A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Obras (Secob) e Serviços Urbanos (Sesuma), realizou ao longo de 2021 a pavimentação de ruas em todas as áreas da cidade, possibilitando, assim, a melhoria das condições de mobilidade urbana. Segundo o prefeito Bruno Cunha Lima, foram beneficiadas com calçamento ou asfaltamento 150 vias, o que representa, em sua avaliação, importante ação de infraestrutura.
Com isso, o prefeito comemora mais um feito administrativo da atual gestão em atendimento a antigas demandas da comunidade na área de infraestrutura e de mobilidade urbana. “De fato, ao longo do ano, 150 ruas foram beneficiadas com a pavimentação asfáltica ou em paralelepípedo, possibilitando a elevação da qualidade de vida da população, sobretudo de quem mora nas áreas periféricas”, comentou.
O prefeito Bruno Cunha Lima garante que, não obstante o grau já atingido na área de mobilidade urbana, as obras de pavimentação vão continuar avançando em todas as regiões das zonas urbana e rural, pois Campina Grande vem ganhando obras fundamentais para a melhoria da circulação de veículos diversos, especialmente da frota dos transportes coletivos. Além das 150 ruas pavimentadas nos últimos meses – entre calçamento e asfalto – cerca de 200 vias de vários bairros da cidade passam por processo de licitação para o atendimento de demandas históricas da população.
Como exemplos do trabalho até agora realizado, destaca-se, entre outras, a pavimentação asfáltica da rua Florípedes Coutinho, considerada como uma das principais vias do bairro de Bodocongó. Os serviços de recapeamento asfáltico naquela via aconteceram em trecho de 1,5 km de extensão, com investimentos que chegaram a quase R$ 2 milhões em atendimento a reivindicações da população.
Já no bairro Novo Cruzeiro, houve também a entrega de ruas pavimentadas pela Prefeitura de Campina Grande. A inauguração aconteceu na rua Joel Pereira Cavalcante, onde os moradores contemplaram a concretização de um sonho de quase 30 anos. Também foi beneficiada a rua Maria Ivete Pedrosa de Albuquerque.
O cronograma de inaugurações também contemplou obras de pavimentação em bairros como Presidente Médici, Três Irmãs e outras áreas da cidade. Já no centro, entre outras ruas beneficiadas com a recuperação asfáltica, se destacou a Vigolvino Wanderley, uma das mais movimentadas da cidade. Diversas ruas ainda foram contempladas com a recuperação de calçadas e de seus canteiros centrais, a exemplo da Raimundo Alves da Silva e Epitácio Pessoa, no centro.
Obras de drenagem e pavimentação foram feitas na Rua Alzira Figueiredo, no bairro de Sandra Cavalcante, uma das vias de acesso ao terreno do futuro hospital que a Unimed vai construir na cidade. A obra de pavimentação representou um investimento superior a R$ 1 milhão e foi realizada em parceria público-privada entre o plano de saúde, a Construtora Cipresa e a Prefeitura de Campina Grande.
Obras de pavimentação de ruas também foram feitas no bairro Presidente Médici. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a prefeitura implantou paralelepípedos nas ruas Samuel Araújo Diniz, Josias Alexandre, Evaldo Gonzaga e José Estevão de Araújo.
Ainda foram beneficiadas ao longo de 2021 importantes vias, a exemplo da Avenida Cônsul Noujaim Habib (trecho Jornalista Assis Chateaubriand e Rotatória do Parque da Criança), rua Antenor Navarro (trecho Avenida Floriano Peixoto/Quinze de Novembro), rua Peregrino de Carvalho (trecho Afonso Campos/rua Barão do Abiaí), rua Joana D’Arc de Arruda (trecho Pedro Costa Agra/Campos Sales), rua João Tavares (trecho Afonso Campos/Dr. Severino Cruz), rua Frei Caneca (Avenida Floriano Peixoto/Sebastião Donato), rua Ladislau Rodrigues de Souza (trecho Oswaldo Cruz/Almeida Barreto) e muitas outras.
Como parte também deste esforço, o prefeito Bruno Cunha Lima também em 2021 o Programa Campina Bem Cuidada, que também contempla a pavimentação das ruas de bairros como Santa Rosa, Sandra Cavalcante e vários outros da cidade.
