Nos acompanhe

Paraíba

Busca por trabalho leva crianças e adolescentes à situação de rua em JP

Publicado

em

A busca por trabalho, a necessidade das famílias de levarem consigo os filhos para o trabalho ou a adoção de alguma estratégia de sobrevivente como “pedinte” são as principais razões que levam crianças e adolescentes do município de João Pessoa à situação de rua, segundo o “Diagnóstico da situação da criança e do adolescente do município de João Pessoa – Conhecer é proteger”, realizado pela ONG Casa Pequeno Davi e apresentado, esta semana, ao Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O estudo organizado pelas pesquisadoras Anadilza Ferreira, Maria de Fátima Pereira, Roberta Souza e Valéria Soares e seus principais resultados foram discutidos em audiência promovida, na última quarta-feira (27/10), por videoconferência, pelo 33º promotor de Justiça de João Pessoa, João Arlindo Corrêa Neto (que atua na defesa da Criança e do Adolescente) com representantes e profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) e do Ruartes.

A publicação também passou a integrar o procedimento administrativo 002.2019.027062, instaurado na Promotoria de Justiça, em razão do crescente número de crianças e adolescentes nas ruas e com o objetivo de cobrar do poder público a elaboração e implementação de políticas públicas e ações governamentais intersetoriais capazes de resolver esse grave problema social. “Hoje, temos uma radiografia de um problema bastante complexo que vai nos permitir cobrar, de forma mais efetiva, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e a implementação de políticas públicas”, disse o promotor de Justiça.

A apresentação do diagnóstico feito pela ONG Casa Pequeno Davi foi uma das deliberações da audiência realizada pelo MPPB em agosto deste ano. Esta semana, a problemática foi discutida com a coordenadora da Média Complexidade da secretaria municipal, Katiana Santos; com a representante do Creas, Andréa Coutinho, com a diretora da Assistência Social da secretaria, Benicleide Silvestre, e com a representante do Ruartes, Maria de Lourdes Silva. “Durante a audiência, foi possível promover o diálogo intersetorial para encontrarmos soluções para esse problema. Concluiu-se que seria pertinente abranger a discussão para outros atores da rede de proteção, como os conselhos tutelares e o CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente) e por isso será designada nova reunião em data a ser definida para avançarmos nessa temática”, explicou o promotor de Justiça.

O diagnóstico

O diagnóstico sobre crianças e adolescentes do município realizado pela ONG Casa Pequeno Davi contou com o trabalho de 94 pesquisadores e cerca de 1,8 mil participantes. Os dados foram coletados em 2018 e 2019. Foram ouvidos representantes das redes de proteção e do Sistema de Garantias de Direitos de crianças e adolescentes, famílias, crianças, adolescentes, gestores, profissionais e instituições.

A pesquisa quantitativa e qualitativa traz um capítulo para falar sobre o perfil de crianças e adolescentes em situação de rua na capital paraibana. O estudo identificou, em dezembro de 2018, 619 crianças e adolescentes nessas condições, que passaram a ser monitoradas desde então pela rede de proteção.

O diagnóstico revela que essas crianças e adolescentes estão predominantemente em feiras livres (43,7%) e calçadas ou pontos de estabelecimentos comerciais (16,3%) de 23 bairros, a exemplo de Jaguaribe, Bairro dos Estados, Centro e também bairros da orla, como Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, por exemplo. Destaca ainda que 34,5% deles estavam em logradouros públicos, definidos como circulação nas ruas, sem que ficasse nítida a base fixa de apoio.

Para os pesquisadores, a presença mais significativa de crianças e adolescentes em áreas de feiras e calçadas de estabelecimentos comerciais pode estar relacionada ao trabalho infantil. “Os dados evidenciam que pelo menos 61,9% dos participantes entrevistados informaram que estavam nas ruas em busca de trabalho e 9,1% estavam acompanhando a família no trabalho”, diz o estudo, acrescentando como outros motivos para essa situação a busca por alimentos e por esmola e a carência de políticas públicas para resolver questões como a necessidade de a família trabalhar e não ter com quem deixar os filhos.

Situação de rua

Conforme explicou o promotor de Justiça, a pesquisa também revela que a maioria dessas crianças e adolescentes tem família e que 85% informaram voltar para casa todos os dias. “Foram identificados quatro adolescentes vivendo nas ruas por razões, segundo eles, relacionadas à violência doméstica e familiar e que eles não querem voltar para as famílias de origem. Também não querem ir para instituições de acolhimento. Esses adolescentes estão sendo monitorados pela rede de proteção e estamos procurando os pais ou responsáveis até para cobrar deles também essa responsabilização”, explicou o promotor de Justiça.

Perfil das crianças e adolescentes em situação de rua em João Pessoa:

# 67,4% têm entre 7 e 15 anos de idade;
# 72,6% são do sexo masculino;
# 69,4% são negros;
# 25,8% não estudam e dos que estudam; 31% cursam o ensino fundamental I; 34%, o fundamental II; 6% o ensino médio;
# 46% das crianças e adolescentes entrevistados disseram estar na rua acompanhados de um adulto; 29% na companhia de outra criança ou adolescente; 15%, sozinhos e 9% encontravam-se acompanhados de um grupo de pessoas;
# 85% disseram voltar para casa todos os dias; 8,3% disseram voltar para casa só à noite e 6% permanecem por mais tempo nas ruas, o que pode indicar um processo de rompimento de vínculos familiares.

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB inaugura auditório e primeira fase da obra de nova sede nessa segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), inaugura nesta segunda-feira (30), às 18h, o auditório e a primeira fase da nova sede da instituição, localizada na Avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. O evento será comando pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; e pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, que foi o responsável pela elaboração do projeto e execução da obra desde o seu início.

Harrison Targino destaca que a nova sede será um espaço moderno e funcional, voltado para atender às necessidades da comunidade jurídica.

“Um momento histórico de inauguração da primeira fase da obra da nova sede da OAB, o que antes era sonho se torna realidade. Estamos muito entusiasmados com a conclusão desse projeto e confiantes de que a nova sede será um marco para nossa instituição. Agradecemos a todos que têm contribuído para a realização deste sonho”, destacou o presidente da OAB-PB.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que a obra representa a valorização, o reconhecimento de que a advocacia da Paraíba merece. Simonetti também elogiou o presidente Harrison Targino pela execução do projeto e a condução eficiente dos recursos da obra.

“O Conselho Federal entendeu que a Paraíba merecia a nova sede. É um investimento expressivo, mas merecido pela advocacia do estado da Paraíba. Há décadas a OAB da Paraíba ocupa a mesma sede, mas o novo equipamento está projetado para receber a advocacia paraibana pelos próximos 50 anos. Também quero agradecer ao presidente Harrison Targino pela brilhante condução da obra”, pontuou.

Além do auditório, que será inaugurado na próxima segunda, a estrutura da nova sede da OAB-PB contará com salas administrativas, amplo estacionamento, além de um espaço de descompressão e de lazer com uma vista privilegiada para o mar do Cabo Branco.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) finaliza o mês de setembro ofertando 766 vagas para quem está procurando emprego em diversas áreas, a partir de segunda-feira (30). Dentre as vagas disponíveis, 500 são para João Pessoa e as demais para os municípios de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Cabedelo, Pombal e São Bento.

Atendente de telemarketing é a função que disponibiliza o maior número de oportunidades, com 300 vagas em João Pessoa, onde também são ofertadas vagas de motorista carreteiro – médio completo (10), pedreiro (10), atendente de padaria (6) vagas, auxiliar de logística, empacotador – a mão e pedreiro (5 vagas para cada cargo), técnico de refrigeração (instalação) e auxiliar de pedreiro (4 vagas cada), trabalhador rural, soldador, pizzaiolo, motorista de caminhão, dedetizador e atendente de lojas e mercados, (três vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande há 183 vagas de emprego disponíveis para a população desempregada. A maioria – 100 vagas – é destinada para os operadores de processo de produção, mas também tem emprego para carregador e descarregador de caminhões (20), para pedreiro e operador de trator (7 vagas para cada cargo), separador de material reciclável (4), para estoquista (5) – médio completo (6 meses de CTPS) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita serão oferecidas 13 vagas de emprego, dentre as quais cinco para oficial de S. gerais na M. de edificações, estofador de móveis, garçom, saladeiro e supervisor de hospedagem (2 vagas para cada função).
Guarabira ofertará 14 vagas de emprego, sendo todas destinadas para costureira em geral – médio incompleto (6 meses). No posto do Sine de Pombal, são disponibilizadas três vagas para vendedor interno com exigência de ensino médio completo.

Em Patos, serão disponibilizadas 20 vagas de emprego variados. Tem três vagas para servente de obras, enquanto para estoquista, jardineiro, faturista e vendedor de comércio varejista serão ofertadas duas vagas para cada função, e as demais oportunidades estão distribuídas para ajudante de motorista, auxiliar administrativo, conferente de mercadoria, encanador, promotor de vendas, motorista de caminhão e auxiliar de limpeza, etc.

No Sine-PB em Sapé serão oferecidas nove vagas entre os cargos de: motorista de caminhão (3), agente de vendas de serviços (3), além de mecânico de automóveis e caminhões, biomédico e coordenador administrativo, com uma vaga para cada função. No município de São Bento serão ofertadas oito vagas para operador de caixa, promotor de vendas, auxiliar de contabilidade, motorista entregador, empre. doméstico nos serviços gerais e assistente administrativo, vendedor – no comércio de mercadorias (uma vaga cada cargo).

Em Cabedelo, vão estar disponíveis 12 vagas de emprego, sendo elas para auxiliar de estoque, balconista, vendedor porta a porta, assistente de prevenção de perdas (duas vagas para cada), já para faturista, marceneiro de móveis, motorista de caminhão e assistente de mídias sociais, uma vaga para cada cargo. No posto do Sine de Mamanguape, são três vagas para frentista, operador de caixa e vendedor interno (1 vaga cada).

Por sua vez, na cidade de Cajazeiras, será uma vaga para motorista entregador – fundamental completo (6 meses/ CTPS)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Multidão toma ruas de Conde em comício de Karla Pimentel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à reeleição na cidade de Conde, Karla Pimentel (PSB), realizou, na noite desta sexta-feira (27/09), um comício que arrastou uma multidão de apoiadores às ruas de Jacumã.

O evento contou com a presença do secretário de Administração do Estado e dirigente do PSB, Tibério Limeira. O gestor destacou o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e a parceria com a prefeita na busca pela continuidade do trabalho na cidade.

“O comício da futura prefeita Karla Pimentel encheu as ruas de Jacumã e mostrou que Conde quer continuar crescendo, confiando e trabalhando junto com essa grande parceira. Vamos juntos nesse projeto com o apoio do governador João Azevêdo para fazer um Conde cada vez melhor!”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo