A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), finaliza, nesta sexta-feira (28), o calendário de vistoria dos transportes escolares. Até o momento, 37% dos veículos inspecionados foram reprovados, acendendo o alerta para que pais, mães e responsáveis permaneçam atentos antes da contratação deste tipo de serviço para o deslocamento do público infantojuvenil às instituições de ensino.
De acordo com levantamento da Semob-JP, desde o dia 03 de janeiro, quando o atendimento foi iniciado, até esta quarta-feira (26), 179 veículos já passaram pela avaliação, sendo que destes, 130 foram aprovados e já receberam o selo na cor cinza, porém, 49 foram reprovados e, com isso, os proprietários das vans foram orientados a corrigirem as falhas encontradas para que, posteriormente, passem novamente pela vistoria.
“Vistoriar é ter a garantia de que os transportes escolares estarão levando com segurança os estudantes. Aqueles que foram reprovados, dependendo do tipo de irregularidade, terão um prazo para corrigir o problema encontrado e poderão passar pela vistoria novamente. Desta forma, queremos tranquilizar pais, mães e demais responsáveis sobre a contratação de um serviço de procedência, a fim de evitarem problemas futuros. Além disso, com o início das aulas, também permaneceremos atuantes na fiscalização para combater a condução de crianças e adolescentes de forma clandestina”, ressalta George Morais, superintendente de mobilidade urbana da Capital.
Calendário – Todos os veículos vistoriados e aptos para prática de transporte escolar já receberam selo na cor cinza, tendo como validade o período 2022.1. Nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), os veículos credenciados para vistoria têm numeração entre 0397 e 0435.
Itens conferidos – Durante a inspeção, são observados justamente itens de segurança e equipamentos obrigatórios, tais como faroletes, sinaleiras, bancos, forros, funilaria, pintura, tacógrafo, extintor de incêndio, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina e para-brisa, além de outros relativos à higiene e o conforto. São checados em torno de 40 itens do veículo, bem como se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o serviço de transporte escolar.