Nos acompanhe

Paraíba

Especialista da Unimed-JP orienta sobre prevenção e cuidados contra síndromes gripais em crianças

Publicado

em

Prevenir é a palavra-chave para tentar proteger as crianças da gripe. E as medidas já estão bastantes conhecidas da população, pois são as mesmas para a prevenção da covid-19: evitar aglomeração e ambiente fechado, usar máscara e higienizar mãos e objetos.

Essas são as recomendações do médico pediatra da Unimed João Pessoa, Constantino Cartaxo. Ele disse ainda que o uso de máscaras deve ser a partir dos dois anos de idade. “Se a criança se adapta bem à máscara, deve usá-la a partir dos dois anos, nunca antes disso. Mas, a partir dos quatro anos, ela deve ser obrigatória, para que a criança tenha essa proteção. Essa máscara tem que ser trocada sempre que estiver suja, úmida ou depois de algumas horas de uso”, explicou.

Com a proximidade da volta às aulas, o médico recomenda ainda que seja observado o distanciamento na escola, além de todas as outras medidas. “Se a criança tiver sintomas como coriza, tosse ou febre, não mandar para a escola por um período de cinco a sete dias”, disse.

E se a criança adoece, o que fazer?

Constantino Cartaxo explicou que quando houver sinais de desconforto respiratório, cansaço e falta de ar, especialmente se não tiver febre associada, os pais devem procurar o pediatra da criança ou um hospital. Se a criança tiver esses sintomas associados à febre, a conduta é tratar com antitérmico, nebulização e lavagem nasal, sempre observando e mantendo o médico da criança informado em caso de alteração. Se a febre persistir, o hospital deve ser procurado.

“Os pais não devem se assustar com a gripe. Devem seguir a conduta de acordo com o caso do filho, se com ou sem febre. É muito importante que o cartão de vacinação esteja em dia, inclusive com a vacina da gripe. Caso a criança já esteja na faixa etária adequada, também deve tomar a vacina contra a covid”, esclareceu.

Consultas on line

A Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do Estado, oferece ainda a consulta on line. A teleconsulta da Unimed JP disponibiliza consultas em pediatria (a partir dos 2 anos) em casos de síndromes respiratórias e suspeita de covid-19. O atendimento é realizado pelo médico de plantão todos os dias da semana, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30. O agendamento pode ser feito no site da Unimed JP (www.unimedjp.com.br) ou por telefone (2106-0630).

Hospital Infantil

A Unimed JP tem ainda um hospital pediátrico referência no Estado para atendimento às crianças. O Hospital Pediátrico Unimed JP está localizado na Avenida José Américo de Almeida, 1338, Torre (próximo ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley).

Sobre a Unimed JP – A Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo

Paraíba

“100% normalizado até o final do dia”, afirma gerente da Cagepa sobre fornecimento de água em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 760 mil pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa foram prejudicadas com a interrupção do abastecimento de água após a Estação Elevatória de Gramame da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) ter sido alvo de ação de bandidos nesta quinta-feira (31/10) que roubaram cabos de cobre.

Após ações da empresa para reparo na estrutura que foi danificada, o serviço foi reestabelecido nas cidades de Cabedelo, Conde e em 90% da Capital.

De acordo com o gerente de serviços da Cagepa, Wallace Oliveira, até o fim desta sexta-feira (01/11), todas as casas terão o abastecimento de água normalmente.

“Já alcançou mais ou menos esse índice de 90%. Na verdade, a gente tem uma única unidade que ela iniciou a operação dela agora no final da manhã. E obviamente, por estar iniciando no final da manhã a recuperação nessa região que é a região ali de De Mangabeira oito, ali do Cidade Verde, a gente imagina que ela já vai estar 100% normalizada até o final do dia. No mais, todas as regiões da região metropolitana, todas as áreas da região metropolitana já estão em plena operação”, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo