Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba conquista 60 medalhas nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Publicado

em

As Paralimpíadas Escolares foram finalizadas, na sexta-feira (26), na cidade de São Paulo. Na disputa, o time paraibano – composto por 51 atletas – obteve 60 medalhas, sendo 33 de ouro, 15 de prata e 12 de bronze. O resultado superou a meta estabelecida pela coordenação da delegação que havia previsto 50 conquistas.

O evento reuniu cerca de 1,5 mil participantes oriundos de todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal. Desse total, a Paraíba contou com 80 membros em sua delegação, sendo destes, 51 atletas, todos com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

As Paralimpíadas Escolares retornaram, após o cancelamento da competição, em 2020, por conta da Pandemia da Covid-19. Apesar do evento ser uma retomada, o que se viu nos locais de competições divididos no complexo esportivo do Centro Paralímpico Brasileiro, onde as disputas foram realizadas, foi uma demonstração importante da força do paradesporto nacional, onde a Paraíba é destaque.

Por conta da impossibilidade de realização das etapas regionais e a estadual dos Jogos Paraescolares da Paraíba, a delegação do estado acabou chegando em São Paulo com um número reduzido em relação às edições anteriores do evento. Ainda assim, o estado, que já revelou diversos medalhistas paralímpicos e mundiais como Cícero Valdiran, Petrúcio Ferreira e Silvana Fernandes, demonstrou, mais uma vez, sua força no paradesporto.

Para Jean Azevêdo, chefe da delegação paraibana e coordenador de paradesporto da Sejel, diante de todas as dificuldades encontradas nesse ciclo de mais de um ano em meio à pandemia da Covid-19, o saldo da competição para a Paraíba foi excelente e o estado colherá bons frutos dessa participação nas Paralimpíadas Escolares.

“As Paralimpíadas Escolares são o principal revelador de talentos para o paradeporto no Brasil. Para nós da Paraíba, mais uma vez, saímos daqui sabendo que fizemos uma grande competição e que todo o esforço para poder trazer essa garotada para São Paulo valeu a pena. Tivemos resultados excelentes e grandes talentos sendo mostrados para o país. Nossa equipe bateu cinco recordes escolares no atletismo e tivemos um atleta convocado para a Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas. Contudo, acima de tudo isso, o mais importante é a oportunidade de vida que essas crianças, jovens e adolescentes estão tendo aqui. Tenho certeza que esses jogos mudaram a vida delas e que dessa delegação saíram grandes campeões paralímpicos para a Paraíba”, afirmou Jean Azevêdo.

Para o diretor técnico da delegação paraibana, Gilmar Araújo, “a ajuda do Governo do Estado foi fundamental porque foi o responsável pelo envio da delegação, arcando com todas as passagens, gerando um grande investimento”.

O secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, comemorou bastante a conquista das 60 medalhas e destacou o esforço dos paraibanos. “É motivo de muita alegria e comemoração essa participação paraibana nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo. Se a própria direção acreditava atingir 50 medalhas e na prática conseguiu 60, então provou o grande potencial e, por isso, o Governo do Estado acredita sempre na força do paradesporto paraibano”, frisou José  Marco.

Desempenho por modalidade 

Atletismo: Entre modalidades individuais, o Atletismo foi responsável por 37 medalhas, além de mais cinco recordes escolares. Nesse esporte, três paratletas nascidos em Areia foram destaque. Juntos, eles obtiveram 9 medalhas de ouro, três para cada. Ruth Vitória Nascimento competiu no Sub-14, José Mariano de Sales Silva no Sub-16 e José Leonel Cândido de Lima também no Sub-14.

Ainda no Atletismo, Francisco Cordeiro de Lima, natural de João Pessoa, assim como Luiz Antônio da Silva Bezerra, do município de Várzea, no sertão do estado, conquistaram três medalhas de ouro para a Paraíba. Além desses atletas, mais 8 membros do time da modalidade obtiveram medalhas para a delegação paraibana.

