Nos acompanhe

Paraíba

CMJP aprova ‘Aluguel de Transição Emergencial’ para famílias do Complexo Beira Rio

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária híbrida desta quinta-feira (4), o ‘Aluguel de Transição Emergencial’ às famílias que atualmente residem em condições de extrema precariedade no Complexo Beira Rio. Também foram aprovadas duas realocações orçamentárias e cinco homenagens a personalidades da cidade.

A MP 12/2021, dispõe sobre as normas que regulamentam a implantação do ‘Aluguel de Transição Emergencial’ que será pago às famílias que atualmente residem em condições de extrema precariedade no Complexo Beira Rio para que estas possam ser realocadas voluntariamente em residências próximas que tenham segurança e salubridade, até que cesse o estado de precariedade constatado pelos órgãos públicos, em especial a Defesa Civil, limitado a 24 meses e à disponibilidade de dotação orçamentária e recursos financeiros destinados a essa finalidade, conforme planejamento da execução do Programa João Pessoa Sustentável.

Já o PLO 646/2021, de autoria do Executivo Municipal, autoriza a realocação de dotações orçamentárias através dos instrumentos do remanejamento da transposição e da transferência de recursos de uma categoria de programação para outra no valor de R$ 8.709.500,00, nos seguintes órgãos: Gabinete do Prefeito, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria da Administração. Por sua vez, o PLO 714/2021, realoca R$ 1.800.000,00 na Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab). Ambos foram acatados pela Comissão.

Também foram aprovados cinco Projetos de Decreto Legislativo (PDL) com homenagens a personalidades locais: o 22/2021, do vereador Carlão (Patriota), concedendo a Medalha Cidade de João Pessoa ao ex-gestor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto; os 26/2021, 27/2021, 28/2021 e 29/2021, dos vereadores Marmuthe Cavalcanti (PSL), Emano Santos (PV), Milanez Neto (PV) e Durval Ferreira (PL), outorgando a cidadania pessoense à enfermeira obstetra e idealizadora do projeto ‘Hora do Colinho’, Mariluce Ribeiro e Sá, ao jornalista Danilo Miranda de Medeiros Alves, à pastora Cláudia Roberta Pimentel Barbosa e à missionária Eva Rego Oliveira Nóbrega, respectivamente.

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba ganhou destaque nacional por ser o Estado que deve registrar o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2024, de acordo com projeções da Resenha Regional, um relatório mensal com indicadores das regiões e estados brasileiros feito pelo setor de investimentos do Banco do Brasil, divulgado na sexta-feira (03/01). O estudo aponta que a projeção do PIB paraibano é de 6,6%, fato ressaltado em publicação da revista Forum, na qual analisa que o Nordeste, em especial a Paraíba, bem como as projeções para a região Norte puxam o PIB e compensam crescimento mais baixo no Sul e Centro-Oeste.

A publicação completa pode ser conferida no link https://revistaforum.com.br/economia/2025/1/4/norte-nordeste-puxam-pib-compensam-crescimento-mais-baixo-no-sul-centro-oeste-diz-bb-171992.html).

No ranking das projeções do Banco do Brasil, o Estado da Paraíba é seguido pelo Rio Grande do Norte (6,1%), Tocantins (6%), Amapá (5,8%), Espírito Santo (5,3%), Amazonas (5,2%) e Distrito Federal (5,1%). Apenas Mato Grosso do Sul deve registrar um decréscimo na projeção do PIB, com uma redução de 0,7%, puxada por uma queda de -13,1% no PIB agropecuário.

Nos três setores analisados pelo Banco do Brasil, que serviram de base no estudo para projeção do crescimento em 2024, a Paraíba apresentou taxas superiores às médias do Brasil e da Região Nordeste. O PIB de Serviços – que inclui comércio e administração pública – é o que concentra a maior força entre as atividades econômicas, com um crescimento de 6,5%, enquanto a média do Brasil deverá ser de 4,5% e a do Nordeste de 4%, conforme o estudo. No PIB da indústria, a Paraíba com uma expansão de 6%, também terá uma média maior que a do Brasil (3,3%) e a do Nordeste (3,4%)

Enquanto o estudo aponta projeções de queda no PIB agropecuário para o Brasil (-2,5%) e o Nordeste (-17%), o setor paraibano terá uma taxa de crescimento de 3,2%.

Para o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, a projeção do PIB da Paraíba de 2024 de 6,6% confirma o bom desempenho da economia paraibana. “Esta avaliação mostra que a gestão fiscal, ao longo do ano, foi acertada, assim como a determinação do governador João Azevêdo de que a seleção dos projetos e ações a serem executados pelo governo sejam pautadas em dados e evidências. Desta forma, são definidas as estratégias para atração dos equipamentos ora em implantação no Polo Turístico Cabo Branco, os investimentos em infraestrutura, na segurança pública, na saúde, na educação e nas demais áreas do governo”, ressaltou.

Gilmar Martins adiantou que “o conjunto de projetos e ações a ser anunciado pelo governador para realização ao longo de 2025 e 2026 dará continuidade à melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida do povo paraibano e, por consequência, resultados econômicos com impactos positivos no PIB, com a consolidação do turismo, a descentralização da saúde, a qualificação da mão de obra, financiamento ao empreendedorismo, incentivo a pesquisa e ao desenvolvimento, e política tributária competitiva”.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-JP inicia janeiro com oferta de 554 vagas de emprego em várias funções

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Quem quer começar o ano com a boa notícia de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, basta ir ao Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) que estão sendo ofertadas 554 vagas, nas mais diversas funções, a partir desta segunda-feira (6). O Sine-JP fica localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro.

A função de atendente de telemarketing é a que mais chama a atenção na lista desta primeira semana de janeiro. São 100 vagas oferecidas. E para concorrer a uma delas nem precisa ter experiência comprovada. Basta ter conhecimentos básicos em informática e ter cursado o ensino médio completo.

Outro cargo com vasto número de vagas disponíveis é o de auxiliar de linha de produção. São 59 vagas, sendo cinco delas oportunidades para o primeiro emprego. O restante exige experiência e ensino fundamental ou médio completo.

Servente de obras e pedreiro são outras funções com excelentes oportunidades. Para servente, estão sendo ofertadas 45 vagas, e para pedreiro, 39. É importante observar as exigências para ocupar o cargo.

Há também vagas para vigia, vendedor, atendente de lanchonete, manobrista, jardineiro, garçom, encanador, cozinheiro, churrasqueiro, almoxarife, atendente de farmácia, carpinteiro, chapeiro, entre outros.

As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade (www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/).

Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta segunda: João anunciará pacote de investimentos para 2025-2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reunirá a imprensa, aliados políticos e representantes da sociedade civil organizada nesta segunda-feira (06/01) para anunciar um conjunto de investimentos para o período de 2025-2026 que, segundo ele, surpreenderá a todos devido ao alto número de ações que serão proporcionadas nos últimos anos da sua segunda gestão como chefe do Executivo Estadual.

A informação foi confirmada durante entrevista ao @portaldacapital ainda na quinta-feira (19/12).

Segundo João, além do anúncio do projeto ‘Paraíba 25/26″ também haverá uma prestação de contas de todas as ações realizadas ao longo do ano 2024.

Os investimentos, diz João, serão direcionados para todas as áreas e não apenas no setor de obras físicas.

Confira o vídeo:

Continue Lendo