A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou, durante sessão remota realizada nesta segunda-feira (6), o Projeto de Lei (PL) 3351/2021 que instituí no Calendário Oficial do Estado da Paraíba a campanha estadual ‘Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’.
Na prática, o PL do deputado Cabo Gilberto Silva (PSL) tem como objetivo a conscientização dos homens no Estado sobre a importância de sua participação na prevenção, enfrentamento e erradicação da violência contra as mulheres.
De acordo com o deputado autor da Lei, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, comemorado anualmente em 06 de dezembro, foi instituído pela Lei nº 11.489/2007, em alusão a um massacre que vitimou 14 mulheres, em 1989, em Montreal, no Canadá.
O Projeto de Lei 3352/2021 foi elogiado pelos parlamentares presentes na comissão e, segundo o autor da propositura, trata-se de uma iniciativa de suma importância.
“No Brasil, o laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência. Esta campanha tem como objetivo promover eventos e atividades para sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Atuando nos espaços públicos, escolas, instituições de saúde, empresas públicas, privadas, divulgando material informativo e educativo” afirmou o deputado Cabo Gilberto.