Nos acompanhe

Paraíba

Biografia e filme sobre Ney Matogrosso marcam último dia do 16º Fest Aruanda, em João Pessoa

Publicado

em

Mergulhar no universo de um artista completo com Ney Matogrosso é para raros. E eis que a noite de encerramento do 16º Fest Aruanda presenteia o público com duas grandes obras que captaram toda a essência e vigor desse gigante da cultura brasileira. Nesta quarta-feira (15), haverá o lançamento de “Ney Matogrosso, a biografia”, de Júlio Maria, e a exibição do filme “Ney, à flor da pele”, de Felipe Nepomuceno. As atividades acontecerão a partir das 19h, no Cinépolis, no Manaíra Shopping. A entrada é gratuita.

A biografia escrita por Júlio Maria será lançada no Foyer da Área VIP do Cinépolis, às 19h. Para o escritor, o lançamento da obra não poderia acontecer em momento mais oportuno. “Esse Brasil que a gente está vivendo precisava e precisa de personagens de pé como o Ney. Ele está vivo. Passou por tudo o que passou e continua de pé aos 80 anos fazendo o que faz”, afirmou Júlio.

Saber captar a essência e transpor todo esse vigor é o que a biografia faz com muita destreza. Ao transpor a vida do artista, Júlio torna Ney infinito em vários aspectos. “Foi um cara perseguido na ditadura, foi perseguido pela ala conservadora de extrema direita que sempre existiu. Sobreviveu à Aids, à Covid-19, Para mim, o grande feito do Ney – e ele mesmo fala isso – é estar aqui com gente, representando a vitória de um caráter inabalável”, afirmou.

À flor da pele – O documentário dirigido por Felipe Nepomuceno é um filme que valoriza e desbrava o conjunto da obra do intérprete. Cênico, cada gesto no palco não é à toa. Todos os movimentos têm uma intenção. O filme será exibido na Sala 9 do Cinépolis, no Manaíra Shopping e também pela plataforma Aruandaplay.

“O gestual para o Ney é muito importante. Tentei levar isso para o documentário, não é uma parte isolada. Assim, pensei nas músicas como cenas. Por exemplo, não dá para cortar uma cena da Fernanda Montenegro. Então, são 17 músicas na íntegra”, enfatizou Nepomuceno.

O diretor já tem uma afinidade profissional com Matogrosso, já dirigiu vários DVDs e trabalha com ele há mais de 10 anos. Ele conta que nunca tinha pensado em fazer um documentário. “Seria uma responsabilidade muito grande”, comentou. Pela proximidade, o único caminho possível foi o pessoal/profissional.

No meio de tantas músicas, como selecionar as que estariam no documentário? Felipe utilizou o “critério das lágrimas”. “Usei o critério das lágrimas. Eu ouvi todos os discos, vi todos os DVDs do Ney e quando eu chorava, eu selecionava a música. Fiz uma lista de músicas que me emocionaram”, explicou. Então, só resta contemplar mais essa obra. “Ney, À flor da pele” é tudo isso. Imperdível.

Patrocínios e parcerias – A 16ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento. A assessoria de imprensa local fica por conta da Vivass Assessoria & Comunicação, e a nacional, feita pela agência Procultura. O Festival conta, ainda, com apoio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

 

Serviço:

16ª Edição do Fest Aruanda

Data: de 9 a 15 de dezembro 2021

Informações: www.festaruanda.com.br

Instagram @festaruanda

Locais: Cinépolis Manaíra Shopping e plataforma online Aruanda Play (https://aruandaplay.festaruanda.com.br)

 

Continue Lendo

Paraíba

Obras da alça de acesso a Bananeiras entram em fase final; deputado destaca importância à mobilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), vistoriou nesta sexta-feira (27/09) as obras de construção da alça que dá acesso à cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano. Na oportunidade, o parlamentar pode constatar que os serviços já estão na fase final, faltando apenas os últimos ajustes para entregar o empreendimento à população.

O projeto recebeu um investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado da Paraíba e tem como objetivo melhorar a mobilidade na PB-105, que atravessa Bananeiras e Solânea, e inclui a pavimentação de 4,3 km de estrada.

“Esse empreendimento irá beneficiar e muito a cidade de Bananeiras e outras cidades que têm que passar por dentro da cidade e ir para zona urbana, Cacimba de Dentro, Solânea, Arara, Araruna… Então o nosso agradecimento à gestão estadual que foi extremamente importante para que esse sonho da população do Brejo fosse concluído. Já começam a transitar veículos melhorando a nossa mobilidade”, destacou Hervázio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Adjamir prepara grande comício no Centro de Curral de Cima neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), realiza neste domingo (29/09) um grande comício no Centro da cidade. A expectativa do grupo é de arrastar uma multidão de apoiadores às ruas e reforçar o nome de Adjamir.

Ele disputa ao cargo de prefeito pela oposição na coligação ‘Um Novo Tempo de Trabalho’ e tem João Ribeiro (União Brasil) compondo a chapa na condição de vice.

Sobre

Formado em Engenharia Civil, Adjamir iniciou sua trajetória política colocando o nome à disposição como vereador de Curral de Cima, sendo o mais votado da história do município. Ao longo do mandato, destacou-se pela dedicação e trabalho voltado para os curralenses.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Vereador Mô Lima propõe criação do Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador, Mô Lima (PP), apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 2235/2024, que visa criar o Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa. A proposta tem como objetivo estabelecer ações de segurança para a prática de atividades aquáticas, tanto no contexto desportivo quanto em atividades físicas similares, garantindo maior proteção para a população.

O programa buscará conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de afogamentos e a necessidade de garantir a segurança em ambientes aquáticos como piscinas, lagos, rios e praias. Entre as ações previstas estão palestras, campanhas educativas e a formação de cidadãos multiplicadores das práticas seguras em ambientes aquáticos.

Outro ponto relevante do projeto é a implementação de um programa de ensino de natação para crianças, com caráter preventivo, especialmente direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas de natação poderão ser oferecidas em parceria com entidades desportivas e empresas ligadas às atividades aquáticas.

“O Brasil é um dos países com os maiores índices de afogamento no mundo, e a criação desse programa é fundamental para conscientizar a população e prevenir tragédias. Queremos criar uma cultura de segurança aquática em João Pessoa”, destacou o vereador Mô Lima.

O projeto ainda prevê que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba e outras entidades possam ministrar palestras sobre segurança aquática nas escolas públicas e privadas da capital paraibana.

Caso aprovado, o Programa Municipal de Segurança Aquática alinhará João Pessoa com as diretrizes internacionais, como a ação da ONU que estabelece o Dia Mundial da Prevenção de Afogamento em 25 de julho. A proposta é um passo importante para reduzir as mortes por afogamento e suas consequências devastadoras para as famílias e a sociedade.

 

 

Continue Lendo