Nos acompanhe

Paraíba

TJPB oferece suporte para magistrados e servidores cuidarem da saúde mental

Publicado

em

“O Mundo Pede Saúde Mental”, com este tema o Janeiro Branco – 2022, quer chamar a atenção da humanidade para às questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Segundo os especialistas, a saúde mental está relacionada à forma de como nós reagimos às exigências da vida e ao modo como conseguimos harmonizar nossos desejos, capacidades, ambições, ideias, emoções e frustrações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. “Ter saúde mental também é saber lidar com as boas emoções e com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte do cotidiano, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”, classifica.

Dentro deste contexto, a gerente de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Valéria Beltrão, considera que alguns hábitos podem ajudar a pessoa a ter uma saúde mental estável, em tempos do “novo normal”. De acordo com ela, é importante saber lidar com as emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e desgosto.

“Colocar o corpo em movimento é fundamental nesse processo. Caminhar, pedalar ou praticar qualquer outra atividade esportiva, faz parte desse desenvolvimento. Exercícios respiratórios diafragmáticos também ajudam muito, como cheirar uma flor, enchendo o diafragma, e soprar uma vela, secando o diafragma, por dez vezes seguidamente, se possível de manhã, tarde e noite”, exemplificou Valéria Beltrão. A gerente da Gevid-TJPB disse, ainda, que é importante evitar o consumo de álcool e outras drogas. De acordo com ela, essas substâncias podem até remeter uma certa sensação de alívio, mas pode trazer perdas irreparáveis ao equilíbrio emocional.

“Mantenha boas relações com as pessoas ao seu redor, com sua comunidade, seus amigos e colegas. Sempre é bom lembrar que, ao se encontrar com outras pessoas, seu problema não deve ser prioridade desse encontro. Busque assuntos em comum, que traga prazer, alegria e satisfação. Amigo é amigo, e não psicólogo”, sugeriu.

A Gerência de Qualidade de Vida do TJPB, juntamente com sua equipe de Psicologia, dentro do Projeto Receptividade, vem dando suporte aos servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual que precisam de apoio psicológico. Para isso, besta entrar em contato com a Gevid, por meio do telefone (83) 99144-0048.

Por que em janeiro? – Iniciado em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, a Campanha Janeiro Branco é formada por voluntários de todo Brasil, que se engajam para disseminar informações e dados sobre saúde mental. O Movimento ocorre no primeiro mês do ano porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB autoriza desbloqueio de contas de Prefeituras e Câmara Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um ofício assinado pelo presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, e encaminhado às instituições bancárias (Banco do Brasil e Caixa Econômica), o TCE-PB anunciou nesta sexta-feira (03), a autorização para o desbloqueio de contas de três Prefeituras Municipais e da Câmara de Vereadores. A medida foi tomada após a regularização da entrega dos balancetes.

 As prefeituras beneficiadas pelo desbloqueio incluem a Esperança, Olivedos, Zabelê e a Câmara Municipal de Juripiranga. O desbloqueio permitirá que essas instituições retomem suas atividades financeiras e, consequentemente, os serviços essenciais à população.

O conselheiro Nominando Diniz Filho destaca que a regularização dos balancetes mensais é um passo importante para a boa gestão pública e transparência nas finanças municipais. “A autorização do desbloqueio é um reconhecimento do compromisso dessas gestões em atender às recomendações do Tribunal de Contas, promovendo a responsabilidade fiscal e o uso adequado dos recursos públicos”, afirmou Diniz.

As contas foram anteriormente bloqueadas devido a não entrega dos balancetes referentes ao mês de novembro de 2024. A regularização das questões apontadas permite a movimentação das contas-correntes junto à Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Nominando Diniz disse que o Tribunal de Contas da Paraíba reforça sua missão de fiscalizar e orientar as administrações públicas, garantindo que os recursos sejam bem aplicados e que a população tenha acesso a serviços de qualidade. A medida é vista como um incentivo para que outras administrações também busquem a adequação e a transparência em suas gestões.

Continue Lendo

Paraíba

CMJP: Fábio Carneiro destaca Saúde e defesa da criança e adolescentes como bandeiras de seu mandato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Fábio Carneiro (Solidariedade) disse, nesta sexta-feira (03/01), que sua atuação vai se pautar na defesa de importantes temas para a cidade de João Pessoa, dentre eles a defesa da criança e do adolescente, com a apresentação de projetos e posicionamento em prol dos mais vulneráveis da cidade.

De acordo com Fábio Carneiro, um grande diferencial de sua atuação será a integração do mandato com o exercido pelo deputado Eduardo Carneiro, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), como forma de ampliar o alcance das ações para a população.

“Vamos fazer um mandato inovador, atento às necessidades da população e de forma integrada com o gabinete do deputado Eduardo Carneiro”, destacou.
Fábio Carneiro também ratificou a aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP), iniciada desde o ano de 2020 e mais recentemente continuada na disputa pela reeleição do chefe do executivo municipal.

“Somos aliados de primeira hora do prefeito Cícero, de quem inclusive, tive a satisfação de colaborar com sua gestão como secretário e a partir de agora como vereador”, disse.

Sobre eleição da mesa, Fábio ressaltou ter cumprido com a palavra empenhada junto à sua chapa, e lembrou que depois que assume posição não volta atrás. Ele destacou, no entanto, a amizade e bom diálogo com o presidente Dinho, e disse acreditar que não terá nenhum tipo de retaliação, já que Dinho tem o perfil de olhar para frente, para o futuro e que de sua parte terá um relacionamento harmônico pelo fortalecimento do legislativo.

Continue Lendo

Paraíba

Ruy quer volta das fiscalizações da Lei Seca e critica 1º lugar da PB em mortes por acidentes de trânsito no NE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O aumento no número de acidentes de trânsito e das mortes registradas na Paraíba foram criticados pelo deputado federal Ruy Carneiro, coautor da Lei Seca. O parlamentar defende o retorno das campanhas educativas, reforço nas fiscalizações e também cobra consciência por parte da população.

De acordo com dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário da Paraíba, o estado atualmente possui o maior número de mortes causadas por acidentes de trânsito na região Nordeste. Os registros alarmantes também colocaram o estado na quarta posição em relação a esse tipo de óbitos no país.

Ruy defende que a redução dos casos passa pela regularidade das ações de repressão às infrações, associada ao trabalho educativo.

“As fiscalizações da Lei Seca precisam acontecer de forma contínua durante todo o ano. Os reforços das ações nos períodos de festividades também são fundamentais para salva vidas. Não temos visto a constância dessas iniciativas na Paraíba. O maior reflexo é o elevado número de mortes e de acidentes”, alertou Ruy.

“É muito triste ter travado toda a luta como coautor da nova Lei Seca no Congresso, mas ver que na Paraíba parte das autoridades estaduais estão negligentes, assistindo passivamente as vidas que estão sendo perdidas”, condenou o deputado.

O levantamento divulgado pelo BPtran-PB revelou que foram registradas mais de 800 mortes na Paraíba só em 2024. A média diária ultrapassa 2 óbitos por dia. O número é maior do que o ano passado, quando foram contabilizadas 788 vitimas de acidentes fatais no estado.

O Hospital de Trauma de João Pessoa também registrou um aumento de 9% no número de vítimas acidentes de trânsito atendidas durante as festas de fim de ano. Só nos dias 31/12 e 01/01 92 pacientes deram entrada na unidade.

Continue Lendo