Nos acompanhe

Negócios

Incra/PB atualiza planilha de valores referenciais para imóveis rurais

Publicado

em
O Incra na Paraíba atualizou o Relatório de Análise de Mercados de Terra (RAMT) e a planilha de preços referenciais de terra para o estado. O documento é um instrumento de diagnóstico, estudo e análise dos mercados de terra, atualizado periodicamente pela autarquia. Com a publicação, o Incra torna público o resultado de um trabalho relevante para a análise e a compreensão do mercado de terras na Paraíba.
Os valores de terra reunidos nas Planilhas de Preços Referenciais (PPRs) contidas no RAMT mostram de forma clara e objetiva o atual comportamento do mercado de terras na Paraíba a partir de amostras coletadas periodicamente nos municípios que compõem os cinco Mercados Regionais de Terra (MRTs) delimitados no estudo: Zona da Mata, Agreste e Brejo, Cariri e Curimataú Paraibano e Sertão 1 e 2.
Para cada MRT, as terras são classificadas em diferentes tipologias de uso, em níveis categóricos que incluem o uso predominante do solo, o sistema produtivo adotado e/ou as condições edafoclimáticas (relativas ao clima e ao solo) e a localização.
De acordo com o engenheiro agrônomo Ivan Sérgio Campos Fontinélli, chefe do Serviço de Implantação da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do Incra/PB, a versão 2021 do RAMT trouxe uma amostragem maior de imóveis rurais em relação à edição de 2020.
Foram validados 429  imóveis rurais – um aumento de 50% em relação aos 286 imóveis da amostragem de 2020 – em 108 municípios paraibanos – 71% a mais do que no ano anterior, quando foram pesquisados 63 municípios.
Para Ivan Fontinélli, o aumento no número de imóveis rurais pesquisados oferece uma maior representatividade dos municípios que compõem cada MRT no Estado.
“Esses resultados crescentes se devem, principalmente, ao apoio cada vez maior das prefeituras municipais e de outros órgãos, a exemplo da Empaer [Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária], que têm participado com mais afinco no fornecimento das informações e qualificação das amostras em campo pela autarquia”, afirmou Fontinélli.
A Divisão de Análise e Estudo do Mercado de Terras da Diretoria de Gestão Estratégica do Incra ressalta que as PPRs são instrumento de consulta e servem para análises de caráter genérico. Não devem ser adotadas, portanto, como índice absoluto para transações de compra, venda, desmembramento e remembramento de imóveis rurais entre particulares.

O RAMT está disponível para consulta e download no site do Incra. Saiba mais sobre os relatórios de análise de mercados de terra.

Continue Lendo

Negócios

“Reflete o sucesso do nosso destino”, diz presidente da Abrasel sobre lotação em estabelecimentos de JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Tâmara Cavalcante, exaltou a lotação dos estabelecimentos comerciais em João Pessoa, Capital da Paraíba, provocada pelo ‘boom’ do Turismo local.

Tâmara, aproveitou a oportunidade para alertar que turistas precisam se programar para evitar dores de cabeça durante o passeio, inclusive, buscando informações de fontes confiáveis.

A “descoberta” das maravilhas naturais existentes em João Pessoa pôs a cidade na lista dos dez destinos mais procurados por turistas de todo o mundo.

Os comentários da gestora foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (06/01).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Negócios

Verão e férias: veja orientações para que as crianças aproveitem melhor esse período

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Verão e férias são sinônimo de diversão para a garotada. Em casa ou em ambientes externos, a brincadeira é garantida e, para que as crianças aproveitem melhor esse momento, os pais ou responsáveis devem redobrar a atenção para evitar acidentes e problemas de saúde comuns nessa época, como desidratação, assaduras e desconfortos gastrointestinais.

Os maiores riscos são a exposição ao sol sem os devidos cuidados e a alimentação inadequada. O pediatra Constantino Cartaxo explica que a falta de ingestão de água e o consumo de alimentos vendidos nas praias sem o armazenamento e higienização adequados podem levar a um quadro de desidratação e sintomas gastrointestinais, como vômito e diarreia. “Muitas vezes, a ingestão de sorvete na praia, quando não bem acondicionado, pode induzir a diarreia. Mas a própria exposição ao sol por tempo prolongado possibilita a desidratação”, alerta o médico. Dicas simples podem ajudar a prevenir esses problemas, como levar uma bolsa térmica com frutas bem higienizadas, água e sanduíches sem molho, que são opções de lanches saudáveis e seguros para as crianças na praia ou em outros passeios.

Constantino Cartaxo, que é superintendente da pediatria da Unimed João Pessoa, também destaca que os pais devem observar os horários antes de expor as crianças ao sol: pela manhã até as 10h; à tarde, a partir das 15h. Para crianças menores, o horário deve ser ainda mais cedo ou mais tarde. Ele reforça, ainda, a importância do uso de protetor solar e roupas com proteção UV em qualquer horário. “É preciso que durante a exposição ao sol, no horário adequado, a criança fique sem a fralda para reduzir o risco de assaduras”, orienta.

