Nos acompanhe

Paraíba

ALPB realiza sessão especial em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, nesta quarta-feira (24), alusiva ao Dia da Consciência Negra. O encontro, que aconteceu de forma remota, também teve como finalidade comemorar o Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e o Dia de Teresa de Benguela no Brasil. Participaram do debate importantes referências negras do poder público e da sociedade civil organizada.

“Nós tivemos como objetivo discutir os avanços e retrocessos nas políticas raciais e qual nosso papel enquanto legisladores nesse processo. Foi uma importante discussão, tão necessária no nosso atual contexto social, onde as violações de direitos e episódios de racismo estão cada vez mais explícitos”, ressaltou Estela Bezerra, autora da propositura.

A deputada Cida Ramos destacou a importância da sessão na Casa. “Esse debate foi fundamental para discutir as formas de evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade. No Brasil, preto e preta morrem primeiro, essa é uma política racista. É obrigação nossa, no parlamento, continuar lutando para realizar ações que sejam motivadoras para a caminhada de todas as pessoas negras no Brasil”, disse.

Historicamente, de acordo com o vereador de João Pessoa, Marcus Henriques, o racismo no Brasil tem sido a raiz da miséria, da pobreza, da violação dos Direitos Humanos, da população negra. “A classe dominante insiste em negar os direitos básicos como a saúde, a educação e o acesso ao mercado de trabalho. Que esse dia, que é um dia de luta, seja também um dia de reflexão. E que essas discussões de hoje possam contribuir para o engrandecimento da população negra e para que a gente possa, cada vez mais estarmos juntos, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de João Pessoa, lutando por esse seguimento, que é uma luta que eu abraço com muito prazer”, declarou.

Para a defensora pública Aline Mota, não há democracia sem igualdade racial. “É uma falácia a gente sustentar a existência de democracia em um país em que a gente ainda consegue identificar a presença do racismo de forma tão opressora, o racismo estruturante. Daí a importância de sessões como essa, de audiências públicas, que possam acontecer no sentido de trazer a questão racial para o centro do debate”.

Tereza Benguela

A deputada Estela Bezerra destaca que o “Dia Nacional de Tereza de Benguela; da Mulher Negra; e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer o tema à tona, pois os dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge massivamente a população negra, principalmente mulheres, incluídas as transsexuais”.

De acordo com associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas (54% da população) se identificam como negras. E tanto no Brasil quanto fora, esse grupo é o que mais sofre com as desigualdades socioeconômicas e raciais. Tereza de Benguela foi a escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios. Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso. Tereza se tornou a líder do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas.

Também participaram da sessão a vereadora de Campina Grande Jô Oliveira; a representante da Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, Uliana Gomes da Silva; Leonardo Ferreira da Silva, da Marchada Negritude Unificada; a vice presidente nacional da Central Única das Favelas, Kaline Lima; Elioenai Gomes, artista Multivisual e Gestora Cultural do Ateliê Multicultural; Mãe Tuca, da Casa de Cultura Axé; Aline Martinells Menezes Carvalho, preta em movimentos, missionária evangélica, teóloga; e representando a quilombola do Sertão, Jessika Cristina Silva Santos;

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo