré-candidatura a presidente, haja indicações mais substanciais do que “selfies” cuja publicação tem ganhado espaços na Paraíba.

Na opinião de analistas políticos bem-informados, o Estado da Paraíba é tido como uma espécie de microcosmo da realidade nacional mais complexa com que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se deparando. A montagem dos palanques pró-candidatura do líder petista nos Estados e em outras unidades é um trabalho paciente de engenharia política, que requer muita habilidade da parte do ex-presidente. Afinal, trata-se de tentar conciliar ou harmonizar interesses que geralmente são contraditórios ou conflitantes nos Estados, devido às peculiaridades das disputas regionais. No fundo, Lula prepara, mesmo, a chamada “governabilidade” na hipótese de ser eleito, havendo institutos cujas pesquisas indicam uma definição já no primeiro turno. Escaldado com processos traumáticos como o do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que voltou a chamar de golpe, Lula tenta comprometer bancadas no Congresso com a governabilidade, recorrendo ao seu proverbial jogo de cintura. Apenas um ponto é certo: caberá a ele anunciar posições nos Estados. Agora, mais do que antes, até em face do favoritismo que ostenta, Lula não abre mão de centralizar decisões que podem ser essenciais para sua jornada para voltar ao poder.

Continue Lendo

Artigos

Medicinando: benefícios à saúde física e mental na prática de esportes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta terça-feira (10/12), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre a importância da prática regular de esportes que proporciona uma série de benefícios para a saúde física e mental, contribuindo, de forma decisiva, para uma melhor qualidade de vida.

Enfoque especial é dado à proteção cerebral através da prática regular de esportes, que reduz e/ou retarda a expressão genética de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Veja mais:

Continue Lendo

Artigos

Artigo no Estadão destaca “A ascensão da ‘República da Paraíba’ em Brasília”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A jornalista Roseann Kennedy, numa coluna assinada por ela, em o “Estadão”, escreveu um artigo reconhecendo a ascensão de nomes paraibanos ao centro do poder político brasileiro. Dentre os nomes a colunista citou, para começar, Hugo Motta na Câmara, Vital do Rêgo Filho no TCU, Herman Benjamin no STJ e Efraim Filho no Senado, tratando-os como sendo “a nova cara do poder”.

Confira a íntegra do texto clicando aqui ou logo abaixo:

A ascensão da ‘República da Paraíba’ em Brasília

Hugo Motta na Câmara, Vital do Rêgo Filho no TCU, Herman Benjamin no STJ e Efraim Filho no Senado são a nova cara do poder

Não passou despercebido por deputados e senadores um fato curioso sobre a nova cara do poder em Brasília: boa parte das autoridades que ascenderam recentemente é de um único Estado: a Paraíba. Esse foi um dos assuntos em jantar realizado em Brasília, nesta semana, pela Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS). O objetivo do encontro era promover uma aproximação da bancada com o paraibano Hugo Motta (Republicanos), favorito para ocupar a presidência da Câmara a partir de fevereiro.

Entre bruschettas caprese e mini empadas de carne – algumas das opções de entrada no restaurante -, os presentes no jantar constataram que não apenas Motta é da Paraíba, como também os novos presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin. Além disso, são paraibanos a senadora Daniella Ribeiro (PSD), que comandará a 1ª secretaria do Senado ano que vem, e seu influente irmão e deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), líder da Maioria no Congresso.

Em 2025, deve voltar à presidência do Senado o amapaense Davi Alcolumbre (União). Mesmo assim, a influência da Paraíba estará presente na Casa e não só com Daniella na Mesa Diretora. O senador Efraim Filho (União), nascido em João Pessoa (PB), brincou que será o “líder informal” de Alcolumbre. Todos no jantar riram. Já era hora do prato principal, e as opções eram baby beef com batata gratinada, salmão com legumes assados e risoto de cogumelos. Para beber, vinho chileno carménère.

A “República da Paraíba” é uma alusão à “República de Alagoas”, expressão usada para se referir à chegada de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara em 2021, ao mesmo tempo em que seu maior rival político, o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), mantinha grande influência no Senado.

Em tese, a era dos paraibanos tende a ser menos belicosa que a dos alagoanos. Nos últimos anos, até mesmo discordâncias entre Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como no caso do rito de tramitação de Medidas Provisórias (MP), viraram uma verdadeira guerra entre o presidente da Câmara e Calheiros.

Por coincidência, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estava jantando no mesmo restaurante onde a FCS realizava o encontro. Ciente de que a agenda econômica dependerá da Paraíba ano que vem e de que naquela mesa poderia conquistar votos, o petista passou para cumprimentar os deputados e senadores. Ele pediu apoio para aprovar o pacote de corte de gastos – alvo de críticas de boa parte dos presentes, que defenderam a desoneração da folha de pagamento, a reforma tributária e a manutenção do Simples Nacional.

Continue Lendo

Artigos

Saúde da pele: dermatologistas orientam sobre cuidados básicos e prevenção ao câncer

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Limpeza, hidratação e uso do protetor solar são as principais orientações para uma rotina de cuidados com a pele e prevenção ao câncer nesse órgão, que é o maior do nosso corpo. Esse e outros assuntos relacionados à saúde da pele estão no episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa.

A apresentadora Linda Carvalho recebeu os dermatologistas Anna Luíza Marinho e Mohamed Azzouz para orientar as pessoas sobre os cuidados com o uso de produtos e procedimentos estéticos na pele. O dermatologista Mohamed Azzouz lembrou que a limpeza, a hidratação e o uso do protetor solar são cuidados básicos e devem ser adicionados à rotina diária.

Já para quem, além disso, é adepto a procedimentos estéticos e de rejuvenescimento, o médico alertou para que os serviços sejam feitos por profissionais capacitados e de forma segura. “O bom profissional vai escolher o produto, vai saber o que você precisa, sem exagerar”, comentou.

Outro tema debatido no episódio foi o câncer de pele. A doença é causada principalmente pela exposição exagerada ao Sol e é o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, representando 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no nosso país.

A dermatologista Anna Luíza Marinho reforçou que é preciso ter atenção às mudanças na pele que possam indicar câncer, como sinais que crescem ou mudam de cor. “Quanto mais precoce feitos o diagnóstico e o tratamento, melhor o índice de cura”, lembrou a médica, reforçando ainda sobre a seriedade no tratamento correto.

DEZEMBRO LARANJA

Este mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza mais uma edição da campanha Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção e diagnóstico do câncer de pele. O último dado do Instituto Nacional do Câncer apontou uma estimativa de 8.900 novos casos de câncer de pele no Brasil. Na Paraíba, eram esperados 3.320 novos casos da doença.

O uso do protetor solar e demais itens de proteção aos raios ultravioletas e infravermelhos, como bonés, camisas de proteção e óculos de sol, além de evitar exposição ao Sol intenso no horário entre as 10h e às 16h, são as principais recomendações dos médicos.

EPISÓDIOS SEMANAIS

O Sem Contraindicação está disponível no YouTube e no Spotify. O acesso também pode ser feito pelo Portal Unimed João Pessoa, que tem uma página exclusiva sobre o videocast.

Produzido pela Unimed João Pessoa, o Sem Contraindicação tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar, além de trazer temas relacionados à área médica e ao plano de saúde.

 

Continue Lendo