MAIS DICAS

Veja outras orientações para garantir a saúde das crianças nas férias e no verão, principalmente em um estado ensolarado como a Paraíba:

  • Aumente o consumo de frutas com mais água, como melancia, melão e uva
  • Evite alimentos fritos ou gordurosos, principalmente os vendidos sem a higienização e conservação adequadas
  • Aumente a oferta de água e sucos de fruta
  • Busque passeios ao ar livre em ambientes arborizados e bem ventilados com sombra
  • Reforce na criança a importância de lavar as mãos antes de comer e após a ida ao banheiro
  • Evite que a criança fique descalça em ambientes com probabilidade de contato com fezes de animais para evitar verminoses
  • Incentive a criança a brincar ao ar livre, evitando o uso de celular e brinquedos eletrônicos

ATENDIMENTO GARANTIDO

Na Unimed João Pessoa, os clientes contam com uma estrutura completa para atendimento pediátrico. Os serviços vão desde a realização de consultas eletivas em consultório até procedimentos de alta complexidade.

No caso das consultas eletivas, as crianças e adolescentes podem ser atendidos no Centro Médico Pediátrico, no Bessa; ou no Centro Médico Unimed Zona Sul, nos Bancários. De segunda a sexta-feira, o funcionamento é das 8h às 20h; aos sábados, das 8h às 12h. Para as crianças serem atendidas, basta os pais se dirigirem a uma das unidades.

Os clientes pediátricos também contam com serviços de telessaúde: a teleconsulta, que pode ser acessada pelo aplicativo e pelo Portal Unimed JP; e o PA Digital, acessível pelo aplicativo.

Para atendimento hospitalar, os clientes dispõem do Hospital Pediátrico Unimed (HPU) e do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. As duas unidades são estruturadas para procedimentos de alta complexidade.

Continue Lendo

Negócios

Luciana Oliveira apresenta delicadeza do mar em suas peças no Espaço Arte Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Espaço Arte Brasil, localizado no Liv Mall em João Pessoa, tem se consolidado cada vez mais como um ambiente dedicado à democratização da arte e cultural local, um espaço de vendas tanto para novos artistas quanto para os já conhecidos pelo público.

A artista visual pernambucana Luciana Oliveira é a nova presença no Espaço Arte Brasil. Com mais de 30 anos de experiência e uma trajetória rica em experimentações, as peças de Luciana trazem a beleza e a delicadeza do mar sob os olhos de quem ama experimentar técnicas nas expressões femininas. As obras em exposição e à venda no Espaço Arte Brasil incluem seis peças em porcelana e duas telas. “Desenvolvi uma nova série de aquarelas focadas em retratar mulheres na praia, um projeto que está em fase de fotografia e esboço, com o propósito de celebrar a beleza e a força do corpo feminino”, explicou.

Sua jornada na arte começou ainda na infância, com os desenhos que mais tarde a guiariam para a graduação em Design na Universidade Federal de Pernambuco. Ao longo dos anos, Luciana construiu uma carreira unindo publicidade e ilustração, caminhos que mantiveram sua criatividade fluindo. Após anos de dedicação ao mercado publicitário, ela decidiu abrir seu próprio escritório de Design, o que possibilitou uma liberdade para conciliar a arte visual de forma mais plena. Nos últimos 15 anos, explorou diversas técnicas, incluindo gravura, pintura em porcelana e acrílico e todas com mensagens que são voltadas para o corpo feminino como ideia central.

Embora tenha deixado a publicidade, Luciana mantém o design como parte ativa de sua prática, vendo-o como uma extensão do seu trabalho artístico. Para ela, ambos coexistem de forma harmoniosa: “Enquanto o design atende a uma função prática, a arte é livre. Mas os dois compartilham a busca pela beleza e pela estética”, ressalta. As peças dispostas no Espaço Arte Brasil representam a delicadeza de sua técnica e a profundidade de sua criatividade, convidando o público a mergulhar em seu universo sensível e plural. A aquarela e a gravura, em especial, ocupam um lugar central em sua trajetória. Uma de suas séries mais significativas, intitulada “Imersa,” utiliza gravura em carimbos para compor imagens e é particularmente querida pela artista.

Sobre o Espaço Arte Brasil  –  Criado com o intuito de democratizar a arte, o Espaço Arte Brasil, em João Pessoa, conta com uma curadoria arrojada e oferece ao público obras funcionais e decorativas de artistas renomados nas áreas da pintura, do desenho e esculturas. Com um calendário de exposições de arte, lançamento de livros e outras atividades abertas ao público, a loja fica no térreo do Liv Mall – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos e feriados das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.

Confira imagens:

Continue Lendo