A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pleiteia, junto à bancada federal paraibana, em Brasília, recursos de emendas parlamentares para a construção de uma subestação 69 kV (quilovolts), com o objetivo de estruturar a instituição na área energética. A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, participa, na Câmara dos Deputados, em Brasília, da reunião da bancada federal paraibana, acompanhada de uma comitiva formada por pró-reitores e diretores de centros da instituição.
O governador da Paraíba, João Azevedo, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, também participaram da reunião, presidida pelo coordenador da bancada, deputado federal Efraim Filho.
Durante todo o dia, o grupo de dirigentes da UFPB visitou os gabinetes dos parlamentares na Câmara dos Deputados para pedir apoio aos projetos da UFPB.
“Estamos pleiteando uma subestação 69 kV e linha de transmissão, uma necessidade emergencial e estrutural da Universidade”, explicou a Vice-reitora. Com a instalação da subestação na UFPB, será possível a aquisição de energia elétrica em uma tensão mais elevada (69 kV), reduzir os custos de energia, gerando uma economia anual em torno de R$ 6 milhões de reais. Compraremos uma energia com uma tensão maior e faremos o rebaixamento adequado dentro da Universidade. Para isso, precisamos de linhas de transmissão a fim de trazer essa energia de alta tensão para dentro da UFPB”, explicou a Vice-reitora.
Nesta quarta-feira (10), a Vice-reitora e demais dirigentes da UFPB encontraram-se com a deputada federal Edna Henrique, o deputado Hugo Motta, e visitaram os gabinetes de outros parlamentares paraibanos. A agenda inclui também visitas ao gabinete dos deputados Ruy Carneiro e Wellington Roberto, líder do Partido Liberal (PL) e com quem a UFPB irá debater, também, apoio para o projeto do Porto de Águas Profundas para o estado da Paraíba. Ontem, o grupo foi recebido pelo deputado federal Frei Anastácio.
O objetivo é dialogar sobre as necessidades da UFPB dentro da pauta da reunião sobre as emendas de bancada que define os investimentos de emendas parlamentares para 2022.
Os integrantes da comitiva incluem o Prof. Paulo de Tarso, Pró-Reitor de Planejamento (Proplan); Prof. Marcel de Gois Pinto, diretor do Centro de Tecnologia (CT); Prof. Lucídio Cabral, diretor do Centro de Informática (CI); Prof. Manoel Bandeira, diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA); Prof. João Andrade da Silva, diretor do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR); e Prof. José Givaldo Melquiades, diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM).
INSS
Nesta quinta-feira, a Vice-reitora visitará, também, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos de Oliveira, para tratar sobre as mudanças instituídas pelo Decreto Presidencial nº 10.620, que dispõe sobre a competência para a concessão e a manutenção das aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência social da União no âmbito da administração pública federal.
“Nós visitaremos o presidente do INSS para conversarmos sobre a mudança dos processos de aposentadoria dos servidores que passarão a ser administradas pelo INSS e não mais pela UFPB. O objetivo é estreitar os laços com o Instituto já que, a partir de agora, estaremos sempre em contato”, disse a Vice-reitora Liana Filgueira.