Nos acompanhe

Paraíba

Secult efetua pagamento aos contemplados pela segunda fase da Lei Aldir Blanc

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, até o dia 30 de novembro, o pagamento dos contemplados pelo Edital Ações Formativas 2021, conforme previsto no Edital. Ao todo foram 61 contemplados, que receberam um total de R$1.016,39/cada.

Os recursos são oriundos do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc. Mais uma vez Campina Grande sai na frente, assim como na primeira fase da Lei Aldir Blanc, em 2020, todos os contemplados foram pagos dentro do prazo previsto no Edital, dando prosseguimento ao auxílio emergencial para a classe artística campinense.

As 61 oficinas de caráter técnico e educativo têm o objetivo de estimular a prática das mais diversas linguagens artístico-culturais na cidade, e serão ministradas de forma híbrida, tanto online como presencial. A programação será definida posteriormente pela equipe da Secult. Além disso, as aulas serão disponibilizadas no canal oficial da Prefeitura no YouTube, bem como no canal de TV Campina na Escola, canal 3.2 da Secretaria de Educação, durante o ano de 2022.

Para maiores informações a Secult disponibiliza o email: [email protected] e o telefone: 3310-6806. Os interessados podem também tirar suas dúvidas presencialmente na sede da Secult, de segunda a sexta, das 08h às 12h.

Continue Lendo

Paraíba

Diretório do PL rebate e também pede cassação de vereadores do PDT em JP por suspeita de fraude

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O diretório do Partido Liberal (PL) de João Pessoa entrou com uma ação eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) solicitando a cassação dos vereadores eleitos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições municipais de 2024 sob a alegação de fraude na cota de gênero. A medida também atinge os suplentes da legenda.

De acordo com a sigla bolsonarista, o PDT apresentou uma lista de 28 candidatos, composta por 18 homens e 10 mulheres, respeitando o mínimo de 30% de candidaturas femininas. No entanto, após a análise dos resultados eleitorais e das campanhas, surgiram suspeitas sobre a autenticidade das candidaturas de três mulheres: Márcia Henriques dos Santos, Maria Ares Menezes Barbosa e Luanna de Moura Lima, que receberam apenas oito, 11 e 17 votos, respectivamente.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta segunda-feira (16/12), o vereador do PDT, João Almeida, afirmou que as candidatas cumpriram toda legislação eleitoral e que obtiveram poucos votos devido ao baixo orçamento de campanha.

“Acho até um desrespeito chamar essas mulheres de laranjas porque elas fizeram campanha, são mulheres que pelo fato de não ter muita estrutura financeira tiveram pouco e voto e temos que respeitar”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“A ditadura chegará a todos”, diz deputado bolsonarista sobre prisão de general Braga Netto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prisão do ex-ministro da gestão Bolsonaro, general Braga Netto, por suspeita de tentativa de golpe de Estado realizada no último sábado (14/12) segue movimentando o debate político a nível nacional.

Candidato a vice-presidente nas eleições municipais de 2022 ao lado de Jair Bolsonaro (PL), o 4 estrelas do Exército teve o mandado de prisão cumprido no inquérito da Polícia Federal que apura tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições presidenciais.

Aliado do partido, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) atribuiu a prisão como inconstitucional e afirmou que o Brasil vive atualmente uma ditadura.

“Têm senadores lá aguerridos, mas infelizmente a maioria dos senadores que têm o poder de fazer o sistema de freios e contrapesos voltar a funcionar e cada Poder ficar no seu quadrado, é omisso, é covarde e não defende a Constituição, não defende o povo brasileiro. Repito e insisto, a ditadura chegará a todos”, disse durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta segunda-feira (16/12).

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Segurança: Paraíba formaliza pedido de entrada no Sistema Brasileiro de Inteligência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba formalizou o pedido de entrada no Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A informação foi confirmada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A reformulação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), materializada pelo Decreto nº 11.693, de 6 de setembro de 2023, tem ganhado força com diversos pedidos de ingresso de Unidades da Federação (UFs). O processo busca promover maior integração e eficiência nas ações de Inteligência em todo o território nacional, envolvendo as UFs e órgãos estaduais estratégicos.

Até o momento, nove UFs já solicitaram formalmente a entrada no Sisbin, por meio da assinatura de pedido de ingresso: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Além dos pedidos de ingresso já assinados, a ABIN, por meio de suas Superintendências Estaduais, está em negociações avançadas com outras UFs, de todas as regiões do país. Com isso, espera-se que o número de estados signatários aumente nos próximos meses.

O ingresso formal dos entes federados busca institucionalizar as relações que já ocorrem nas comunidades locais de Inteligência, promovendo segurança jurídica, aprimorando o compartilhamento de dados, informações e conhecimentos e fortalecendo a capacidade do Sisbin de assessorar o processo decisório nacional.

Próximos passos

O pedido de ingresso da UF é encaminhado ao órgão central, com indicação de quais órgãos ou entidades em sua esfera integrarão o Sisbin, além de designarem ponto focal para comunicação e tramitação do acordo de adesão.

Em seguida, a ABIN remete o pedido à Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional e aos órgãos permanentes do Sisbin para eventuais manifestações. Somente após essas etapas é possível firmar o acordo de adesão, por meio do qual a UF passa a compor o Sisbin.

A participação efetiva dos entes federados, contudo, ocorre por meio dos órgãos e entidades, nomeados órgãos federados. Uma vez indicados e firmado o Acordo de Adesão com a Unidade da Federação, eles devem encaminhar ao Órgão Central formulário de adesão, com informações relativas às competências, sensibilidade de dados tratados, padrões de segurança, recursos de pessoal, recursos de suporte tecnológico e recursos de estrutura organizacional. Com a aprovação do formulário, celebra-se plano de trabalho entre o órgão federado e o órgão central, concluindo o processo.

Para além da amplitude temática, o novo Sisbin reconhece o grande valor da integração com as UFs, as quais agregam, com seus órgãos estaduais e municipais, as vantagens da descentralização administrativa, com ganho de capilaridade e de proximidade com os temas de análise.

Histórico

O Sisbin foi instituído pela Lei nº 9.883, de 7 de dezembro de 1999, que também criou a ABIN, na condição de órgão central do Sistema. A reestruturação do Sisbin, por meio do Decreto nº 11.693/2023 e da Portaria 2.091/2024, deixou mais claro o fluxo para o ingresso de novos membros, incluindo os entes federados, ao detalhar critérios e procedimentos de adesão.

Um dos pilares que nortearam o redesenho do arcabouço jurídico do Sisbin foi exatamente a concretização do ingresso das UFs.

Confira imagem:

Continue Lendo