A Paraíba recebe, nesta terça-feira (18), integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que irão unir forças com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para investigar erro vacinal registrado no município de Lucena, localizado no Litoral Norte do Estado.
De acordo com as autoridades competentes, pelo menos 239 pessoas, dentre adultos e crianças, já foram contabilizadas como vítimas do erro vacinal.
O secretário Estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, durante entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, detalhou como funcionará a força-tarefa.
Confira o áudio:
O prefeito de Lucena, Leo Bandeira (Solidariedade), decidiu exonerar o secretário de Saúde, Antônio Paulo, a coordenadora de Imunização local, Karine Rocha e duas técnicas de Enfermagem.
Ainda durante a entrevista, Geraldo Medeiros revelou ter havido, inclusive, erro na interpretação do início da contagem de validade das vacinas em Lucena.
Confira o áudio:
Providências
Geraldo Medeiros afirmou que, após o diagnóstico final sobre o caso registrado em Lucena, o processo de vacinação das crianças será reprogramado e deverá ser realizado por profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026
Publicado
em 01 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.
Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.
O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.
Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.
“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.
“100% normalizado até o final do dia”, afirma gerente da Cagepa sobre fornecimento de água em JP
Publicado
em 01 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
Cerca de 760 mil pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa foram prejudicadas com a interrupção do abastecimento de água após a Estação Elevatória de Gramame da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) ter sido alvo de ação de bandidos nesta quinta-feira (31/10) que roubaram cabos de cobre.
Após ações da empresa para reparo na estrutura que foi danificada, o serviço foi reestabelecido nas cidades de Cabedelo, Conde e em 90% da Capital.
De acordo com o gerente de serviços da Cagepa, Wallace Oliveira, até o fim desta sexta-feira (01/11), todas as casas terão o abastecimento de água normalmente.
“Já alcançou mais ou menos esse índice de 90%. Na verdade, a gente tem uma única unidade que ela iniciou a operação dela agora no final da manhã. E obviamente, por estar iniciando no final da manhã a recuperação nessa região que é a região ali de De Mangabeira oito, ali do Cidade Verde, a gente imagina que ela já vai estar 100% normalizada até o final do dia. No mais, todas as regiões da região metropolitana, todas as áreas da região metropolitana já estão em plena operação”, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.