Nos acompanhe

Paraíba

STALKING: MPPB orienta promotores e vítimas sobre crime e condução de processo

Publicado

em

Há seis meses, entrou em vigor a Lei 14.132/2021, que inseriu o artigo 147-A no Código Penal Brasileiro, criminalizando a prática da perseguição, também conhecida como stalking.

O Ministério Público da Paraíba, zelando pela aplicação da nova lei, elaborou, esta semana, uma nota técnica de apoio aos promotores de Justiça que atuam na área da violência doméstica, esclarecendo dúvidas jurídicas sobre como conduzir os processos relativos ao crime, após sua tipificação.

O MPPB reforça, também, a importância do reconhecimento e da denúncia pela vítima. Qualquer pessoa está sujeita a esse tipo de violência e o limiar entre a paquera e a perseguição é o “não” da pessoa stalkeada. A procura reiterada, excessiva e incômoda pode ser configurada como crime.

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Ricardo Alex Almeida Lins, o material de apoio aos promotores aborda vários aspectos do crime de perseguição ou stalking, bem como do crime de violência psicológica.

O promotor também destaca na nota técnica as circunstâncias de aplicação da audiência para eventual retratação da representação da vítima; destaca o valor probatório da palavra da vítima; o direito dela à reparação de danos; penas previstas e majorantes e concurso de crimes, além de outros aspectos jurídicos contidos nos últimos protocolos dos conselhos nacionais de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP).

De uma simples paquera à perseguição
Já a promotora de Justiça, Dulcerita Alves, que atua na área da violência doméstica de Cabedelo, lembrou que a palavra ‘stalkear’ é muito usada por jovens numa tentativa de aportuguesar e conjugar a palavra do inglês. “Em princípio, trata-se de uma “paquera inocente”, que se baseia em acompanhar as atividades de alguém nas redes sociais. O perigo é quando as curtidas e comentários da ‘cyberpaquera’ avançam para a prática das condutas previstas no art. 147-A, do Código Penal”, alerta.

Segundo a representante do MPPB, o crime se configura quando o simples ato de ‘stalkear’, no sentido de observar, incrimina. “O stalker coberto pelo manto do anonimato, virtual ou não, persegue a vítima e a deixa com as marcas indeléveis da violência intrusiva que só os stalkers sabem praticar. Então, ocorre o crime quando o sujeito persegue alguém, de forma reiterada e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. É isso o que ensina o artigo da nova lei”, explicou.

De qualquer gênero, idade ou classe social
Apesar de as mulheres serem, na prática, as maiores vítimas do stalking, esse crime também pode vitimar crianças, adolescentes, homens e idosos, de qualquer classe social. Também não há um perfil específico para o agressor ou agressora. “Vale ressaltar que o crime tem se tornado cada mais comum, principalmente com o avanço da pandemia do covid-19 e o crescente uso das redes sociais para relacionamentos afetivos e a ainda pela falta de regras claras do que é possível e o que não é aceitável nesse campo relacional”, observou a promotora Dulcerita Alves.

A promotora exemplificou a situação com um caso de uma mulher que acompanha. “Ela estava se relacionando com essa pessoa há sete meses e sofria violência que, conforme acompanhamento de formulário de risco, que só aumentava. Separaram-se, mas ele não aceitou, chegando ao ponto de incendiar a casa da vítima e passando a persegui-la no emprego, o que a levou a sair do trabalho. Ela perdeu a liberdade de viver e está sob medida protetiva”, contou a promotora mostrando a escalada de uma violência, que passa de um ciúme a uma perseguição reiterada e violenta.

STALKING OU CRIME DE PERSEGUIÇÃO. ENTENDA!

(Lei 14.132/21)

O que é:
O crime compreende a perseguição reiterada, por qualquer meio, inclusive virtual, ameaçando a integridade física ou psicológica da vítima, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.

Quem corre o risco de ser vítima?
Embora a mulher seja a vítima mais recorrente, qualquer pessoa (criança, adolescente, homem e idoso/a) pode ser afetada pelo crime.

O que pode caracterizar o crime?
A palavra da vítima nesse tipo de processo tem especial valor. Podem ser acrescidos registros de conversas em aplicativos de mensagens, interações abusivas nas redes sociais, depoimentos de amigos, familiares e colegas que testemunhem a perseguição.

O que fazer?
Se você for vítima, procure a Delegacia de Polícia mais próxima e relate a ocorrência, até seis meses após o crime. Você pode acionar a Delegacia Online e até solicitar a medida protetiva por meio eletrônico. Você também pode procurar a Promotoria de Justiça da sua região (veja contatos AQUI). Ainda pode contar com os serviços de atendimento por meio telefônico: 190 (Polícia Militar – emergência) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher). Não tenha receio de pedir ajuda, o processo depende de sua representação!

Continue Lendo

Paraíba

Procon-JP notifica postos de combustíveis para justificarem aumento de preço da gasolina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa está fiscalizando os postos de combustíveis da Capital para apurar se há irregularidade nos valores praticados nas bombas desde o final de semana, seguindo denúncias de consumidores por aumento extemporâneo no preço da gasolina. Na tarde desta segunda-feira (13), o Procon-JP notificou nove postos que aumentaram o preço em 40 centavos, 10% a mais que o preço apurado pela pesquisa realizada na semana passada.

Além das explicações que devem ser dadas em até 48h ao Procon-JP, as notificações solicitam as últimas notas fiscais de compra e venda dos combustíveis para analisar se está havendo abusividade. O secretário Rougger Guerra explica que o Procon-JP vai analisar toda documentação emitida pelos postos e verificar se há irregularidades e de que grau.

Rougger Guerra pontua que o consumidor é parte fundamental na fiscalização ao denunciar os locais onde porventura desconfiem de algum tipo de irregularidade. “O consumidor pode entrar em contato com o Procon-JP através do telefone 3213-4702, do WhatsApp 98865-0179 ou ainda pelo site procon.joaopessoa.pb.gov.br”, destacou.

Pesquisa – Quanto à reclamação de aumento indevido no preço da gasolina, o titular do Procon-JP informa que a análise da documentação vai considerar os preços da última pesquisa que mostra o preço do litro da gasolina comum oscilando entre R$ 5,73 e R$ 6,09. O levantamento foi realizado em 109 postos que estavam em atividade no último dia 9 de janeiro.

Penalidades – Os estabelecimentos que forem pegos praticando irregularidades estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade, ter as atividades suspensas temporariamente.

Atendimentos do Procon-JP:
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Recepção: (83) 3213-4702
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976
Instagram: @procon_jp
Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br
Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é destaque internacional na Revista Value in Health especializada em economia da saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde – que integra o Núcleo de Economia da Saúde (NES) da Paraíba, foi citada como um dos cinco casos de sucesso no Brasil num artigo na Revista Internacional Value in Health. A publicação refere-se ao estudo do Ministério da Saúde (MS) que examina a importância dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) na gestão do SUS. A atividade da Paraíba considerada como caso de sucesso foi a “Avaliação Operacional das Unidades Hospitalares do Estado”. A Paraíba está entre os 18 estados da Federação que têm NES.

De acordo com a subgerente de Gestão de Custos da Gerência de Economia da Saúde da SES, Mariani Maciel Arruda, o Ministério da Saúde tem visitado os núcleos de economia da saúde no Brasil e destacou o processo de avaliação operacional realizado pela GES em 18 hospitais da rede, como um dos cinco casos de sucesso do país. “Essa avaliação abrangeu aspectos administrativos, financeiros e operacionais, exceto a parte assistencial. A atividade foi bem recebida e apresentada em um evento em Barcelona, com elogios e inclusão em um artigo destacado na revista do evento”, destacou.

Além dessa citação na revista internacional, que é um periódico da sociedade profissional para economia da saúde e pesquisa de resultados, há um estudo sobre custos de higienização feito pela GES – PB, emitido em 2024, que foi aprovado para publicação na Biblioteca Virtual em Economia da Saúde Brasil (BVS ECOS). Para conferir o artigo no site é só acessar a publicação por meio do link https://economia.saude.bvs.br/  . Outros estudos estão sendo preparados pelo NES da Paraíba para submissão, pois o Ministério da Saúde incentiva a divulgação dessas ações.

A Rede de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Rede Ecos) é uma rede de cooperação técnica gerida pelo Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde, que tem como principais vertentes o apoio à implementação de políticas públicas em Economia da Saúde, a produção e disseminação da informação e o fomento à formação de técnicos e gestores do SUS.

Continue Lendo

Paraíba

Tião Gomes comemora novos investimentos anunciados pelo governador João Azevêdo para o Brejo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) participou, nesta segunda-feira (13), da solenidade de anúncio de novos investimentos do Governo do Estado, que somam quase R$ 12 bilhões, destinados a diversas regiões da Paraíba. Durante o evento, o parlamentar expressou sua gratidão ao governador João Azevêdo (PSB) pelos novos recursos direcionados ao desenvolvimento do Brejo Paraibano, sua principal base eleitoral.

Entre as principais ações anunciadas, destaca-se a revitalização do Memorial e Santuário do Padre Ibiapina, localizado em Santa Fé, distrito de Solânea. A obra inclui a cobertura do anfiteatro, o que permitirá que fiéis e turistas visitem o local durante todo o ano, sem serem prejudicados pelas condições climáticas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o turismo religioso na região e valorizar a memória do missionário.

Investimentos em Infraestrutura e Turismo

Além da revitalização do santuário, o programa contempla diversas outras ações importantes:

• Abastecimento de Água: Construção de uma barragem em Solânea, com investimento de R$ 37.327.551,00, garantindo segurança hídrica e impulsionando a agricultura regional.

• Infraestrutura Rodoviária: Construção de estradas essenciais, como a ligação entre Casserengue e Barra de Santa Rosa, de Remigio, Cepilho (Areia) e Alagoa Nova, Dona Inês a Riachão, de Pipirituba a Borborema passando pelo Roncador, destacando a estrada dos Engenhos, entre Areia e Alagoa Nova. Essas obras irão melhorar a mobilidade e o acesso às cidades da região.

• Revitalização dos Engenhos: Um programa de revitalização dos engenhos, com apoio ao desenvolvimento turístico e financiamento para os proprietários, especialmente em Areia, conhecida como a terra dos engenhos e da produção de cachaça.

O deputado Tião Gomes destacou a relevância desses investimentos para o crescimento da região. “São diversas ações que beneficiarão nossa comunidade, desde o abastecimento de água até o apoio ao turismo religioso e à revitalização dos engenhos”, afirmou. Ele também ressaltou que a cobertura do anfiteatro do Santuário Padre Ibiapina é um investimento fundamental para o turismo religioso, lembrando que em breve o Santo Padre Ibiapina será canonizado e as visitações ao santuário irão aumentar significativamente.

Além disso, Tião Gomes enfatizou a importância das obras de infraestrutura, como a construção das estradas que ligarão diversas cidades da região, e o programa de revitalização dos engenhos, que fortalecerá a economia local e o turismo. O parlamentar ainda destacou que as obras das estradas dos Caminhos dos Engenhos e entre Remígio e Areia também são frutos da solicitação do deputado Chió.

Continue Lendo