Nos acompanhe

Paraíba

Irresponsabilidade: alunos de Medicina ‘sem máscara’ lotam Domus Hall na Capital com Wesley Safadão

Publicado

em

Os alunos do curso de Medicina de uma faculdade particular instalada no município de João Pessoa, Capital da Paraíba, optaram por dar mau exemplo logo na própria festa de formatura que, ao invés de ser um momento admirado por todos, transformou-se em um episódio de muita polêmica em tempos de alta do número de infectados na pandemia provocada pelo vírus da Covid-19 e suas variantes.

O evento, que deveria ter sido reagendado devido aos efeitos de um Ofício expedido pela Secretaria de Saúde de Cabedelo, aconteceu após deferimento de um pedido liminar apresentado à Justiça para a suspensão da recomendação emitida pelas autoridades de Saúde.

Assim, através de um Mandado de Segurança Cível referente ao processo nº 0800435-19.2022.8.15.0731, o juiz Luiz Eduardo Souto Cantalice, deferiu a liminar recomendando, porém, observação a todos os protocolos sanitários.

…defiro o pedido liminar para suspender os efeitos do ato contido no Ofício nº 00191 GAB/SESCAB e, em consequência, autorizar-se no dia 03/02/2022, às 21:00h, no DOMUS HALL, devendo, no entanto, observar todos os protocolos sanitários expedidos pelas autoridades competentes, bem como os Decretos Municipais e Estaduais que regem a matéria“, decidiu o magistrado que é lotado na 4ª Vara Mista de Cabedelo.

Ainda na decisão o juiz disse reconhecer que a iniciativa do secretário de Saúde de Cabedelo se amparava no bem maior que é a vida mas, que mesmo assim, os atos administrativos teriam que ser respeitados.

Assim, apesar do ato do Secretário de Saúde do Município de Cabedelo ter sido revestido de bom senso e cautela, vez que amparado no bem maior que temos, a vida, não pode se sobressair contra decreto expedido pelo chefe da municipalidade, por assim, desrespeitar a hierarquia dos atos administrativos“, justificou.

Brecha

A ‘brecha’ para a decisão foi possível porque nos autos consta que a empresa realizadora do evento teria arrendado a casa de shows antes da publicação do Decreto Municipal.

…dos autos, constata-se (Id n.º 53924250) que a impetrante arrendou o ambiente (Domus Hall), onde se dará o evento (formatura), em data anterior à publicação do Decreto Municipal, estando, portanto, dentro da exceção contida no regramento acima indicado“, ressalta o magistrado.

Comemoração

A partir da decisão, o cantor Wesley Safadão, que já tinha manifestado descontentamento com a recomendação da Secretaria Municipal da Saúde da cidade portuária, comemorou o resultado através de postagem em uma de suas redes sociais.

Durante a festa, que reuniu centenas de convidados, pouquíssimas máscaras foram vistas em relação ao número de participantes que se amontoaram na pista de dança da casa de shows.

A polêmica nasceu a partir do momento em que se soube que a imagem de descaso com o perigo da pandemia, que já matou milhões de pessoas no mundo, estava partindo de pessoas que escolheram a oportunidade de integrar a classe médica em alguns anos.

Clique aqui e confira a íntegra da Decisão.

Números

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, na quinta (3), mesmo dia da festa, que a Paraíba já totalizava 504.216 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios.

Leia também: Paraíba registra 22 novos casos e onze mortes por Covid-19 em 24 horas

O órgão de Saúde Estadual ainda divulgou a confirmação de 17 novos óbitos desde a última atualização, sendo que, pelo menos, 11 deles havia acontecido nas últimas 24h. Com isso, o Estado totaliza 9.755 mortes.

Confira vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento de quase R$10 milhões, São Bento recebe obras de pavimentação em diversas ruas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento segue avançando nas ações estruturais da cidade e chega a última etapa das obras de pavimentação na comunidade da Barra de Cima.

Com um investimento de quase R$ 10 milhões de reais, os serviços ocorrem por meio de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

“A persistência, as parcerias verdadeiras entre a Prefeitura Municipal de São Bento e o governador João Azevêdo, porque isso honra de verdade a vontade do povo. Isso sim é uma nova cidade graças ao trabalho”, destacou o prefeito Doutor Jarques em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo