A parceria entre o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), tem rendido frutos em muitos sentidos e em diversos setores.
O fato pode parecer simples à uma primeira vista, mas, devido ao histórico político na Paraíba dos últimos anos, uma parceria como esta pode ser encarada como a devida compensação ao povo pessoense que já estava acostumado a ver rachas políticos entre governador e prefeitos em detrimento de um trabalho parceiro e, naturalmente, operoso entre as duas gestões.
Para não ‘puxar’ tanto pela memória lembremos apenas do cenário político visto entre os anos de 2011 até 2019.
Nesse dito período, o cidadão pessoense viu a sua qualidade de vida avançar muito menos do que poderia ter avançado graças aos ‘rachas políticos’ protagonizados pelo então governador Ricardo Coutinho, que permaneceu à frente do Executivo Estadual de 2011 até 2018, e os prefeitos ‘Lucianos’: o Agra (2010 até 2012) e o Cartaxo (2013 até 2020).
Agra, o então prefeito da época e ex-aliado do grupo ‘Girassol’, que corre à boca miúda, morreu em 2014 por problemas de saúde e sequelas decorrentes de tanta perturbação provocada pelos ditos desentendimentos que seriam muito mais vistos e danosos nos bastidores, chegou a ser publicamente acusado de traição pelo então governador Coutinho.
Já com Cartaxo, um novo rompimento político também foi protagonizado por Ricardo. Fato este que frustrou o cidadão pessoense, que esperava testemunhar um pouco de paz política, mas, que viu, com o passar do tempo, projetos de interesse da Capital paraibana serem ‘plugados’ ao modo inconcluso ou da não realização por falta de um trabalho conjunto entre as gestões municipal e estadual.
Porém, desde a volta de Cícero Lucena ao cargo de prefeito da Capital da Paraíba, a partir das Eleições 2020, o cenário político entre PMJP e Governo do Estado tem sido, até aqui, conforme o prometido pelo próprio Cícero desde à sua campanha eleitoral: de parceria em benefício dos moradores de João Pessoa.
Tanto é que, desde que tomou posse no cargo, Cícero tem realizado diversos projetos de forma conjunta com João.
Sem pensar muito, podemos lembrar, por exemplo, do acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), e a PMJP para possibilitar o compartilhamento de câmeras, por meio da Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública, com objetivo de fortalecer o combate à criminalidade, inclusive aos crimes de sonegação fiscal.
Ou mesmo da parceria entre a PMJP e o Governo do Estado para que a Capital batesse recordes na campanha de vacinação contra a Covid-19 que, ainda no mês de julho, já superava o número de 500 mil imunizados proporcionando, assim, que João Pessoa, se tornasse uma das capitais do Brasil mais avançada no número de vacinados contra o coronavírus.
Tem ainda a parceria entre as gestões de Cícero e João para criação de aproximadamente 40.000 (quarenta mil) empregos na Capital paraibana através do programa ‘Agora tem Trabalho’ que foi criado graças a um investimento generoso angariado com o apoio do Governo do Estado da Paraíba para realização de diversas obras nos setores da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
No intuito de manter o hábito dessa parceria, hoje, quarta-feira (1º), o prefeito assinou a Ordem de Serviço para drenagem, recuperação de calçada, pavimentação e execução de muro gabião da avenida Cabo Branco, reestruturação essa que irá alcançar até o trecho final da Avenida Cabo Branco, onde a erosão inviabilizou o tráfego de pedestres e ciclistas, iniciando assim um projeto que vai garantir a preservação de toda a barreira que é uma das principais atrações turísticas do país, por ser, geograficamente, o ponto mais oriental das Américas.
O que hoje parece simples, já foi cena considerada impossível por quase uma década no cenário político pessoense.
Diante disso, resta à nós, eleitores, desejar que a sensibilidade, a parceria e o desejo sincero de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos sigam guiando e fortalecendo essa parceria política que faz tão bem ao calejado povo pessoense.