Nos acompanhe

Paraíba

Funesc lança projeto sobre repente e anuncia fortalecimento das ações no interior do Estado

Publicado

em

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba lança, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), o projeto ‘De Repente na Estrada’, que até o final deste ano percorrerá 12 cidades paraibanas. São cantorias com duplas de violeiros do Nordeste. O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (21), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Os convidados são os mestres Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

“Este ano celebramos os 40 anos da Funesc com um duplo desafio: fortalecer a presença da instituição no interior do estado e retomar as atividades presenciais com os cuidados que o momento exige. Com responsabilidade e respeito aos protocolos sanitários, será possível promover ações que proporcionem alento e esperança para as pessoas”, explica Pedro Santos, presidente da Funesc, lembrando que a ideia é descentralizar, fortalecendo a circulação artística no interior do Estado.

“Esse é um projeto que incentiva a nossa cultura popular, valorizando os nossos poetas cantadores. Agora temos o ‘De Repente na Estrada’ e é uma alegria muito grande para todos nós do Detran da Paraíba apoiar esse projeto que promove acesso aos nossos bens culturais em todos os rincões do nosso estado”, disse o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto. Além de João Pessoa, os municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana receberão a visita do projeto.

A Funesc e o Detran contarão com apoio das prefeituras de cada cidade que sediará a programação. Em todos os locais o acesso será gratuito. Nas cidades onde o projeto for realizado em ambientes fechados, será exigida a apresentação de esquema vacinal completo.

Após dois anos em formato virtual, o projeto De Repente volta a ser realizado presencialmente e vai circular as doze Regionais de Cultura da Paraíba. A ação contará com a participação de 30 repentistas de seis estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Nos meses de março e dezembro, acontecerão edições especiais. Uma em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e para fechar o ano, o Festival De Repente no Espaço.

“Nos anos 90, a cantoria ganhou visibilidade nos grandes centros e agora está voltando para as pequenas cidades. Quando Pedro apresentou essa proposta de circulação do projeto, fiquei encantado com essa possibilidade de levar a cantoria a diferentes cidades todos os meses”, disse Iponax Vila Nova, coordenador do projeto De Repente, lembrando que a versão on-line será mantida. “Vamos continuar fazendo De Repente na Rede e talvez possamos pegar trechos dos eventos presenciais para inserir na programação”.

Mulheres na cantoria – No mês de março, o município de Campina Grande sediará a terceira edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI), integrando a programação do Mês da Mulher. A edição especial do De Repente acontece no dia 11, no Cine-Teatro São José, com um time de poetas cantadoras de diferentes gerações. Elas se apresentarão em duplas: Minervina Ferreira (PB) e Francisca Maria (PB); Fabiane Ribeiro (MA) e Lucinha Saraiva (CE); Santinha Maurício (PE) e Maria da Soledade (PB); Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).

Mudanças no projeto – Em seu formato inicial, o projeto acontecia apenas em João Pessoa, com o nome ‘De Repente no Espaço’. As cantorias eram mensais e o ponto de encontro era o mezanino do Teatro Paulo Pontes. Foi assim de 2015 até o início de 2020, quando as atividades foram suspensas em função das medidas de prevenção contra a covid-19. Com a pandemia, uma nova configuração do projeto foi criada para o ambiente virtual, com o nome ‘De Repente na Rede’.

Confira o itinerário do ‘De Repente na Estrada’ em 2022
21/01, 20h – João Pessoa, com Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB)
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

04/02, 20h – Bananeiras, com Antônio Carlos (PB) e Raimundo Caetano (PB)
Local: Espaço Cultural Oscar de Castro

11/03, 20h – Campina Grande, Festival , com Minervina Ferreira (PB), Francisca Maria (PB), Fabiane Ribeiro (MA), Lucinha Saraiva (CE), Santinha Maurício (PE), Maria da Soledade (PB), Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE)
Local: Cine Teatro São José

01/04, 20h – Cuité, com Felipe Pereira (RN) e Helânio Moreira (RN)
Local: Teatro Municipal Dona Chicota

06/05, 20h – Monteiro, com Zé Viola (PI) e Hipólito Moura (PI)
Local: Praça João Pessoa

03/06, 20h – Patos, com Miro Pereira (RN) e Jorge Macêdo (CE)
Local: Fundação Ernani Satyro

01/07, 20h – Aguiar, com Afonso Pequeno (PE) e André Santos (PE)
Local: Praça Miguel Izidio Leite

05/08, 20h – São Bento, com João Lídio (PE) e Antônio Silva (PB)
Local: Distrito de Barra de Cima

02/09, 20h – Cajazeiras, com Jeferson Silva (PI) e Jairo Silva (PI)
Local: Teatro Íracles Brocos Pires

07/10, 20h – Sousa, com Gilmar de Oliveira (PB) e Cícero Justino (CE)
Local: Praça da Estação

04/11, 20h – Princesa Isabel, com Sebastião Dias (RN) e Severino Pereira (PB)
Local: Escola Municipal Carlos Alberto

02/12, 20h – Itabaiana, com Erasmo Ferreira (PB) e João Lourenço (PB)
Local: Praça Epitácio Pessoa

23/12, 20h – João Pessoa (Festival De Repente no Espaço)
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego

Continue Lendo

Paraíba

Prova mundial de ciclismo será realizada em João Pessoa no dia 10 de novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de João Pessoa está em reta final de preparação para receber a quarta edição da prova de ciclismo Gran Fondo Brasil, uma das mais tradicionais do esporte mundial. O evento será realizado no dia 10 de novembro e deve contar com mais de 200 ciclistas de todo país, com largada às 6h no Busto de Tamandaré. Os participantes irão disputar a corrida em dois percursos: 119 km (longo) e 81km (curto).

“Chegamos à quarta edição da prova, uma competição que vai repetir a mesma intensidade das disputas dos anos anteriores. Uma corrida que faz parte do nosso calendário esportivo e que ganha ainda mais o apoio da gestão municipal, através do prefeito Cícero Lucena”, disse Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Para a organização da prova, o sucesso é atrelado ao interesse da Prefeitura no evento ciclístico. “Não pouparam esforços para que pudéssemos dar continuidade ao calendário ciclístico na Paraíba. João Pessoa é destino de grandes eventos esportivos, não apenas do ciclismo olímpico e paralímpico, onde foi sede recentemente do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada”, ressaltou Romolo Lazzaretti, gestor da W27 Eventos, organizadora das provas do Circuito Gran Fondo Brasil.

Percursos – O percurso será praticamente o mesmo da edição anterior. Os atletas vão largar do Busto de Tamandaré e seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco – sempre atrás do carro de apoio e com a velocidade máxima controlada. Logo após percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam as disputas de velocidade.

Depois desse trajeto, os atletas começam as disputas de velocidade e seguem rumo ao Mangabeira Shopping, onde vão percorrer toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior prova, se deslocando até o viaduto de Intermares, onde retornam na altura do Km 9.

Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.

Planejamento – Todo o planejamento foi elaborado em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Esse é um evento ciclístico que atrai participantes de diferentes regiões, gerando turismo, impulsionando a economia local, hotéis, restaurantes e comércios. Com isso, todos se beneficiam com a presença dos visitantes. A marca é internacional e, por isso, também coloca a cidade no mapa das grandes competições, aumentando, assim, a visibilidade e prestígio”, explicou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Juliano Sucupira.

Atletas – Até o momento, aproximadamente 200 competidores, de nove estados brasileiros, já confirmaram presença. As inscrições seguem abertas até 9 de novembro, um dia antes da competição, no site ticketsports.com.br.

A prova é aberta a todos os ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. A infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional, com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.

Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo