Nos acompanhe

Paraíba

Fisioterapia pediátrica auxilia prevenção e tratamento de disfunções em crianças e pré-adolescentes

Publicado

em

Indicada para crianças e pré-adolescentes, a fisioterapia pediátrica promove saúde, previne doenças e reabilita funções e contribui para a independência dos pequenos. “A especialidade abrange cuidados específicos, já que os pacientes, por ainda não serem adultos, precisam ser vistos na fase de desenvolvimento com particularidades e necessidades características”, explica a fisiopediatra, Jéssica Macedo, que atende no Espaço Vida, a clínica de reabilitação do Plano de Saúde Unimed JP.

Esse tipo de fisioterapia favorece a qualidade de vida e bem-estar. Os pais devem procurar um médico de referência, caso haja qualquer sinal de atraso ou problema no desenvolvimento da criança para receber a indicação deste tipo de tratamento. “Uma intervenção rápida e precisa implicará diretamente em um bom prognóstico. Isso vai reverter ou reduzir alguma alteração no desenvolvimento neuropsicomotor da criança”, destaca.

A especialista aponta que é extremamente importante a intervenção ser realizada por um profissional qualificado para que, assim, possa ser desenvolvido um plano de tratamento direcionado e específico. “As principais causas que levam crianças e pré-adolescentes a precisar de fisioterapia são: atraso no desenvolvimento neuro-sensório-motor, alterações posturais, afecções respiratórias e problemas ortopédicos”, conta Jéssica Macedo.

Já a fisioterapia respiratória também é muito procurada, devido a fatores como o clima e predisposição genética, tornam os pequenos mais suscetíveis a desenvolverem infecções no sistema respiratório. “O tratamento vai ajudar a eliminar as secreções dos pulmões e vias aéreas; permitir uma boa expansibilidade pulmonar — o que evita infecções como pneumonia e bronquiolite. Assim como pode melhorar a oxigenação, prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais, associadas ao distúrbio respiratório e reduzir o desconforto respiratório”, explica.

“Não existe limite de idade para iniciar, ao menor sinal de atraso ou alteração, a fisioterapia já é indicada. Porém, em casos de recém-nascidos, prematuros ou uma criança que esteja perdendo peso, a fisioterapia é contraindicada para evitar o gasto calórico”, destaca.

Espaço vida — Para ter acesso ao tratamento, o paciente deve receber uma guia solicitada pelo médico de referência, com recomendações de fisioterapia pediátrica. O Espaço Vida fica na Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1090 – Torre e o atendimento acontece das 7h às 13h e de 13h às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. O cliente tem a liberdade de marcar online no site da Unimed João Pessoa (https://www.unimedjp.com.br/cliente/) o horário e até mesmo o profissional que desejar que o atenda.

Em caso de dúvidas, o cliente pode enviar mensagem de texto via WhatsApp para o número (83) 99118-4804. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. As respostas serão enviadas em até 24 horas (em dias úteis).

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Paraíba

Harrison recebe voto de aplauso da UEPB por paridade de gênero na eleição para desembargador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (26), um voto de aplauso ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, pela autoria da resolução que determinou a paridade de gênero nas eleições da OAB-PB para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional.

A eleição ocorreu no último dia 18 de setembro e, conforme a resolução, “a lista de seis nomes deverá conter obrigatoriamente três homens e três mulheres, de modo a garantir o devido empoderamento das advogadas”. Harrison Targino agradeceu ao Conselho Universitário da UEPB pelo reconhecimento de sua proposta em defesa das mulheres advogadas.

“A minha proposta de paridade para a eleição do Quinto Constitucional da advocacia foi acatada pelo Conselho da OAB e, agora, é referendada pelo CONSUNI. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho em garantir espaços de poder para as mulheres e para a advocacia feminina. Essa norma representa inclusão, equidade de gênero e uma demonstração efetiva de respeito à pauta feminina”, comemorou.

Harrison Targino acrescentou que sua proposta de paridade de gênero nas eleições para o cargo de desembargador(a) do TJPB está alinhada com as demais ações de sua gestão na OAB-PB.

“Esta medida é compatível com tantas outras que implementamos durante esta gestão, na qual as mulheres passaram a fazer parte efetiva da direção da OAB. Pela primeira vez, mais de 60% das presidentes de Comissões da OAB são mulheres, assim como diretoras de comissões. Pela primeira vez na história da OAB, temos mais mulheres em cargos diretivos do que homens, e elas não estão apenas em papéis simbólicos, mas como mulheres atuantes. Mulheres de fibra, que merecem respeito por sua atividade”, afirmou Harrison Targino.

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento de Marmuthe garante instalação de sede do Senac na Zona Sul da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Zona Sul de João Pessoa é beneficiada com mais um importante espaço voltado para formação profissional. Após requerimento protocolado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 2019 pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), o Senac iniciou a instalação da sede Escola Senac Zona Sul, que irá beneficiar os jovens dos bairros Valentina de Figueiredo, Mangabeira, Colinas do Sul e os demais da região.

O espaço oferecerá cursos e programas, normatizados por Diretrizes Curriculares Nacionais, autorizados pelos respectivos sistemas de ensino (MEC), organizados por eixos tecnológicos, ofertados segundo itinerários formativos, possibilitando ensino contínuo e articulado em todas as modalidades de educação profissional e níveis de escolaridade.

“A Zona Sul está pronta para essa transformação. Porque aqui, o trabalho não pode parar!”, destacou Marmuthe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa é a Capital do Nordeste com maior indicador de crescimento na geração de emprego

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (27), mostram que João Pessoa é a Capital do Nordeste com maior indicador de crescimento relativo na geração de emprego com um avanço de 5,37%. A cidade perde apenas para Macapá-AP (9,07%), Boa Vista-RR e Manaus-AM, ambas com índice de 5,71%.

A Capital paraibana registrou um saldo positivo pelo oitavo mês consecutivo. Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município (Sedest), João Bosco, o crescimento na geração de emprego proporciona uma confiança renovada no setor de bens e serviços.

“Cada novo posto de trabalho é um reflexo do esforço conjunto entre a administração municipal, o setor produtivo e a população, que juntos estão construindo uma cidade mais forte, dinâmica e inovadora. Acreditamos que, com esse ritmo, João Pessoa se consolida como um dos principais polos de desenvolvimento no Nordeste, criando oportunidades para todos e projetando um futuro ainda mais promissor”, ressalta.

De acordo com o Caged, João Pessoa teve um saldo de 1.660 novas vagas formais no mês de agosto, maior saldo do ano. O setor de serviços foi o que mais empregou, com um saldo positivo de 1.189. A construção civil aparece em segundo lugar com 259 empregos gerados, seguido por comércio (114), agropecuária (87) e indústria (11).

Em 2024, já foram criados 10.676 novos empregos. As áreas que mais se destacam na geração de oportunidades são os setores de serviços, construção e comércio.

Continue Lendo