São eles: Alane Ellen Medeiros de Oliveira (Baía da Traição –  1 bronze); Arthur Sepryano Rocha Rodrigues (João Pessoa – 2 ouros e uma prata); Emilly Rodrigues de Fontes (João Pessoa – 1 ouro e 2 pratas); Hilary Esmeralda Alonso da Silva Melo (Itabaiana – 2 pratas e 1 bronze); Jonatas Luiz dos Santos Silva (Santa Rita – 1 ouro); José Marcos Martins (Cabedelo – 2 pratas e 1 bronze); Maria Heloise Dias Barbosa (João Pessoa – 1 ouro e 1 prata) e Maycon Araújo Ferreira da Silva (São João do Cariri – 2 ouros e 1 prata);

Natação: A natação foi a segunda modalidade que mais trouxe medalhas para a Paraíba. Ao todo, foram 10 conquistas para o estado nas piscinas do Centro Paralímpico Brasileiro. O principal destaque veio de Campina Grande, com Lara Fernandes de Farias. Disputando três provas, ela levou para casa três medalhas de ouro.

A equipe da natação ainda obteve mais dois ouros, um com Daniel Costa Carvalho Martins e outro com Guilherme Soares dos Santos, ambos de João Pessoa. Também natural da capital, outro destaque ficou para Marcone João de Sousa Júnior, que conquistou uma prata e dois bronze. Fechando as conquistas nas piscinas, Carlos Eduardo Santos Cruz, natural de São Bento, subiu ao pódio duas vezes para receber medalhas de bronze.

Bocha: Uma das modalidades mais tradicionais do paradesporto é a bocha. Nela, a Paraíba também segue como referência. Por equipes, foi nessa modalidade que o estado teve o seu melhor desempenho nessa edição das Paralimpíadas Escolares: o terceiro lugar geral.

O resultado veio graças às cinco medalhas conquistadas pelo estado. Laíssa Polyanna Guerreira da Silva, de Campina Grande, conquistou a medalha de ouro e foi um dos destaques do evento. Ícaro Araújo Barbosa (Lagoa Seca), Natanaeli Alves Celestino (Alagoa Grande) e Alehandro da Silva Monteiro (Areia) ficaram com a prata em suas classes. Por fim, com um bronze decisivo para o pódio geral da Paraíba, veio Heloísa Ramos de Lima, de João Pessoa.

Basquete 3×3 em cadeira de rodas: O basquete foi a única modalidade coletiva na qual a equipe paraibana obteve medalhas nessa edição das Paralimpíadas Escolares. Por conta da não realização das seletivas no estado, a convocação das seleções paraibanas para as competições de esportes coletivos foi um dos eixos mais prejudicados. Ainda assim, no basquete a equipe surpreendeu a própria coordenação da delegação, pois a equipe foi formada com apenas um atleta veterano e, mesmo assim, conseguiu vencer adversários com conjuntos fortes e mais experientes para ficar com o bronze. O time paraibano foi formado por:  David Athos Santos Morato (Monteiro), João Vítor Santos da Nóbrega (Cuité), José Gabriel Honorio da Silva (Monteiro); Jovanio de Lucena Souza Filho (Cabedelo) e Vinícius Vicente de Albuquerque (João Pessoa). Jovanio, graças ao seu desempenho individual, foi convocado para um camping da Seleção Brasileira, que deve ocorrer em janeiro do próximo ano, no Centro Paralímpico Brasileiro, novamente em São Paulo.

Judô: O Judô paraibano também é uma tradição nas Paralimpíadas Escolares. Por isso, a modalidade era esperança de medalhas e elas vieram. Foram três nesse esporte, um ouro com Maria Eduarda Alves de Sousa, natural de João Pessoa, além de dois bronzes com Salete Helen Nóbrega Bezerra de Campina Grande.

Badminton: No Badminton, a Paraíba fez bonito mais uma vez. Nas disputas acirradas desse esporte com a peteca, o estado conquistou duas medalhas de prata. As conquistas foram de Saymon Max Gomes da Silva (João Pessoa) e Vitória Régia Leite de Sousa (Mamanguape).

Tênis de Mesa: Mais um esporte tradicional nas disputas paralímpicas, o Tênis de Mesa foi responsável por mais duas medalhas para a Paraíba, ambas na classe CT10, na qual Isllane Lavínia Alves dos Santos ficou com o bronze e a equipe do estado levou a medalha de ouro.

Futebol de 5 e Parataekwondo: No Futebol de 5, a Paraíba é uma das principais forças do país. O jovem time do estado, nessa edição das Paralimpíadas Escolares, acabou sendo eliminado ainda na primeira fase. Já no Parataekwondo, o atleta que havia sido inscrito acabou desistindo e não integrou a delegação que viajou até São Paulo.

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB solicita apoio de parlamentares paraibanos para o orçamento de 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, reuniu-se na manhã desta terça-feira (26/11) com o deputado federal Ruy Carneiro (PSC/Podemos). O encontro ocorreu em Brasília, onde a dirigente cumpre agenda de visitas aos parlamentares da bancada paraibana no Congresso Nacional com o objetivo de buscar recursos de emendas para 2025. Antes da visita a Ruy Carneiro, a reitora Mary Roberta também manteve agenda com os deputados federais Luiz Couto (PT) e Mersinho Lucena (PP).

No encontro com Ruy Carneiro, foram entregues ofícios solicitando recursos para os campi de Soledade, Santa Rita, Princesa Isabel, Pedras de Fogo, Itabaiana, Guarabira, Catolé do Rocha e Cabedelo, além da Reitoria. Em um dos documentos direcionados ao parlamentar do Podemos, a Reitoria solicita que o Instituto Federal da Paraíba figure como um dos eixos prioritários de contemplação de emenda de bancada, para credenciar-se a receber recursos para aplicar na expansão e modernização de sua infraestrutura.

A dirigente do IFPB comentou que a passagem pela Câmara dos Deputados, juntamente com diretores-gerais dos campi, tinha como intuito agradecer as ações da bancada paraibana em benefício da instituição bem como projetar as ações para 2025.  “E o deputado Ruy Carneiro tem sido um parceiro do Instituto Federal da Paraíba em várias ações, tanto defendendo nossas pautas como também nas emendas parlamentares, determinando recursos para os nossos campi e também para a nossa Reitoria”, afirmou Mary Roberta.

Conforme a reitora, o parlamentar paraibano assumiu, durante a visita, o compromisso de apoiar o Instituto novamente. “Para mim é uma grande satisfação, mais uma vez, receber aqui no meu gabinete a família IFPB”, afirmou Ruy Carneiro . Ele ressaltou que é testemunha do trabalho transformador que os Institutos Federais fazem não apenas na Paraíba, mas em todo o Brasil.

“Isso é  muito gratificante. Todos os recursos que eu tenho colocado, em Princesa Isabel, em Pedras de Fogo, em João Pessoa, têm dado resultados concretos na mudança de vida das pessoas. Eu digo sempre que, de todas essas instituições, na minha visão, sem dúvida nenhuma, o IFPB é, de maneira mais prática, ou mais rápida, a que mais transforma, dá o resultado para as pessoas, que é exatamente aquela formação, o emprego, se sentir útil, contribuir com a Paraíba e o Brasil”, afirmou. “Contem sempre comigo. Parabéns pelo trabalho! Eu fico feliz em poder fazer parte da família IFPB”, complementou.

DEMANDAS APRESENTADAS PELO IFPB AO DEPUTADO RUY CARNEIRO

UNIDADE RECURSOS OBJETIVO
REITORIA R$ 2.800.000,00 Execução da Política de Segurança Institucional do IFPB (melhoria da segurança, acessibilidade e monitoramento); implantação do Centro de Demonstração em Energias Renováveis, como parte do Projeto ETRELA-IKI
CAMPUS CABEDELO R$ 5.883.254,99 Manutenção dos telhados dos blocos acadêmicos; adequação de corrimãos e guarda-corpos; instalação de plataforma elevatória no bloco administrativo; a equipagem do recém-inaugurado restaurante estudantil; aquisição de um micro-ônibus; aquisição de um laboratório equipado com 21 (vinte e um) computadores de alta performance; construção de ginásio poliesportivo.
CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA R$ 4.500.000,00 Construção do novo bloco acadêmico; aquisição de equipamentos para os laboratórios; aquisição de mobiliário e material permanente para o restaurante estudantil.
CAMPUS GUARABIRA R$ 7.100.000,00 Construção de auditório;  adequação, instalação e modernização dos laboratórios e setores administrativos do campus; construção de bloco de salas de aula; construção de uma área de lazer com espaço de vivência e espaço esportivo; aquisição de equipamentos para o refeitório; construção de um ginásio poliesportivo.
CAMPUS ITABAIANA R$ 275.062,00 Aquisição e instalação de um ambiente de biblioteca para o campus, destinado a atender às demandas de ensino e pesquisa dos estudantes.
CAMPUS PEDRAS DE FOGO R$1.250.000 Recursos necessários para garantir a conclusão da construção da sede definitiva do campus (em andamento).
CAMPUS PRINCESA ISABEL R$ 100.000,00 Construção de rampas de acessibilidade no bloco administrativo do campus.
CAMPUS SANTA RITA R$ 2.000.000,00 Alargamento e pavimentação de uma via marginal da BR-230, entre os quilômetros 41 e 42.
CAMPUS SOLEDADE R$ 200.000,00 Construção de sala de aula.

Continue Lendo

Paraíba

“Tem construído uma ALPB mais unida”, diz Doutora Paula ao parabenizar Adriano Galdino em reeleição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desta terça-feira (26/11), a deputada estadual Doutora Paula (PP), parabenizou o deputado Adriano Galdino (Republicanos) pela reeleição por unanimidade à presidência da Casa Legislativa durante o biênio 2025-2026.

“Isso traz uma harmonia entre nós deputados e os representantes legais nessa Paraíba que tanto tem diferenças regionais. Parabéns à sua ética, o seu respeito e a sua liberdade dentro de um parlamento de 36 representantes e que você tem construído cada vez mais uma Assembleia unida, se preocupando sempre com os interesses do Estado, da maioria e daqueles mais pobres. É assim que se faz a democracia, é assim que se faz o parlamento, é assim que trabalham os políticos. Uma união de forças para que nosso povo seja bem representado em um país como todo”, disse a deputada.

Além de Galdino (presidente), são componentes da nova Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão (1º vice-presidente), Cida Ramos (2ª vice-presidente) e Taciano Diniz (3º vice-presidente), Caio Roberto (4º vice-presidente), Tovar Correia Lima (1º secretário), Eduardo Carneiro (2º secretário), Anderson Monteiro (3º secretário), Jane Panta (4ª secretária), Sargento Neto (1º suplente), Galego de Sousa (2º suplente), Eduardo Brito (3º suplente) e Júnior Araújo (4º suplente), Wallber Virgolino (corregedor parlamentar), Branco Mendes (1º corregedor), Jutay Meneses (2º corregedor) e George Morais (4º corregedor).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Balanço do FNDE atesta conclusão de 30 obras de Educação em 26 municípios da PB em menos de 2 anos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um total de 1.215 obras relativas a diversos tipos de melhorias estruturais em escolas das 27 unidades da Federação foram concluídas entre o início de 2023 e a primeira quinzena de novembro de 2024. As ações contemplam reformas, coberturas de quadras esportivas, ampliações e melhorias em escolas de ensino fundamental, profissionalizante e educação infantil.

Os dados integram relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) com propósito de transferir recursos e prestar assistência técnica a estados, municípios e ao Distrito Federal para garantir educação de qualidade em todo o país.

Do total de obras entregues, 30 foram finalizadas na Paraíba, em 26 municípios, com 19 concluídas em 2023 e 11 em 2024. As melhorias beneficiam mais de 6,6 mil alunos, entre eles 2,2 mil matriculados no período integral. O valor total do investimento supera R$ 23,9 milhões, dos quais R$ 22,5 milhões já foram pagos.

Das 30 obras realizadas na Paraíba, 15 referem-se à construção ou cobertura de quadras esportivas, cinco em escolas de educação infantil e dez em escolas do ensino fundamental. Todas as 30 obras estão na esfera municipal. São cinco intervenções em áreas rurais, 24 em áreas urbanas e uma em território quilombola.

“Esses números são muito expressivos e refletem o esforço conjunto do Governo Federal, estados e municípios para garantir que mais crianças e jovens tenham acesso a escolas com infraestrutura adequada. Nosso compromisso é com a continuidade desse trabalho e com a ampliação de oportunidades educacionais em todo o país”, destacou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

PACTO NACIONAL – Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de novembro de 2023, a Lei nº 14.719/2023 instituiu o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde. A lei criou um arcabouço normativo para a retomada de obras e serviços de infraestrutura educacional e da saúde que estavam paralisados ou inacabados, em um processo que depende também da manifestação de interesse de estados e municípios.

Encerrado em 22 de dezembro de 2023, o prazo para estados e municípios manifestarem interesse na retomada de obras paralisadas e inacabadas na área da educação foi marcado por uma expressiva adesão, totalizando 3.783 solicitações registradas através do Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Esse esforço do Governo Federal representa um investimento significativo de R$ 4,1 bilhões. A meta de conclusão é de 24 meses a partir da retomada de cada obra, com possibilidade de uma única prorrogação pelo mesmo período. Estima-se a criação de 741,6 mil novas vagas nas redes públicas de ensino em todo o país.

Confira dados:

Continue Lendo