Nos acompanhe

Paraíba

TEA: diagnóstico precoce e tratamento adequado aumentam a qualidade de vida

Publicado

em

Quem convive com uma pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outros transtornos ou síndromes sabe que o diagnóstico precoce e as terapias adequadas aumentam a qualidade de vida, não só do paciente, mas de toda sua família. Pensando no bem-estar, conforto e saúde dos seus clientes, o Plano de Saúde Unimed João Pessoa tem um serviço exclusivo, especializado e de qualidade: o Centro de Terapias Especiais.

No espaço, que tem área verde e ambientes modernos e confortáveis, uma equipe transdisciplinar coloca em prática diferentes técnicas de abordagem. Além de TEA, são atendidos pacientes com Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A equipe é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, nutricionistas e especialistas em psicomotricidade, treino funcional, analistas de comportamento e acompanhantes terapêuticos. Os profissionais traçam um projeto terapêutico exclusivo para cada paciente, levando em consideração todas as suas necessidades e a capacidade de desenvolvimento de cada pessoa.

O atendimento começa desde o acolhimento até o uso de novas técnicas de abordagem, sempre estreitando a conexão da Unimed JP com o usuário, acompanhando de perto sua evolução diária.

Diagnóstico precoce – Os sinais do TEA podem ser observados já a partir de alguns meses de vida. A falta de contato visual, inclusive no momento do aleitamento, pouca resposta ou reação excessiva a estímulos e distúrbios do sono são alguns deles.

Conforme o bebê se desenvolve, outros sinais podem ficar mais evidentes. É fundamental o pediatra, profissionais e familiares estarem atentos ao desenvolvimento esperado para cada idade. A indicação da Unimed JP é que os pais não esperem os sinais ficarem mais evidentes para buscar ajuda especializada.

Estrutura adequada – O Centro de Terapias Especiais tem, aproximadamente, 550 metros quadrados de área verde, ambientes modernos e confortáveis que permitem a prática de atividades educativas, terapêuticas, recreativas e integrativas. Além disso, há viveiro de pássaros, fazendinha, horta, parque, gramado para recreação, salas modernas e climatizadas, Centro de Terapia e espaço de acolhimento. A integração dos atendimentos em um único ambiente facilita e agiliza o tratamento.

Como ser atendido – Para realizar o tratamento, é necessário solicitar autorização prévia no Viver Bem, setor que fica na sede da Unimed JP, na Torre. No local, uma equipe capacitada está pronta para esclarecer todas as dúvidas e agilizar os encaminhamentos. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O Centro de Terapias Especiais funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, na Avenida Pedro II, 1373, no Centro de João Pessoa. Os telefones são 3024-7222 e 9-9944-3297.­

 

Projetos e atividades de apoio – Confira os principais projetos e atividades do Centro de Terapias Especiais:

Psicomotricidade ­ O tratamento consiste em desenvolver as habilidades físicas, auxilia no desenvolvimento motor e traz a consciência de disciplina que o esporte representa

Musicalização – Desenvolve a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a capacidade de sentir e distinguir estímulos sensoriais

Padovan – Trabalha de maneira dinâmica a organização neurofuncional, possibilitando o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas.

Treino funcional – Utiliza diversas técnicas de treinamento, como força, equilíbrio de propulsão, lateralidade e corporeidade para o despertar de cada marco do desenvolvimento

Oficina de habilidades sociais – Voltada para o treino específico em habilidades sociais para melhorar a comunicação, a oficina utiliza o diálogo com a família e a sociabilização com o ambiente.

Mentoria de pais –­Possibilita a interação entre o conhecimento dos pais e os processos terapêuticos desenvolvidos e aplicados aos pacientes, da continuidade da terapia e de trazer a família para perto

Mentoria de professores­- Tem como propósito ajudar no desenvolvimento técnico do professor, contemplando desde manejos comportamentais até a utilização de tecnologia assistiva.

Pediasuit – Abordagem que trata pacientes com distúrbios neurológicos e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas.­

Fotobiomodulação ­ É um recurso complementar ao tratamento e auxilia na recuperação de inflamações, aumenta a força muscular, ajuda na readequação de postura e nas funções do sistema estomatognático, além de reduzir os níveis de fadiga.

Bandagem elástica – Auxilia no tratamento em fonoaudiologia, na aquisição e adequação das funções do sistema sensório motor oral, como deglutição, mastigação, postura de repouso dos lábios, assimetrias musculares.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) finaliza o mês de setembro ofertando 766 vagas para quem está procurando emprego em diversas áreas, a partir de segunda-feira (30). Dentre as vagas disponíveis, 500 são para João Pessoa e as demais para os municípios de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Cabedelo, Pombal e São Bento.

Atendente de telemarketing é a função que disponibiliza o maior número de oportunidades, com 300 vagas em João Pessoa, onde também são ofertadas vagas de motorista carreteiro – médio completo (10), pedreiro (10), atendente de padaria (6) vagas, auxiliar de logística, empacotador – a mão e pedreiro (5 vagas para cada cargo), técnico de refrigeração (instalação) e auxiliar de pedreiro (4 vagas cada), trabalhador rural, soldador, pizzaiolo, motorista de caminhão, dedetizador e atendente de lojas e mercados, (três vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande há 183 vagas de emprego disponíveis para a população desempregada. A maioria – 100 vagas – é destinada para os operadores de processo de produção, mas também tem emprego para carregador e descarregador de caminhões (20), para pedreiro e operador de trator (7 vagas para cada cargo), separador de material reciclável (4), para estoquista (5) – médio completo (6 meses de CTPS) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita serão oferecidas 13 vagas de emprego, dentre as quais cinco para oficial de S. gerais na M. de edificações, estofador de móveis, garçom, saladeiro e supervisor de hospedagem (2 vagas para cada função).
Guarabira ofertará 14 vagas de emprego, sendo todas destinadas para costureira em geral – médio incompleto (6 meses). No posto do Sine de Pombal, são disponibilizadas três vagas para vendedor interno com exigência de ensino médio completo.

Em Patos, serão disponibilizadas 20 vagas de emprego variados. Tem três vagas para servente de obras, enquanto para estoquista, jardineiro, faturista e vendedor de comércio varejista serão ofertadas duas vagas para cada função, e as demais oportunidades estão distribuídas para ajudante de motorista, auxiliar administrativo, conferente de mercadoria, encanador, promotor de vendas, motorista de caminhão e auxiliar de limpeza, etc.

No Sine-PB em Sapé serão oferecidas nove vagas entre os cargos de: motorista de caminhão (3), agente de vendas de serviços (3), além de mecânico de automóveis e caminhões, biomédico e coordenador administrativo, com uma vaga para cada função. No município de São Bento serão ofertadas oito vagas para operador de caixa, promotor de vendas, auxiliar de contabilidade, motorista entregador, empre. doméstico nos serviços gerais e assistente administrativo, vendedor – no comércio de mercadorias (uma vaga cada cargo).

Em Cabedelo, vão estar disponíveis 12 vagas de emprego, sendo elas para auxiliar de estoque, balconista, vendedor porta a porta, assistente de prevenção de perdas (duas vagas para cada), já para faturista, marceneiro de móveis, motorista de caminhão e assistente de mídias sociais, uma vaga para cada cargo. No posto do Sine de Mamanguape, são três vagas para frentista, operador de caixa e vendedor interno (1 vaga cada).

Por sua vez, na cidade de Cajazeiras, será uma vaga para motorista entregador – fundamental completo (6 meses/ CTPS)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Multidão toma ruas de Conde em comício de Karla Pimentel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à reeleição na cidade de Conde, Karla Pimentel (PSB), realizou, na noite desta sexta-feira (27/09), um comício que arrastou uma multidão de apoiadores às ruas de Jacumã.

O evento contou com a presença do secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira. O gestor destacou o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e a parceria com a prefeita na busca pela continuidade do trabalho na cidade.

“O comício da futura prefeita Karla Pimentel encheu as ruas de Jacumã e mostrou que Conde quer continuar crescendo, confiando e trabalhando junto com essa grande parceira. Vamos juntos nesse projeto com o apoio do governador João Azevêdo para fazer um Conde cada vez melhor!”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com propositura de Carlão, CMJP concede ‘Título de Cidadão Pessoense’ ao bispo Alcivan Tadeus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta sexta-feira (27/09), sessão solene para entrega do ‘Título de Cidadão Pessoense ‘a Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

De propositura do vereador Carlão Pelo Bem (PL), a honraria teve o objetivo de destacar as iniciativas e ações feitas pelo pároco na promoção do bem-estar, inclusão e o apoio às comunidades mais vulneráveis de João Pessoa por meio da Santa Igreja.

“Vem fazendo um trabalho brilhante na cidade de João Pessoa. Ao lado do nosso arcebispo metropolitano Dom Delson, vem construindo e contribuindo com a fé do povo católico e cristão. Ajudando muito nas obras de caridade da igreja, estendendo o braço de misericórdia que a igreja faz, defendendo o evangelho de Cristo. É isso que ele vem fazendo na cidade de João Pessoa. Com esses meses que ele já está aqui, fazendo um brilhante trabalho visitando comunidades, visitando paróquias”, afirmou o parlamentar.

O Monsenhor Alcivan foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 8 de novembro de 2023, por solicitação do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que, na oportunidade, manifestou o desejo de poder contar com a colaboração de um auxiliar. À época, o padre Alcivan pertencia ao clero da diocese de Caicó (RN), como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN). Na Arquidiocese da Paraíba, ele atua como administrador.

Continue Lendo