Nos acompanhe

Paraíba

Natal no Campus da UFPB diverte e emociona público com atrações e espetáculos

Publicado

em

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, neste domingo (19), a primeira edição do “Natal no Campus”, no estacionamento da Reitoria, no Campus I, em João Pessoa. Diferentes atrações e espetáculos preencheram a programação do evento, que contou com apresentações musicais e teatrais, feira gastronômica e artesanal, espaço com brinquedos para crianças e ações solidárias.

O Natal no Campus foi iniciado com momentos de muita diversão e lazer, em que as crianças puderam aproveitar, de forma gratuita, diferentes brinquedos infantis. Uma feira reunindo empreendedores de artesanato e gastronomia também compôs o dia de atrações, com a exposição de peças do artesanato paraibano e venda de itens gastronômicos regionais.

Entre o público infantil, estavam presentes crianças da comunidade do Riachinho, no bairro Jardim Treze de Maio, e do assentamento Povo Sem Medo de Lutar, do Bairro das Indústrias, em João Pessoa. O Natal solidário da UFPB realizou a doação de alimentos não perecíveis, calçados e livros.

Nidia Medeiros, professora da Escola Comunitária Sonho de Criança, que atende crianças do assentamento Povo Sem Medo de Lutar, falou sobre o valor social da promoção desse tipo de evento.

“Ficamos sem palavras quando recebemos o convite da Profa. Ana Berenice, da Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), que também é voluntária de nossa escolinha. Quando os alunos receberam a notícia de que viriam, ficaram muito animados e ansiosos. Para eles, que são crianças de um assentamento, um passeio, um dia diferente como este representa muita coisa”, disse a professora Nidia. “Nós não achávamos que a nossa escolinha teria um alcance tão grande para chegar até a Universidade, mas agora percebemos que muita gente sabe que o nosso projeto é importante”, completou a professora.

A UFPB disponibilizou um ônibus para trazer as crianças até o evento, que foram recepcionadas e cumprimentadas pelo reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia. Segundo ele, o objetivo da ação foi ofertar à população, nesse contexto adverso de pandemia, cultura e lazer, além de mostrar que a Universidade é um espaço vivo e acolhedor.

“É o primeiro evento que realizamos para celebrar o Natal no Campus, pois a Universidade é pública e é nesse sentido que aqui precisam passar as pessoas. Muita gente não sabe o que acontece na Universidade”, explicou o Reitor. Para ele, esse contato entre a Universidade e a sociedade também visa estimular que essas crianças e jovens futuramente venham a estudar na UFPB.

Para Ykaro Brayan, de 12 anos, sua primeira visita à UFPB foi marcada por momentos inéditos. “Eu achei muito legal porque nunca tinha assistido a espetáculos. Também ainda não tinha participado de um evento que nem esse, com tantas atrações. Foi algo novo e muito bom para mim”, comentou o aluno da Escola Comunitária Sonho de Criança.

Angélica Costa, presidente da ONG “ARC – Ações solidárias”, que atende crianças de 3 a 11 anos da comunidade do Riachinho, também aprovou a realização da solenidade natalina. “A ideia é fantástica. É o primeiro ano do evento e espero que seja o primeiro de muitos porque adoramos a possibilidade de trazer as crianças para a Universidade. São crianças que precisam ter esse aconchego e carinho”, pontuou Angélica.

O evento, que também contou com o carro da Editora UFPB para doação de livros ao público, foi possível graças à colaboração dos parceiros Instituto Alpargatas, Fecomércio, Creduni, Servgranja, Nova Diagnóstico, Sicredi Evolução, Deputado Eduardo Carneiro e HBF Eventos. Também foi registrado o apoio de voluntários como o estudante de Ciências Biológicas da UFPB, Lucas Silva, que realizou doação de livros.

“É muito gratificante saber que algo que nós já utilizamos ainda pode ser utilizado e aproveitado por outra pessoa. Esses livros já contribuíram com a nossa formação e agora queremos que outros possam utilizá-los de forma a contribuir com o seu desenvolvimento pessoal”, destacou o discente.

Com direção de Edilson Alves, o espetáculo infantil “Troca-se histórias por brincadeiras”, da Arretado Produções, também divertiu o público com uma narrativa dinâmica e lúdica sobre a história do velho palhaço Dengoso e de seu sobrinho Pitoco.

Na música, o Quinteto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) apresentou composições de Tom Drummond e Daniel Pina, que cantaram ao som de violino (Rodrigo Eloy e Emmanuel de Carvalho), viola (Luiz Carlos), violoncelo (Lucas Almeida) e contrabaixo (Victor Mesquita).

Após a apresentação do quinteto da OSUFPB, o Balé Popular da UFPB emocionou o público com um espetáculo de inúmeras coreografias, dirigido por Maurício Germano, contando a história do nascimento do menino Jesus.

“Quando fiquei sabendo do evento, atenta às atrações culturais, pensei em trazer minha filha. Muito do que é desenvolvido na UFPB é pensando na população. Esse tipo de projeto faz com que a comunidade chegue até a Universidade, integrando-se de forma necessária”, afirmou Itania Kalenya Nunes, servidora do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

O evento foi concluído com o Auto de Natal e a chegada do bom velhinho Papai Noel, que encantou as crianças, distribuiu presentes e tirou as tradicionais fotos com a garotada. Todas as atividades seguiram os protocolos de biossegurança, como o uso de máscara e álcool a 70%.

Continue Lendo

Paraíba

Obras da alça de acesso a Bananeiras entram em fase final; deputado destaca importância à mobilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), vistoriou nesta sexta-feira (27/09) as obras de construção da alça que dá acesso à cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano. Na oportunidade, o parlamentar pode constatar que os serviços já estão na fase final, faltando apenas os últimos ajustes para entregar o empreendimento à população.

O projeto recebeu um investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado da Paraíba e tem como objetivo melhorar a mobilidade na PB-105, que atravessa Bananeiras e Solânea, e inclui a pavimentação de 4,3 km de estrada.

“Esse empreendimento irá beneficiar e muito a cidade de Bananeiras e outras cidades que têm que passar por dentro da cidade e ir para zona urbana, Cacimba de Dentro, Solânea, Arara, Araruna… Então o nosso agradecimento à gestão estadual que foi extremamente importante para que esse sonho da população do Brejo fosse concluído. Já começam a transitar veículos melhorando a nossa mobilidade”, destacou Hervázio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Adjamir prepara grande comício no Centro de Curral de Cima neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), realiza neste domingo (29/09) um grande comício no Centro da cidade. A expectativa do grupo é de arrastar uma multidão de apoiadores às ruas e reforçar o nome de Adjamir.

Ele disputa ao cargo de prefeito pela oposição na coligação ‘Um Novo Tempo de Trabalho’ e tem João Ribeiro (União Brasil) compondo a chapa na condição de vice.

Sobre

Formado em Engenharia Civil, Adjamir iniciou sua trajetória política colocando o nome à disposição como vereador de Curral de Cima, sendo o mais votado da história do município. Ao longo do mandato, destacou-se pela dedicação e trabalho voltado para os curralenses.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Vereador Mô Lima propõe criação do Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador, Mô Lima (PP), apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 2235/2024, que visa criar o Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa. A proposta tem como objetivo estabelecer ações de segurança para a prática de atividades aquáticas, tanto no contexto desportivo quanto em atividades físicas similares, garantindo maior proteção para a população.

O programa buscará conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de afogamentos e a necessidade de garantir a segurança em ambientes aquáticos como piscinas, lagos, rios e praias. Entre as ações previstas estão palestras, campanhas educativas e a formação de cidadãos multiplicadores das práticas seguras em ambientes aquáticos.

Outro ponto relevante do projeto é a implementação de um programa de ensino de natação para crianças, com caráter preventivo, especialmente direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas de natação poderão ser oferecidas em parceria com entidades desportivas e empresas ligadas às atividades aquáticas.

“O Brasil é um dos países com os maiores índices de afogamento no mundo, e a criação desse programa é fundamental para conscientizar a população e prevenir tragédias. Queremos criar uma cultura de segurança aquática em João Pessoa”, destacou o vereador Mô Lima.

O projeto ainda prevê que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba e outras entidades possam ministrar palestras sobre segurança aquática nas escolas públicas e privadas da capital paraibana.

Caso aprovado, o Programa Municipal de Segurança Aquática alinhará João Pessoa com as diretrizes internacionais, como a ação da ONU que estabelece o Dia Mundial da Prevenção de Afogamento em 25 de julho. A proposta é um passo importante para reduzir as mortes por afogamento e suas consequências devastadoras para as famílias e a sociedade.

 

 

Continue Lendo