Cagepa
Neste primeiro ano de gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, o governo municipal passou a enviar à Gerência local da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), com antecedência de até 60 dias, o cronograma ou lista completa das ruas que passarão por processo de pavimentação asfáltica em Campina Grande. A meta objetiva é fazer com que a Cagepa efetive a manutenção preventiva nas ruas antes de serem asfaltadas.
Até hoje, essas ações da companhia estadual em artérias pavimentadas pela Prefeitura, gerando transtornos e prejudicando as obras já executadas pelo município. Bruno lembrou e lamentou que, logo no início do ano, foi feita toda a reestruturação asfáltica do Canal do Prado, na Avenida Noujaim Habib, desde o Parque da Criança até a linha do trem mas, 10 dias após a conclusão dos serviços, foi aberto um buraco naquela via e, em seguida, feito um “remendo de péssima qualidade”.
Iluminação pública
Além da pavimentação de dezenas de ruas, Campina Grande destaca-se pela execução do programa destinado à instalação e substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED. Foram mais de 2.500 pontos de iluminação modernizada em led instalados na cidade durante o primeiro ano da gestão.
Conforme Bruno Cunha Lima, são inúmeras as vantagens advindas com a substituição das luminárias antigas por LED em termos de economia, conforto e segurança para a comunidade. Além disso, o LED é mais potente e mais econômico, pois tem maior durabilidade. Outra vantagem é que o trabalho de substituição é feito de forma rápida.
O programa de iluminação pública vem ganhando cada vez mais notoriedade nos últimos anos, sendo um dos programas mais bem sucedidos da gestão pública municipal. No que se refere aos benefícios do programa, há um ganho para o cidadão em ter uma melhor visualização e segurança das vias públicas, permitindo que os espaços públicos sejam mais bem aproveitados e explorados para práticas de lazer e de mobilidade. Além disso, o programa leva luz a escuridão nas localidades distantes ao centro urbano, permitindo a inclusão de famílias e o benefício para as localidades rurais.
Entre as muitas áreas beneficiadas, podem ser citadas a comunidade Três Irmãs, rua Joaquim Marques Patrício (São José da Mata), BR-104 (bairro das Nações), rua Sebastião Ataíde da Cunha (Itararé), rua Geni Barbosa Ferreira (Nova Brasília), rua Luxemburgo (Cuités), rua Maria de Lourdes Crispim (bairro Universitário), rua José Gonçalves de Lucena (Rosa Cruz) e dezenas de outras vias da cidade.
Sine-PB disponibiliza mais de 700 vagas de emprego em 12 municípios a partir de segunda-feira
Publicado
em 01 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) inicia o mês com a oferta de 714 vagas de emprego, em 12 municípios do estado. A partir desta segunda-feira (4), em João Pessoa, as oportunidades chegam a 228, enquanto as demais vagas estão distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Guarabira, Patos, Pombal, Cajazeiras, Cabedelo, Conde, Bayeux e São Bento.
O maior número de vagas, em João Pessoa, será para auxiliar de limpeza. Os interessados devem ter ensino fundamental completo (30). Além dessas, há vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de linha de produção (10 cada), garçom (10), cumim (8), motorista de caminhão (6) pedreiro e vendedor interno (5 vagas para cada função), entre outras.
Em Campina Grande, serão disponibilizadas 111 vagas, com destaque para estoquista – fundamental completo (10), empacotador e carpinteiro (8 cada) ferreiro armador na construção civil, repositor de mercadorias e consultor de vendas (6), açougueiro – fundamental completo (4), também tem oportunidades para instalador fotovoltaico, recepcionista atendente e supervisor de vendas no varejo (3 cada) e outras áreas.
No município de Santa Rita, serão disponibilizadas 211 vagas de emprego, ajudante de carga e descarga de mercadoria e eletricista de veículos automotores (30), servente de obras (25), auxiliar de produção (20), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15) – operador de caixa (18), repositor (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.
Em Patos, serão 21 vagas distribuídas em várias funções: auxiliar de linha de produção e conferente de carga e descarga (2 cada), soldador, desenhista industrial gráfico, auxiliar de seguros, motorista de carro de passeio, motorista de caminhão, atendente de lanchonete e auxiliar de cozinha (1 cada).
No Sine/PB de Cabedelo, as 17 vagas estão distribuídas em várias funções como: encanador, balconista, carpinteiro, atendente de balconista, repositor – em supermercados, armador de ferro na construção civil, ajudante de carga e descarga de mercadoria e ferreiro armador na construção civil (2 cada), e uma vaga para assistente de vendas – médio completo.
Para Guarabira, serão 99 vagas, para diversas funções tais como: repositor – em supermercados e operador de caixa (30 cada), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque – fundamental incompleto – dez vagas, fiscal de loja (6), açougueiro (5) e para conferente de faturas e notas fiscais – médio completo (3). Em Sapé, três vagas: para balconista de açougue – médio completo (2) e fiscal de loja (1).
Em Bayeux, 17 vagas – quatro para auxiliar de logística (fundamental completo), para vendedor interno – superior completo (3), mecânico de veículos automotores e atendente de balcão (2 cada), motorista carreteiro, operador de caixa, gerente comercial, balconista, encarregado de estoque, assistente de vendas (1 cada). No Conde, serão oferecidas duas vagas para operador de empilhadeira elétrica – médio completo.
No município de Pombal, uma oportunidade para recepcionista atendente – médio completo. No Sine estadual de São Bento, duas vagas, uma para promotor de vendas e vendedor – no comércio de mercadorias (1). Em Cajazeiras – duas vagas, para auxiliar de mecânico diesel e técnico mecânico (máquinas), uma vaga cada função.
O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.
O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].
Prova mundial de ciclismo será realizada em João Pessoa no dia 10 de novembro
Publicado
em 01 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
A cidade de João Pessoa está em reta final de preparação para receber a quarta edição da prova de ciclismo Gran Fondo Brasil, uma das mais tradicionais do esporte mundial. O evento será realizado no dia 10 de novembro e deve contar com mais de 200 ciclistas de todo país, com largada às 6h no Busto de Tamandaré. Os participantes irão disputar a corrida em dois percursos: 119 km (longo) e 81km (curto).
“Chegamos à quarta edição da prova, uma competição que vai repetir a mesma intensidade das disputas dos anos anteriores. Uma corrida que faz parte do nosso calendário esportivo e que ganha ainda mais o apoio da gestão municipal, através do prefeito Cícero Lucena”, disse Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
Para a organização da prova, o sucesso é atrelado ao interesse da Prefeitura no evento ciclístico. “Não pouparam esforços para que pudéssemos dar continuidade ao calendário ciclístico na Paraíba. João Pessoa é destino de grandes eventos esportivos, não apenas do ciclismo olímpico e paralímpico, onde foi sede recentemente do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada”, ressaltou Romolo Lazzaretti, gestor da W27 Eventos, organizadora das provas do Circuito Gran Fondo Brasil.
Percursos – O percurso será praticamente o mesmo da edição anterior. Os atletas vão largar do Busto de Tamandaré e seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco – sempre atrás do carro de apoio e com a velocidade máxima controlada. Logo após percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam as disputas de velocidade.
Depois desse trajeto, os atletas começam as disputas de velocidade e seguem rumo ao Mangabeira Shopping, onde vão percorrer toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior prova, se deslocando até o viaduto de Intermares, onde retornam na altura do Km 9.
Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.
Planejamento – Todo o planejamento foi elaborado em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Esse é um evento ciclístico que atrai participantes de diferentes regiões, gerando turismo, impulsionando a economia local, hotéis, restaurantes e comércios. Com isso, todos se beneficiam com a presença dos visitantes. A marca é internacional e, por isso, também coloca a cidade no mapa das grandes competições, aumentando, assim, a visibilidade e prestígio”, explicou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Juliano Sucupira.
Atletas – Até o momento, aproximadamente 200 competidores, de nove estados brasileiros, já confirmaram presença. As inscrições seguem abertas até 9 de novembro, um dia antes da competição, no site ticketsports.com.br.
A prova é aberta a todos os ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. A infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional, com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.
Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.
MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas
Publicado
em 01 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:
Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.