Nos acompanhe

Paraíba

Junio Leandro defende comunidade LGBT e demanda de atletas das periferias

Publicado

em

Nesta quinta-feira (11), o vereador Junio Leandro (PDT) iniciou seu pronunciamento relatando repúdio à Câmara Municipal de Campina Grande por, segundo disse, não querer abrir debate de políticas públicas para a comunidade LGBT. “O vereador tem que legislar para todo mundo. Todo mundo paga imposto, IPTU, cumpre seu papel. Me solidarizo com essa população. Toda forma de amar o ser humano, para mim, é justa”, ressaltou.

Em seguida, o parlamentar abordou um projeto de sua autoria, que proíbe a cobrança para uso de campos de futebol, ginásios esportivos, praças e espaços públicos sob administração do Poder Público Municipal, destinados à prática de atividade física. Ele explicou que a especulação imobiliária tem tomado conta dos terrenos, em João Pessoa. O problema apontado por ele seria a consequente e crescente dificuldade de acessibilidade aos espaços por parte da população carente. No entanto, para ele, se trata de “uma demanda de todos os atletas, mas, principalmente, da periferia”, afirmou.

“Entre ter gramado e diminuir o acesso, é melhor deixar no barro”, enfatizou lembrando que muitos não teriam condições de comprar chuteiras para jogar em espaços assim. O parlamentar entende que as comunidades carentes são as que mais precisam do benefício, tendo em vista que o esporte é uma forma de livrá-los das drogas e da criminalidade. “As pessoas que mais precisam estão sendo excluídas”, reforçou. Junio acredita que não há problemas em fazer doações, mas defende a não obrigatoriedade de se cobrar algo para que os espaços sejam utilizados.

Ele ainda parabenizou o trabalho que tem sido realizado pelo secretário de esportes, Kaio Márcio, e pediu a colaboração dos vereadores e da prefeitura: “Peço aos meus colegas que são desportistas, vamos referendar isso, para que não se cobre taxa para usar esses espaços públicos em João Pessoa, para que a população carente possa praticar a atividade e desviar a mente da criminalidade”.

Marcos Henriques (PT) também entende que o esporte auxilia no desenvolvimento das crianças e acredita que todo segmento tem que ter seu espaço. Ele lembrou que se deve discutir o assunto no Plano Diretor e acrescentou que haja manutenção, acolhimento e incentivo para que essas comunidades participem da discussão.

“Esporte é vida, disciplina, saúde, integração”, afirmou o Coronel Sobreira (MDB). Os vereadores Zezinho Botafogo (Cidadania) e Emano Santos (PV) também parabenizaram o projeto e salientaram a importância de relatos e diálogos.

Continue Lendo

Paraíba

“São Emendas da Infraestrutura e isso vai prejudicar a vida dos prefeitos”, diz presidente da Famup

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A suspensão das emendas parlamentares federais por determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), está provocando apreensão junto aos prefeitos (as) e, principalmente, dentre os novatos.

De acordo com a análise do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), George Coelho, o ano de 2025 tende a ser difícil para os gestores e, inclusive, de modo acentuado, para os que chegam ao cargo de prefeito pela primeira vez.

“São Emendas que são da Infraestrutura e isso vai prejudicar a vida dos prefeitos”, frisou Coelho.

O comentário de George foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (07/01).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero entrega regularizações fundiárias e compras assistidas pelo Programa João Pessoa Sustentável

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta terça-feira (7), os documentos de titularidade de imóveis para dez famílias da comunidade do Miramar, como parte do processo de regularização fundiária promovido pelo Programa ‘João Pessoa Sustentável’. O evento, que foi realizado no Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, também marcou a entrega de mais 12 imóveis de Compra Assistida para famílias de áreas de risco, totalizando 62 unidades.

“Você não imagina a minha alegria de ver a Prefeitura, dentro do programa habitacional, criar alternativas que possam melhorar a vida das pessoas nesse item tão importante e tão sonhado que é a moradia. Hoje, através do Programa ‘João Pessoa Sustentável’, entregamos a regularização fundiária para famílias que vão continuar morando no mesmo local, mesmo com o projeto de urbanização. Nós temos também o projeto de compra assistida, que permite às pessoas que estavam em área de risco terem o seu imóvel perto de onde moravam ou em qualquer local de João Pessoa. Nós estamos mostrando que a Prefeitura pode ter uma ação social com carinho, com respeito e de forma humanizada”, destacou o Cícero, que foi acompanhado pelo vice-prefeito Leo Bezerra na solenidade.

O coordenador do ‘João Pessoa Sustentável’, Antônio Elizeu, destacou a série de ações que estão sendo realizados pelo projeto, que prevê investimentos de 159,4 milhões de dólares para beneficiar milhares de famílias do Complexo Beira Rio, que reúne as comunidades em área de risco do Miramar, Tito Silva, São Rafael, Santa Clara, Brasília de Palha, Padre Hildon Bandeira, Cafofo Liberdade e Vila Tambauzinho.

“Não existe um sonho maior de uma pessoa do que ter a sua casa própria e hoje estamos realizando esse sonho de mais famílias. Já entregamos mais 60 compras assistidas e também estamos entregando mais de 1.300 regularizações fundiárias para moradores do Complexo Beira Rio. Além disso, estamos construindo 747 unidades habitacionais na Beira Rio em três condomínios. São investimentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, contou Elizeu.

Um dos beneficiados com a titularidade do imóvel, Fábio Júlio de Oliveira, que reside na Comunidade do Miramar há 45 anos, não escondeu a alegria. “A gente sempre ia na Prefeitura para tentar legalizar e nunca conseguia. Parecia um sonho muito distante. Então, gostaria de agradecer ao prefeito Cícero Lucena e ao projeto João Pessoa Sustentável. Estou extremamente feliz”, contou.

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 400 pacientes serão beneficiados anualmente com equipamento adquirido graças à ação de Ruy

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A rede de de saúde cardiovascular e hemodinâmica de João Pessoa está ampliando o número de pacientes atendidos, através do novo aparelho de ultrassom com doppler colorido do Hospital Universitário da capital. O equipamento foi adquirido por meio de recursos destinados pelo deputado federal Ruy Carneiro e desde março de 2024 vem realizando cerca de 40 procedimentos por mês.

A ação reforça o empenho do parlamentar no fortalecimento do sistema de saúde na Paraíba.

“Tenho certeza que esse equipamento tem ajudado a salvar vidas. Meu compromisso é seguir contribuindo com a ampliação dos serviços de saúde e garantindo mais qualidade no atendimento da população pessoense e paraibana. Essa construção junto ao HU é semelhante ao trabalho que tenho realizado no Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Flávio Ribeiro e em vários municípios”, ressaltou Ruy.

Os investimentos do deputado no HU ultrapassam R$ 1,5 milhão e nos próximos meses também vão assegurar a climatização de todas as alas de enfermaria. “O funcionamento do ultrassom é mais uma conquista dessa parceria. Nos últimos anos contribui com a reforma da fachada, nova ambulância e diversos equipamentos. A próxima etapa é a climatização das enfermarias. A intervenção é semelhante ao que fizemos no Laureano, dando mais conforto aos pacientes, acompanhantes e funcionários”, acrescentou.

De acordo com a direção da unidade, o ultrassom com doppler colorido é portátil e garante mais agilidade nos atendimentos. Isso ajuda a evitar que pacientes evoluam para complicações graves de diversas doenças. O aparelho também permite procedimentos menos invasivos e mais assertivos.

Continue Lendo