Nos acompanhe

Paraíba

Inscrições abertas para cursos técnicos que vão garantir qualificação a jovens paraibanos

Publicado

em

Os jovens paraibanos interessados em se qualificar numa profissão podem ter acesso a esse benefício buscando os projetos executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) – o ‘Qualifica Juventude’ e o ‘co.liga’, que juntos estão oferecendo 57 cursos profissionalizantes em mais de 100 municípios paraibanos. As inscrições para os cursos do ‘co.liga’ já estão abertas e os interessados podem se inscrever por meio do site: https://coliga.digital/ .

O objetivo, conforme explicou a secretária de Executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, é capacitar aproximadamente 4 mil jovens paraibanos, observando e reforçando as potencialidades regionais e a economia criativa. “Não temos dúvida que a expansão do ensino profissionalizante pode atrair ainda mais o público jovem, principalmente os de baixa renda, sendo um meio mais rápido para qualificação profissional, acesso ao mercado de trabalho e até a formação em nível superior. Por isso, nosso olhar tem sido voltado também para essa área”, ressaltou.

Co.liga – São 37 cursos ofertados nos eixos de patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais, bem como temas transversais que dão suporte à trajetória dos jovens, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais. Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos são gratuitos e de curta duração, com aulas on-line e realizados através da “co.liga”, que é uma escola livre, de abrangência nacional.

O ‘Co.liga’, é uma parceria firmada com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a Fundação Roberto Marinho e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Os jovens participantes fazem parte de uma rede de ‘co.ligados’ e têm acesso a palestras, aulas abertas, debates, entrevistas e programação cultural on-line para a ampliação de sua formação. Os alunos recebem o certificado de conclusão após realizarem os cursos e seus certificados ficarão disponíveis em seu perfil na rede de ‘co.ligados’.

“O co.liga é um projeto inovador e que vem para ajudar os nossos jovens mais vulneráveis socialmente a encontrarem perspectivas em meio ao momento difícil que vivemos. Toda uma rede de profissionais capacitados está à disposição da juventude paraibana, trabalhando a inclusão produtiva. Quanto mais os jovens avançarem no estudo dos cursos, mais eles terão oportunidades na rede, recebendo mentoria, com acesso a editais exclusivos e também a oportunidades de emprego e isso nos deixa muito felizes, por esse motivo, pactuamos esta importante iniciativa”, explicou a secretária.

Qualifica Juventude – Os cursos serão oferecidos em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A secretária Rafaela Camaraense explicou que o Qualifica Juventude foi construído com o apoio da juventude paraibana e que deve iniciar em breve. Segundo ela, a Secretaria acolheu as solicitações dos jovens e associou a demanda à promoção das potencialidades de cada região do estado.

“Esse é um projeto que não nasceu apenas da Secretaria da Juventude, mas sim da participação dos nossos jovens, fazendo escutas em vários municípios, onde recebemos muitas demandas. A partir de muito diálogo construímos essa ação que promove a qualificação profissional, o desenvolvimento regional e um futuro melhor para nossa juventude”, destacou.

Os cursos serão direcionados para os potenciais produtivos das regiões, a exemplo do turismo, gastronomia, marketing digital, gestão financeira, indústria, artesanato, agricultura, tecnologia, comércio, empreendedorismo, pesca, criação de animais, apicultura, construção civil, jardinagem, estratégia de vendas, piscicultura, agroecologia, robótica, corte e costura. Cada curso compreende uma carga horária estimada de até 48 horas, sendo realizados de maneira semipresencial e presencial, com turmas de até 20 alunos, disponibilizando vagas para três cursos por município.

No Qualifica Juventude serão injetados recursos na ordem de R$ 800 mil, provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep). A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Governo da Paraíba (Sejel) em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão responsáveis pela execução do projeto.

 

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo