Nos acompanhe

Paraíba

Feira do agricultor familiar reabre em Campina Grande

Publicado

em

Quase dois anos depois de fechada por causa da pandemia covid 19, a Feira do Agricultor Familiar, organizada pela Empresa Paraibana Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, foi reaberta nesta quarta-feira (22), no campus da Universidade Federal de Campina Grande, com número de feirantes reduzido em 50 por cento. Na cidade, outras duas feiras que acontecem, uma no Parque do Povo e outra no Bairro das Malvinas, já retornaram com a comercialização de seus produtos agrícolas.

Funcionando no pátio do campus da UFCG, há mais de uma década, a feira abre espaço para que 38 produtores rurais possam comercializar seus produtos trazidos diretamente do campo, sem atravessadores. Devido às recomendações sanitárias, o número de feirantes foi reduzido em 50 por cento. Todos têm o acompanhamento e orientação de extensionistas da Empaer em seus municípios. “Todos os protocolos sanitários, como distanciamento e higienização, são observados nos locais das feiras”, comentou o gerente regional da Empaer em Campina Grande, José Ailton dos Santos.

Na feira são comercializados produtos agrícolas de vários tipos, frutas e verduras, como laranja, banana, manga, abacaxi, melão, melancia, alface, coentro, cebolinha, tomate, pimentão, repolho, entre outras, produzidas pelos próprios agricultores sem a presença de agrotóxicos. Na cidade, as feiras são coordenadas pelo agrônomo Antônio Venâncio de Moura Lacerda.

Participam nas três feiras de Campina Grande 194 agricultores familiares de municípios circunvizinhos, sendo que, atualmente, devido às restrições impostas pela pandemia, dos 65 produtores cadastrados no Parque do Povo pelo menos 70 por cento estão presentes; na UFCG, que tem 38 produtores rurais registrados, está em 50 por cento de participantes e, nas Malvinas, conta com sua totalidade de 81 feirantes.

Em João Pessoa – Quanto à Feira do Produtor que funciona toda sexta-feira no pátio da Empaer, localizada na rodovia de Cabedelo, não terá seu horário alterado, mesmo sendo véspera de Natal. O mesmo acontecendo na próxima semana, por ocasião dos festejos de final de ano.

Continue Lendo

Paraíba

Obras da alça de acesso a Bananeiras entram em fase final; deputado destaca importância à mobilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), vistoriou nesta sexta-feira (27/09) as obras de construção da alça que dá acesso à cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano. Na oportunidade, o parlamentar pode constatar que os serviços já estão na fase final, faltando apenas os últimos ajustes para entregar o empreendimento à população.

O projeto recebeu um investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado da Paraíba e tem como objetivo melhorar a mobilidade na PB-105, que atravessa Bananeiras e Solânea, e inclui a pavimentação de 4,3 km de estrada.

“Esse empreendimento irá beneficiar e muito a cidade de Bananeiras e outras cidades que têm que passar por dentro da cidade e ir para zona urbana, Cacimba de Dentro, Solânea, Arara, Araruna… Então o nosso agradecimento à gestão estadual que foi extremamente importante para que esse sonho da população do Brejo fosse concluído. Já começam a transitar veículos melhorando a nossa mobilidade”, destacou Hervázio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Adjamir prepara grande comício no Centro de Curral de Cima neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), realiza neste domingo (29/09) um grande comício no Centro da cidade. A expectativa do grupo é de arrastar uma multidão de apoiadores às ruas e reforçar o nome de Adjamir.

Ele disputa ao cargo de prefeito pela oposição na coligação ‘Um Novo Tempo de Trabalho’ e tem João Ribeiro (União Brasil) compondo a chapa na condição de vice.

Sobre

Formado em Engenharia Civil, Adjamir iniciou sua trajetória política colocando o nome à disposição como vereador de Curral de Cima, sendo o mais votado da história do município. Ao longo do mandato, destacou-se pela dedicação e trabalho voltado para os curralenses.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Vereador Mô Lima propõe criação do Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador, Mô Lima (PP), apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 2235/2024, que visa criar o Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa. A proposta tem como objetivo estabelecer ações de segurança para a prática de atividades aquáticas, tanto no contexto desportivo quanto em atividades físicas similares, garantindo maior proteção para a população.

O programa buscará conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de afogamentos e a necessidade de garantir a segurança em ambientes aquáticos como piscinas, lagos, rios e praias. Entre as ações previstas estão palestras, campanhas educativas e a formação de cidadãos multiplicadores das práticas seguras em ambientes aquáticos.

Outro ponto relevante do projeto é a implementação de um programa de ensino de natação para crianças, com caráter preventivo, especialmente direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas de natação poderão ser oferecidas em parceria com entidades desportivas e empresas ligadas às atividades aquáticas.

“O Brasil é um dos países com os maiores índices de afogamento no mundo, e a criação desse programa é fundamental para conscientizar a população e prevenir tragédias. Queremos criar uma cultura de segurança aquática em João Pessoa”, destacou o vereador Mô Lima.

O projeto ainda prevê que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba e outras entidades possam ministrar palestras sobre segurança aquática nas escolas públicas e privadas da capital paraibana.

Caso aprovado, o Programa Municipal de Segurança Aquática alinhará João Pessoa com as diretrizes internacionais, como a ação da ONU que estabelece o Dia Mundial da Prevenção de Afogamento em 25 de julho. A proposta é um passo importante para reduzir as mortes por afogamento e suas consequências devastadoras para as famílias e a sociedade.

 

 

Continue Lendo