Nos acompanhe

Paraíba

João entrega ao presidente do Consórcio Nordeste relatório de Câmaras Temáticas coordenadas pela PB

Publicado

em

O governador João Azevêdo recebeu, na quinta-feira (23), na Granja Santana, em João Pessoa, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, ocasião em que entregou o plano de trabalho da Câmara Temática de Saneamento para o ano de 2022 e o relatório de boas práticas de gestão pública e inovação tecnológica referente ao ano de 2021. Os documentos são resultado dos trabalhos coordenados pela Paraíba no Consórcio Nordeste e serão utilizados como baliza para implantação de políticas de sucesso em todos os estados da região.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do esforço conjuntos dos estados nordestinos para compartilhar e implantar experiências exitosas. “A partir do trabalho das Câmaras temos a oportunidade de incorporar nas gestões projetos que tiveram grandes resultados, impactando de forma positiva na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na geração de emprego e renda e no desenvolvimento dos estados em áreas estratégicas, dando a nossa contribuição para a implantação de políticas públicas inclusivas e eficazes”, frisou.

Por sua vez, o governador Wellington Dias explicou que a partir da elaboração dos estudos será possível analisar e definir um cronograma em nível regional de políticas com valores e análises de quando e como elas serão aplicados para a população. “Agora nós teremos um plano Nordeste, vamos estabelecer um cronograma com uma carteira de projetos estado por estado, qual o valor necessário para completar toda a população atendida com água potável, com segurança hídrica tanto para parte humana como para animal e indústria, enfim. Como trabalhar e em que tempo necessário, quais as alternativas que temos para os investimentos para área de esgotamento, resíduos sólidos, bem como trabalhar a aplicação de políticas de sucesso em um estado na área vinculada à gestão de pessoas, saúde, educação, social, projetos, ou seja, nas diferentes áreas e como implantar em cada estado”, complementou.

O plano de trabalho da Câmara Temática de Saneamento para o ano de 2022 prevê, dentre outras ações, a melhoria da eficiência energética; aperfeiçoamento de boas práticas dos estados e empresas de saneamento; compartilhamento de modelos de gestão; e implantação de investimentos conjuntos.

Além disso, também ficará sob a responsabilidade da Câmara o apoio para a criação do escritório de projetos de saneamento do Consórcio e diagnóstico de oportunidades de investimentos. A estruturação dela terá como eixos principais a melhoria da eficiência dos sistemas, o saneamento rural e aspectos institucionais.

A Câmara Temática de Saneamento tem como competências apoiar a institucionalização de um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica dos gestores públicos da temática do saneamento (abastecimento de água e esgotamento sanitário) no Nordeste; elaborar e encaminhar propostas de diretrizes e ações conjuntas para o desenvolvimento do saneamento da região, considerando a promoção do desenvolvimento sustentável; e emitir pareceres sobre consultas que lhe forem encaminhadas.

Já o relatório de boas práticas de gestão pública e inovação tecnológica referente ao ano de 2021 elencou 18 ações com viés inovador aplicadas nos estados da região Nordeste, resultado da contribuição de seus servidores e técnicos que buscam com as iniciativas transformar realidades e ofertar serviços de melhor qualidade para o povo.

Nesse processo, a Paraíba se destacou em níveis regional e nacional com a plataforma Paraíba Educa, reconhecida como a melhor experiência de ensino remoto no país pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e o governo digital que tem como objetivo estratégico atender, por meios digitais às necessidades do cidadão paraibano, provendo serviços que sejam acessíveis, eficientes e ágeis, possibilitando a modernização da gestão pública e garantindo a todos os cidadãos o acesso aos serviços públicos. A Paraíba alcançou o primeiro lugar no ranking nacional de Oferta de Serviços Digitais pelo segundo ano consecutivo de acordo com o Grupo de Transformação Digital dos Estados e Distrito Federal.

Também receberam destaque o projeto de Modernização da Gestão Imobiliária do Patrimônio Público dos Estados, iniciativa do Rio Grande do Norte que tem por objetivo modernizar a gestão imobiliária do patrimônio público das unidades federativas por meio do levantamento, cadastramento, regularização e registro do patrimônio imobiliário; o portal de Compras Governamentais experiência desenvolvida pelo Maranhão, que tem por propósito modernizar o processo de compras públicas nos estados, e a Escola de TI para Gestão Pública do Rio Grande do Norte, com a iniciativa de uma escola baseada em tecnologia da informação para solucionar problemas do governo, bem como capacitar os servidores públicos em tecnologia da informação.

Ainda foram destacados os projetos Orçamento Democrático Digital (Paraíba); PBCar (Paraíba); Cientista Chefe (Ceará); Sistema de Planejamento e Gestão Estratégica (Bahia); Edux.mobi (Bahia); Datalmesc (Maranhão); Zoneamento Ecológico Econômico (Maranhão); Inova MA – Maratoninha Maker (Maranhão); Inova MA – Programa Centelha (Maranhão); Inova MA – Edital de Incubação de Startups (Maranhão); Projeto Previdência Digital (Maranhão); Programa de Popularização da Ciência (Maranhão); e Índice de Qualidade de Gestão Imobiliária (IGGO) (Sergipe).

A Câmara de Gestão Pública e Inovação Tecnológica atua em eixos estratégicos que compreendem as temáticas das seguintes boas práticas apresentadas: Planejamento Estratégico, Modernização da Gestão Pública, Gestão Financeira, Previdência e Inovação Tecnológica.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison recebe voto de aplauso da UEPB por paridade de gênero na eleição para desembargador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (26), um voto de aplauso ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, pela autoria da resolução que determinou a paridade de gênero nas eleições da OAB-PB para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional.

A eleição ocorreu no último dia 18 de setembro e, conforme a resolução, “a lista de seis nomes deverá conter obrigatoriamente três homens e três mulheres, de modo a garantir o devido empoderamento das advogadas”. Harrison Targino agradeceu ao Conselho Universitário da UEPB pelo reconhecimento de sua proposta em defesa das mulheres advogadas.

“A minha proposta de paridade para a eleição do Quinto Constitucional da advocacia foi acatada pelo Conselho da OAB e, agora, é referendada pelo CONSUNI. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho em garantir espaços de poder para as mulheres e para a advocacia feminina. Essa norma representa inclusão, equidade de gênero e uma demonstração efetiva de respeito à pauta feminina”, comemorou.

Harrison Targino acrescentou que sua proposta de paridade de gênero nas eleições para o cargo de desembargador(a) do TJPB está alinhada com as demais ações de sua gestão na OAB-PB.

“Esta medida é compatível com tantas outras que implementamos durante esta gestão, na qual as mulheres passaram a fazer parte efetiva da direção da OAB. Pela primeira vez, mais de 60% das presidentes de Comissões da OAB são mulheres, assim como diretoras de comissões. Pela primeira vez na história da OAB, temos mais mulheres em cargos diretivos do que homens, e elas não estão apenas em papéis simbólicos, mas como mulheres atuantes. Mulheres de fibra, que merecem respeito por sua atividade”, afirmou Harrison Targino.

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento de Marmuthe garante instalação de sede do Senac na Zona Sul da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Zona Sul de João Pessoa é beneficiada com mais um importante espaço voltado para formação profissional. Após requerimento protocolado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 2019 pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), o Senac iniciou a instalação da sede Escola Senac Zona Sul, que irá beneficiar os jovens dos bairros Valentina de Figueiredo, Mangabeira, Colinas do Sul e os demais da região.

O espaço oferecerá cursos e programas, normatizados por Diretrizes Curriculares Nacionais, autorizados pelos respectivos sistemas de ensino (MEC), organizados por eixos tecnológicos, ofertados segundo itinerários formativos, possibilitando ensino contínuo e articulado em todas as modalidades de educação profissional e níveis de escolaridade.

“A Zona Sul está pronta para essa transformação. Porque aqui, o trabalho não pode parar!”, destacou Marmuthe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa é a Capital do Nordeste com maior indicador de crescimento na geração de emprego

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (27), mostram que João Pessoa é a Capital do Nordeste com maior indicador de crescimento relativo na geração de emprego com um avanço de 5,37%. A cidade perde apenas para Macapá-AP (9,07%), Boa Vista-RR e Manaus-AM, ambas com índice de 5,71%.

A Capital paraibana registrou um saldo positivo pelo oitavo mês consecutivo. Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município (Sedest), João Bosco, o crescimento na geração de emprego proporciona uma confiança renovada no setor de bens e serviços.

“Cada novo posto de trabalho é um reflexo do esforço conjunto entre a administração municipal, o setor produtivo e a população, que juntos estão construindo uma cidade mais forte, dinâmica e inovadora. Acreditamos que, com esse ritmo, João Pessoa se consolida como um dos principais polos de desenvolvimento no Nordeste, criando oportunidades para todos e projetando um futuro ainda mais promissor”, ressalta.

De acordo com o Caged, João Pessoa teve um saldo de 1.660 novas vagas formais no mês de agosto, maior saldo do ano. O setor de serviços foi o que mais empregou, com um saldo positivo de 1.189. A construção civil aparece em segundo lugar com 259 empregos gerados, seguido por comércio (114), agropecuária (87) e indústria (11).

Em 2024, já foram criados 10.676 novos empregos. As áreas que mais se destacam na geração de oportunidades são os setores de serviços, construção e comércio.

Continue Lendo