Nos acompanhe

Paraíba

Emlur regulariza coleta de resíduos domiciliares até a próxima terça-feira

Publicado

em

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai regularizar a coleta de resíduos sólidos domiciliares até a próxima terça-feira (30). Com a realização de novos contratos com empresas de engenharia para prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, na última sexta-feira (19), está sendo feito um esforço para atender a demanda reprimida da semana passada, quando houve atrasos na execução dos serviços.

A Emlur elaborou um novo planejamento do calendário de coleta domiciliar, com algumas alterações. Na maior parte da cidade, o serviço é executado em dias alternados. Em outras áreas, o serviço é diário, a exemplo de locais com grande consumo de resíduos sólidos, em razão do fluxo de pessoas, a exemplo do Centro e dos bairros da orla.

“Após a assinatura dos contratos, as empresas tinham o prazo de cinco dias para iniciar os serviços, mas desde segunda-feira, elas já estão executando as atividades. Nossa prioridade é sanar os atrasos pontuais e regularizar o calendário de coleta, que teve algumas alterações para otimizar a realização dos serviços”, explica o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

Conforme o diretor de Operações, José Dantas, o prazo até terça-feira é devido às demandas do final de semana. “Nossa coleta, em geral, é em dias alternados. Portanto, quando é feita na sexta-feira, o dia seguinte é a segunda. Nos bairros onde ocorre no sábado, o próximo dia é a terça-feira”, destaca ele.

As empresas contratadas são SP soluções ambientais S.A. – que já prestava os serviços por meio de outro instrumento contratual – e Naturalle Tratamento de Resíduos LTDA. As contratações ocorreram por meio da modalidade de Dispensa de Licitação nº 022/2021, conforme o artigo 43, inciso VI, da Lei n° 8.666/93 e alterações posteriores. Os contratos foram firmados em caráter emergencial, considerando a essencialidade dos serviços de limpeza urbana. O prazo de vigência será de 180 dias.

Concorrência pública – O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que a Emlur também está realizando licitação na modalidade concorrência pública para contratação de empresas de engenharia que irão desempenhar as atividades de limpeza urbana, nos próximos anos. O termo de referência do edital está sendo elaborado e recebeu sugestões da população, em audiência pública, realizada no último dia 11.

Quando o procedimento licitatório de concorrência pública – regularmente autuado no processo administrativo nº 2021/03555/Emlur (Concorrência nº 001/2021) – for concluído, os contratos temporários serão rescindidos, mediante aviso prévio de, no mínimo, 30 dias às empresas.

Veja o calendário da coleta de resíduos domiciliares:

DIÁRIO – DIURNO DIÁRIO – NOTURNO
Horário: 7h às 16h20 Horário: 19h às 4h20
Jardim Oceania Varadouro
Timbó Trincheiras
Orla Tambiá
Bessa Tambaú
Aeroclube Manaíra
Jaguaribe
Centro
Cabo Branco
Alto Roger

SEGUNDA/QUARTA/SEXTA – DIURNO SEGUNDA/QUARTA/SEXTA – NOTURNO
Horário: 7h às 16h20 Horário: 19h às 4h20
Altiplano Bairro dos Estados
Brisamar Expedicionários
João Agripino Miramar
Pedro Gondim Tambauzinho
Penha Cruz das Armas
Ponta do Seixas Funcionários I
Portal do Sol Mangabeira
São José Jardim Veneza
Cidade Verde (Mangabeira)
Cristo Redentor
Grotão
Baixo Roger
Varjão
Padre Zé
Gramame
Mussuré
Distrito Industrial
Cidade Verde (B. das Indústrias)
Mumbaba

TERÇA/QUINTA/SÁBADO – DIURNO TERÇA/QUINTA/SÁBADO – NOTURNO
Horário: 7h às 16h20 Horário: 19h às 4h20
Barra de Gramame Castelo Branco
Costa do Sol Torre
Bairro dos Ipês Valentina
Mussumagro Anatólia
Paratibe Bancários
Água Fria Jardim Cidade Universitária
Alto do Mateus Ernesto Geisel
Bairro dos Novais Jardim São Paulo
Cidade dos Colibris Jardim Treze de Maio
Cuiá Bairro das Indústrias
Funcionários Planalto da Boa Esperança
Ilha do Bispo
Distrito Mecânico
Jardim Planalto
João Paulo II
José Américo
Alto do Céu
Mandacaru
Ernani Sátiro
Costa e Silva

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo