Nos acompanhe

Negócios

33° Salão do Artesanato é lançado com megaestrutura à beira-mar de Cabo Branco, em João Pessoa

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), promoveu, nesta sexta-feira (7), em João Pessoa, o lançamento da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. O evento, que tem como tema “Toda Arte que Vem do Mar”, vai reunir 400 expositores, de 12 de janeiro a 6 de fevereiro, em uma megaestrutura montada na Orla de Cabo Branco, na Capital. O lançamento foi prestigiado por diversas autoridades e parceiros.

Nesta edição, artesãs que trabalham com matérias-primas do ambiente marinho, como escamas de peixe e cascalho de marisco, serão as homenageadas, conforme o governador João Azevêdo prometeu. As artesãs são dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que representou o governador João Azevêdo e a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, disse que a retomada do Salão do Artesanato de forma presencial traz boas expectativas. “A retomada desse Salão de maneira presencial é um sopro de esperança,  cria uma expectativa de que dias melhores virão, fortalecendo cada vez mais a produção artesanal aqui na Paraíba”, disse, elencando as ações do Governo do Estado em outros setores e agradecendo a parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou a importância do Salão no calendário de eventos do Estado. “Cada Salão é esperado com muita expectativa, principalmente depois da pandemia. É um momento do contato entre o artesão e o público, gerando boas vendas e valorização de seu trabalho. Quero parabenizar o governador João Azevêdo e a presidente de Honra do Programa do Artesanato, Ana Maria Lins, pelas ações em prol do segmento e também ao nosso artesão, à nossa artesã, por ter entendido a necessidade das restrições por conta da Covid-19 e por ter acreditado que este momento chegaria”, destacou.

Por sua vez, o coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Curimataú e Seridó (Procase), Aristeu Chaves, comentou que a realização presencial do 33° Salão representa um momento de felicidade para o segmento. “A pandemia trouxe um momento muito difícil para o artesão e artesã do nosso Estado. Na produção, até ele os artesãos conseguiam. No entanto, a restrição sanitária tornou muito difícil a comercialização. E é por isso que este momento está sendo tão comemorado”, afirmou.

O secretário executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa, parabenizou as ações do Governo do Estado em prol do artesanato e também os artesãos que participam do Salão. “É um momento de celebração depois de tudo que enfrentamos por conta da pandemia. Parabenizar o governador João Azevêdo pelas ações que adotou a favor do segmento”, comentou.

Já o secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, disse que, ao mesmo tempo em que fomenta renda, o Salão do Artesanato ajuda na divulgação das riquezas da Capital, fato evidenciado pelo tema desta edição do evento. “A temática desta edição é o mar, e nada mais importante que esta parceria com o Governo do Estado, oferecendo ao artesão a possibilidade de grandes vendas no mês de janeiro”, afirmou.

O diretor financeiro do Sebrae-PB, Neto Franco, falou da importância da parceria com o Governo do Estado. “O Sebrae está de mãos dadas com o Governo do Estado, visando o sucesso desse evento, que começa nesta quarta-feira, dia 12. Esse Salão é um momento ímpar tanto para nós que fazemos o Sebrae quanto para os empreendedores”, observou.

Prestigiaram ainda o lançamento a curadora do Programa do Artesanato Paraibano, Janete Lins; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; o presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, entre outros auxiliares do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Homenagens e novidades – Com O tema “Toda Arte que Vem do Mar”, a 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano vai homenagear artesãs que produzem a partir de matérias-primas do ambiente marinho, a exemplo de conchas de marisco e escamas de peixe, conforme promessa do governador João Azevêdo ainda no primeiro ano à frente do Governo do Estado.

Oriundas dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa, o que não falta é expectativa nas artesãs e sentimento de gratidão, como ressaltou a artesã de Cabedelo Teresa Júlio: “A gente sempre teve vontade de ser homenageada. Foi quando, no último Salão presencial, sugeri ao governador João Azevêdo e ele prometeu que na próxima edição as artesãs marisqueiras ganhariam essa homenagem. Estamos muito felizes e nos sentindo ainda mais valorizadas”, disse.

Outra artesã que não esconde a alegria pela homenagem é Lia Caju, do município de Pitimbu. “O nosso artesanato, feito a partir da nossa primeira fonte de sustento, que é o mar, ser homenageado num evento desse tamanho não tem palavra que explique. Somos só alegria”, ressaltou.

A temática desta edição criou oportunidades para a participação de novos talentos, como Josicleide Francelino, do bairro Renascer, em Cabedelo. “A responsabilidade veio em dobro: participar do Salão e ser homenageada junto com as minhas colegas. Vou oferecer o melhor a quem visitar o Salão”, disse.

Além da ambientação por conta do tema, o Salão do Artesanato Paraibano vai contar ainda com um espaço em homenagem à renda renascença, que vai ser decorado com uma grande réplica do Centro  de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, e entregue pelo governador João Azevêdo, em parceria com a Prefeitura do município, em novembro do ano passado.

Com uma megaestrutura à beira-mar de Cabo Branco, o 33° Salão do Artesanato Paraibano será um grande local de encontro entre famílias e amigos, sejam paraibanos ou apenas que visitam a cidade.

O horário de visitação será das 16h às 22h, de 12 de janeiro a 6 de fevereiro. A entrada será  gratuita mediante a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, sendo facultativa a doação de 1 kg alimento não perecível, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Humano e o Hospital Padre Zé.

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba  (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas apresenta a palestra “Oratória da Elegância” no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A educadora, comunicadora e influenciadora estará em João Pessoa na terça (26) de novembro

Cíntia Chagas, reconhecida como uma das professoras de português mais influentes do Brasil, estará em João Pessoa nesta terça-feira, 26 de novembro. Com quase 7 milhões de seguidores no Instagram, ela promete encantar o público no Teatro Pedra do Reino, às 19h30, com a palestra “Oratória da Elegância”. O evento aborda os elementos essenciais para uma comunicação refinada e impactante. Garanta já o seu ingresso no Sympla, com preços a partir de R$ 99,00.

Especialista em comunicação, Cíntia Chagas é reconhecida por sua irreverência ao abordar temas cotidianos com humor e profundidade. Combinando elegância e sofisticação a um humor ácido e inteligente, a palestrante revelará segredos para evitar gafes e utilizar a comunicação como uma poderosa ferramenta de sucesso pessoal e profissional.

Segundo o CEO do Clubjob Coworking, Daniel Pessoa, “somos o maior ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba, reunindo centenas de talentos em um só lugar. Por isso, trazer a palestra de Cíntia Chagas para João Pessoa é uma oportunidade enriquecedora, conectando ainda mais nossos membros a conteúdos valiosos e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”.

Sobre Cíntia Chagas
Cíntia Chagas é professora, comunicadora e autora dos livros “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento sem Erros de Português”, frequentemente entre os mais vendidos, refletindo seu sucesso e a relevância de seu trabalho na área de educação e comunicação. Conhecida por suas apresentações irreverentes e bem-humoradas, Cíntia acumula milhões de seguidores e já atuou como articulista da revista Forbes, levando seu conhecimento em palestras e cursos por todo o Brasil.

Cíntia Chagas | Oratória da Elegância | Data, horário e onde
Terça-feira (26) de novembro, às 19h30
Teatro Pedra do Reino – Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico Cabo Branco
Ingressos a partir de R$ 99,00
Vendas online: https://www.sympla.com.br/cintia-chagas—oratoria-da-elegancia__2558301?d=Icaro
Informações: (83) 96000-0000

Continue Lendo

Negócios

Cresce procura pela retirada de próteses mamárias: entenda os motivos e cuidados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Nos últimos anos, além do aumento na procura por cirurgias de próteses mamárias, observa-se também um movimento crescente de mulheres que optam pela retirada das próteses. Em 2016, foram realizadas 14.190 retiradas de implantes, já em 2023, esse número subiu para 41.314. “A retirada das próteses tem se tornado uma opção cada vez mais comum, seja por questões de saúde, estilo de vida ou mudanças nas preferências das pacientes”, comenta Marcelo Aquino, cirurgião plástico com mais de 20 anos de experiência e proprietário da clínica Plastic Premium.
Em alguns casos, sintomas inespecíficos, como dores persistentes, quadros de depressão e até ansiedade, podem surgir e, mesmo sem causas orgânicas identificáveis, levar à decisão de remover o implante. “Algumas mulheres também não se adaptam à presença daquele corpo estranho no seu organismo”, revela Marcelo.
Quando o implante rompe ou causa complicações como a contratura capsular, ou infecção, por exemplo, são casos nos quais a remoção se torna necessária. “Em situações de seroma — acúmulo de líquido amarelado ao redor da prótese — é importante considerar a possibilidade de um raro tipo de linfoma, conhecido como linfoma de células grandes, o que pode exigir a retirada tanto do implante quando da cápsula. Mas a boa notícia é que a cirurgia e o tratamento são curativos”, explica. Já nos casos em que a dor e insatisfação com o implante são os motivos principais, ele ressalta que a decisão muitas vezes é pessoal, com menos interferência médica, apesar de explicarmos os pontos positivos e negativos do explante.
Recuperação – Ao contrário do procedimento de colocação, a retirada das próteses é mais complexa e envolve, em muitos casos, a remoção da cápsula que envolve o implante, o que torna o processo mais traumático. “Os cuidados após a retirada são mais voltados para o controle da dor, enquanto na colocação, há também restrições de movimento e de esforço físico”, detalha Marcelo e acrescenta: “Com a retirada do implante, cria-se um vazio, que chamamos de atrofia dos tecidos, que chamamos de espaço morto. E essa atrofia dos tecidos causada pela compressão da prótese dificulta muito a cirurgia reparadora no mesmo tempo cirúrgico”, explica.
De acordo com Marcelo, a estética da mama é a principal preocupação após a remoção. Segundo ele, é possível melhorar o aspecto estético com enxertos de gordura, que ajudam a recuperar parte do volume perdido. “No entanto, o preenchimento completo deste espaço pode exigir um processo gradual, com várias sessões de enxerto até alcançar o resultado desejado”, conta.
A colocação ou remoção das próteses de silicone é uma decisão que envolve expectativas, cuidados médicos, e um acompanhamento criterioso. Ainda que sejam soluções estéticas seguras e confiáveis, as pacientes devem procurar profissionais qualificados e com o entendimento do assunto.

Sobre a Plastic Premium – A Plastic Premium é uma clínica de cirurgia plástica estética e reparadora e fisioterapia dermato-funcional especializada que oferece um atendimento personalizado para quem precisa de intervenções reparadoras pós-bariátricas ou quem deseja realçar a beleza. A Plastic Premium oferece tratamentos estéticos não-cirúrgicos como preenchimentos e aplicação de botox, laser, tapping, serviços de fisioterapia dermato-funcional e demais procedimentos pós-operatórios, além de cirurgias estéticas convencionais, como abdominoplastia, lipoaspiração, aumento de mama, entre outras. Inaugurada em junho de 2024, a clínica funciona sob a direção do cirurgião plástico Marcelo Aquino, que conta com cerca de 20 anos de atuação. A Plastic Premium fica na Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 369, no CDO Especialidades, no Jardim Oceania. Para mais informações, siga @plasticpremiumjpa nas redes sociais. O telefone para contato é o (83) 99391-5977.

Continue Lendo

Negócios

Maison Guilhermina lança coleção verão 2025 com foco no estilo handmade e elegância artesanal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A Maison Guilhermina, mais uma vez, inova seu verão 2025 e celebra o estilo handmade com peças exclusivas trabalhadas à mão, com detalhes de franjas e hotpants. “Nesse verão, nós estamos com uma tendência que é a essência do toque humano, essas peças artesanais trazem autenticidade e valorizam o trabalho manual”, afirma Luiz Antônio Cunha, estilista e sócio da  Guilhermina.
Para esta nova temporada, o branco ganha destaque como a cor favorita, especialmente nas peças com aplicações em tela de renda e paetês, ideais para looks diferenciados tanto no verão quanto para as celebrações de Réveillon. Os tons pastéis, como o delicado “manteiga”, um amarelo suave e leve, adicionam suavidade e elegância ao guarda-roupa de verão.
Materiais leves e fluidos, como o tule de microfibra, seguem em alta, e proporcionam frescor e conforto para os dias quentes. As peças em crochê, que vêm sendo tendência nas últimas temporadas, aparecem em novos modelos que reforçam o charme do trabalho artesanal. Hotpants e o macramê, outro estilo de trabalho manual, completam a coleção, e prometem looks contemporâneos e sofisticados.
Sobre a Maison Guilhermina –  Um dos mais notáveis símbolos de elegância no Nordeste, a Maison Guilhermina é referência em alta costura aliada às últimas tendências da moda. Com unidades em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), a marca combina moda, arte e solidariedade, com a realização de eventos beneficentes em prol de instituições carentes. Em João Pessoa,  a Guilhermina fica localizada na Av. Edson Ramalho, 560 – Manaíra. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Para saber mais sobre a Guilhermina e conferir as novidades da loja, o instagram é @guilherminaloja e o telefone (83) 99316-2936.

Continue Lendo