Não tem para onde fugir. Com a proximidade das provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – a tensão só aumenta, pois se aproxima o momento de pôr em prova os estudos de uma vida inteira. Um dos grandes medos de muitos candidatos é a prova de redação, por conta dos critérios e dos temas. Para tranquilizar os alunos e auxiliar na reta final, o professor de redação Léo Barbosa, do Over Colégio e Curso, listou possíveis temas para a redação e apresentou dicas de como fazer uma boa prova.
Segundo ele, em primeiro lugar, o aluno deve ler atentamente os textos motivadores para de fato compreender qual assunto deverá guiar seu texto e não desviar do tema central. No ano passado, por exemplo, a frase tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” e, de acordo com Léo, uma parcela dos estudantes não se atentou ao assunto como um todo e abordou de forma simplista um tema tão amplo. “Era preciso fazer uma abordagem mais genérica e direcionada para o preconceito. E palavras chaves como “estigma” eram imprescindíveis para que o aluno conseguisse desenvolver adequadamente o tema”, complementou ele.
Para Léo, começar pela redação pelo planejamento pode ser a melhor saída. “Aconselho sempre os alunos a começarem pela redação fazendo todo o planejamento do texto com calma, condensando as idéias, e em seguida, após finalizar o rascunho, esolver as demais questões”, explicou. Faltando uma hora para o término do horário, o professor recomenda que seja passada a limpo a produção e se preciso reescrita, para, enfim, alcançar o melhor resultado de acordo com o conhecimento prévio de cada candidato.
“Costumo dizer que na reta final é imprescindível que o aluno se encha de repertório cultural e diversifique os eixos temáticos. Ou seja, faça uma redação voltada para assuntos como a educação, outra redação voltada à saúde, um tema voltado à tecnologia, voltado a algo mais subjetivo – como foi o caso do Enem do ano passado, numa segunda aplicação, que trabalhava a questão da empatia”, completou. Afinal, é preciso que o aluno disponha de um repertório cultural, para que na hora em que ele estiver organizando os pensamentos ele consiga se apropriar do conhecimento passeando em disciplinas como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Literatura e áreas afins.
Confira a lista de possíveis temas para a redação:
Educação financeira – Tendo em vista que durante a pandemia se acentuou demais a desigualdade social e que a maioria dos brasileiros não dispunham de uma reserva, foram pegos de surpresa e passaram a ter grandes necessidades. Visto que muitos não têm sequer uma poupança, ou uma reserva que dê para sustentar durante pelo menos três meses. Fora isso, recentemente tem surgido muitos youtubers que prometem o “milagre” de ficar milionário, o que pode ser um ponto curioso na temática.
Crise hídrica – Em 2021, tem se falado bastante sobre o assunto, devido a inauguração de trechos da transposição do Rio São Francisco, inclusive na Paraíba. Além de várias áreas do Brasil que estão passando pela falta de abastecimento.
Evasão escolar – Esta pauta muito forte durante a pandemia e que já era, na verdade, um assunto relevante é a evasão escolar. As causas são diversas, desde a estrutura familiar e escolar, passando por problemas como falta de condições econômicas e a necessidade de trabalhar.
O Over João Pessoa fica na Av. Senador Ruy Carneiro, 405, no Brisamar. Para mais informações, os telefones são (83) 3506-6221, (83) 99386-1061 e (83) 99385-0373. O site é o www.overcolegioecurso.com.br. No instagram, @overjoaopessoa .