Nos acompanhe

Paraíba

Fotógrafo campinense vence Prêmio Hermano José com fotos de mulheres feirantes

Publicado

em

O trabalho fotográfico ‘Protagonismos: um olhar à força das mulheres da feira central de Campina Grande’, do fotógrafo campinense, Emanuel Tadeu, foi o vencedor do Prêmio Hermano José de Fotografia na categoria cotas, que tem incentivo da Lei Aldir Blanc. Na premiação, foram selecionadas 730 obras físicas de Artesanato, Habilidades Manuais, Artes Visuais, Fotografia e Literatura (livros e cordéis). As fotografias vencedoras retratam a realidade das mulheres chefes de família e que trabalham na feira central na busca das suas autonomias econômicas.

“A obra faz uma leitura imagética, repleta de cor e brilho, onde a minha proposta é reforçar a força da mulher matriarca que luta para que seus direitos sejam devidamente respeitados. Busquei também, levar o entendimento aos espectadores na tentativa que eles compreendam as articulações das três mulheres feirantes de Campina Grande, como sujeito plural e protagonista de suas histórias a partir da investigação das ações de autonomia e desenvolvimento econômico na luta pelo trabalho e emancipação, sem perder de vista os adicionais desafios impostos pela desigualdade de gênero na criação dos filhos, no enfrentamento de situações de preconceito, discriminação e dominação masculina que perpassam o papel social dessas mulheres que desenvolvem, enquanto sujeitos, estratégias e táticas de poder”, explicou o fotógrafo.

Emanuel Tadeu destacou ainda que o trabalho aborda questões sociais e sobretudo o preconceito ainda vivido pelas mulheres. “Não énovidade que ainda nos dias atuais mulheres sofram qualquer tipo de preconceito por realizar atividades que foram ao longo do tempo reclamados por homens ou designados como seu dever. A inserção da mulher nesse ambiente teve muita força na Revolução Industrial e seu clímax na I e II Guerras Mundiais, já que com a ausência masculina, foi necessária mais mão-de-obra capaz de suprir a demanda de cada localidade”, disse, completando que esse processo histórico contribuiu e contribui para a consolidação de uma mentalidade social ainda opressora e preconceituosa, capaz de colocar a mulher em um patamar de inferioridade e sujeita a submissão.

Perfil – Emanuel Tadeu da Silva tem 26 anos e é natural de Campina Grande. Ele é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e atua como fotógrafo há seis anos. Emanuel costuma fotografar o cotidiano de Campina com muita sensibilidade, a exemplo do registro das ruas da cidade vazias em período de pandemia. Ele é fotógrafo premiado. Foi vencedor Prêmio Amelinha Theorga com o trabalho ‘O Descolorir da Tradição – Sonhos em Quarentena’, exposição virtual que retratou como estavam as personagens que fazem parte do São João de Campina Grande, suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Todas as fotos foram acompanhadas por poemas do poeta cordelista Lima Filho.

Continue Lendo

Paraíba

Obras da alça de acesso a Bananeiras entram em fase final; deputado destaca importância à mobilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), vistoriou nesta sexta-feira (27/09) as obras de construção da alça que dá acesso à cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano. Na oportunidade, o parlamentar pode constatar que os serviços já estão na fase final, faltando apenas os últimos ajustes para entregar o empreendimento à população.

O projeto recebeu um investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado da Paraíba e tem como objetivo melhorar a mobilidade na PB-105, que atravessa Bananeiras e Solânea, e inclui a pavimentação de 4,3 km de estrada.

“Esse empreendimento irá beneficiar e muito a cidade de Bananeiras e outras cidades que têm que passar por dentro da cidade e ir para zona urbana, Cacimba de Dentro, Solânea, Arara, Araruna… Então o nosso agradecimento à gestão estadual que foi extremamente importante para que esse sonho da população do Brejo fosse concluído. Já começam a transitar veículos melhorando a nossa mobilidade”, destacou Hervázio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Adjamir prepara grande comício no Centro de Curral de Cima neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), realiza neste domingo (29/09) um grande comício no Centro da cidade. A expectativa do grupo é de arrastar uma multidão de apoiadores às ruas e reforçar o nome de Adjamir.

Ele disputa ao cargo de prefeito pela oposição na coligação ‘Um Novo Tempo de Trabalho’ e tem João Ribeiro (União Brasil) compondo a chapa na condição de vice.

Sobre

Formado em Engenharia Civil, Adjamir iniciou sua trajetória política colocando o nome à disposição como vereador de Curral de Cima, sendo o mais votado da história do município. Ao longo do mandato, destacou-se pela dedicação e trabalho voltado para os curralenses.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Vereador Mô Lima propõe criação do Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador, Mô Lima (PP), apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 2235/2024, que visa criar o Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa. A proposta tem como objetivo estabelecer ações de segurança para a prática de atividades aquáticas, tanto no contexto desportivo quanto em atividades físicas similares, garantindo maior proteção para a população.

O programa buscará conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de afogamentos e a necessidade de garantir a segurança em ambientes aquáticos como piscinas, lagos, rios e praias. Entre as ações previstas estão palestras, campanhas educativas e a formação de cidadãos multiplicadores das práticas seguras em ambientes aquáticos.

Outro ponto relevante do projeto é a implementação de um programa de ensino de natação para crianças, com caráter preventivo, especialmente direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas de natação poderão ser oferecidas em parceria com entidades desportivas e empresas ligadas às atividades aquáticas.

“O Brasil é um dos países com os maiores índices de afogamento no mundo, e a criação desse programa é fundamental para conscientizar a população e prevenir tragédias. Queremos criar uma cultura de segurança aquática em João Pessoa”, destacou o vereador Mô Lima.

O projeto ainda prevê que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba e outras entidades possam ministrar palestras sobre segurança aquática nas escolas públicas e privadas da capital paraibana.

Caso aprovado, o Programa Municipal de Segurança Aquática alinhará João Pessoa com as diretrizes internacionais, como a ação da ONU que estabelece o Dia Mundial da Prevenção de Afogamento em 25 de julho. A proposta é um passo importante para reduzir as mortes por afogamento e suas consequências devastadoras para as famílias e a sociedade.

 

 

Continue Lendo