Nos acompanhe

Paraíba

CPP aprova acesso para advogados examinarem processos administrativos sem procuração

Publicado

em

A Comissão de Políticas Públicas (CPP) foi favorável ao texto original do Projeto de Lei Ordinária (PLO) do vereador Odon Bezerra (Cidadania), que assegura aos advogados o exame, em quaisquer órgãos da Administração Pública Municipal em geral, de autos de processos administrativos, mesmo sem procuração, quando não estiverem sujeitos a sigilo ou a segredo de justiça. Na reunião desta segunda-feira (25), o colegiado aprovou parecer favorável a mais 13 PLOs.

O PLO 130/2021, de autoria do vereador Odon Bezerra (Cidadania), assegura aos advogados o exame, em quaisquer órgãos da Administração Pública Municipal em geral, de autos de processos administrativos, físicos ou digitais, findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estiverem sujeitos a sigilo ou a segredo de justiça, garantida, também, a obtenção integral de cópias, com a possibilidade de tomar apontamentos. Nesta reunião, o colegiado referendou um parecer do vereador Milanez Neto (PV), que na últ ima reunião foi apresentado oralmente, restabelecendo o texto original do projeto. A vereadora Eliza Virgínia (PP) havia apresentado uma emenda substitutiva modificando o teor da matéria.

Para sua efetividade, bastará a manifestação expressa de interesse do advogado em obter acesso ao processo, com a respectiva apresentação da Identidade Profissional de Advogado, emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ainda fica estabelecido que o advogado, afirmando urgência, poderá atuar no processo administrativo sem procuração, obrigando-se a apresentá-la no prazo de 15 dias úteis, prorrogáveis por igual período. Na procuração deverá constar os poderes específicos, bem como o nome do Órgão Público e o advogado deverá apresentar a sua Identidade Profissional no momento da apresentação da procuração. Também fica determinado que os Órgãos Públicos no Munic ípio de João Pessoa não exijam de advogados: procuração pública, reconhecimento de firma na procuração “et extra “, ou na “ad judicia et extra” ou autenticação de cópia de documento.

Outros pareceres favoráveis

O vereador Zezinho Botafogo (Cidadania) teve cinco projetos que receberam parecer favorável: o PLO 319/2021 instituindo o ‘Participatório Municipal da Juventude’, que reunirá, periodicamente, jovens das 14 Regiões Administrativas para discussão e troca de informações sobre as problemáticas que afetam a juventude pessoense, além da realização de palestras, seminários e oficinas, com o objetivo de preparar os jovens para uma atuação política e cidadã mais responsável; o PLO 355/2021, denominando de Rua José Robson Fausto uma artéria da cidade sem denominação; o PLO 370/2021, que institui o ‘Programa Municipal de Fomento e Difusão da Arte Gospel’, com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que valorizem a Arte Gospel no município, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem, como desenvolver e promovê-las como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo, de forma direta e indireta; o PLO 420/2021, estabelecendo os princípios e regras que nortearão a implantação de equipamentos, dispositivos e infraestrutura para adaptar o conceito de cidades inteligentes no Município de João Pessoa; e o PLO 514/2021 determinando que, nos crimes de maus tratos cometidos aos animais no âmbito do Município de João Pessoa, as despesas de assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão serão de responsabilidade do agressor.

Duas foram as matérias do vereador Tanilson Soares (Avante) com parecer favorável: o PLO 479/2021, que cria o programa ‘Visão Legal’ através da criação de um calendário para realização de mutirões de exames oftalmológicos para idosos a partir de 60 anos; e o PLO 489/2021 que dispõe sobre a contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade social decorrente de violência doméstica, por empresas que prestam servi&ccedi l;os à administração pública de João Pessoa. Também foram duas as matérias do vereador Guga (Pros) com parecer favorável: o PLO 512/2021, criando a ‘Olimpíada Cultural Pessoense’ a ser realizada anualmente, com data não especificada; e o PLO 593/2021 instituindo a campanha de Conscientização sobre a Vacinação contra Gripe Canina no âmbito do município de João Pessoa.

Ainda receberam parecer favorável os seguintes projetos: o PLO 139/2021, de Marmuthe Cavalcanti (PSL), instituindo o Programa ‘Selo Sustentabilidade Ambiental’, para estabelecer diretrizes às iniciativas públicas e privadas de reconhecimento e certificação ambiental de empresas consideradas “Ambientalmente Sustentáveis” para fins de acesso a benefícios legais; e estímulo à criação de incentivos públicos às organizações que produzam bens ou ser viços com o mínimo de impacto ambiental; o PLO 299/2021, do Coronel Sobreira (MDB), que institui a obrigatoriedade de sessão de cinema especial adaptada para crianças com o transtorno do espectro autista e suas famílias; o PLO 317/2021, de Marcos Henriques (PT), que cria o ‘Dia municipal da Visibilidade, da Cidadania e da Luta dos Povos Indígenas’, a ser comemorado anualmente em 19 de abril; e o PLO 665/2021, de Marcílio HBE (Patriota), que dispõe sobre o reconhecimento do Break Dance como modalidade esportiva no âmbito do município de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Procon-JP notifica postos de combustíveis para justificarem aumento de preço da gasolina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa está fiscalizando os postos de combustíveis da Capital para apurar se há irregularidade nos valores praticados nas bombas desde o final de semana, seguindo denúncias de consumidores por aumento extemporâneo no preço da gasolina. Na tarde desta segunda-feira (13), o Procon-JP notificou nove postos que aumentaram o preço em 40 centavos, 10% a mais que o preço apurado pela pesquisa realizada na semana passada.

Além das explicações que devem ser dadas em até 48h ao Procon-JP, as notificações solicitam as últimas notas fiscais de compra e venda dos combustíveis para analisar se está havendo abusividade. O secretário Rougger Guerra explica que o Procon-JP vai analisar toda documentação emitida pelos postos e verificar se há irregularidades e de que grau.

Rougger Guerra pontua que o consumidor é parte fundamental na fiscalização ao denunciar os locais onde porventura desconfiem de algum tipo de irregularidade. “O consumidor pode entrar em contato com o Procon-JP através do telefone 3213-4702, do WhatsApp 98865-0179 ou ainda pelo site procon.joaopessoa.pb.gov.br”, destacou.

Pesquisa – Quanto à reclamação de aumento indevido no preço da gasolina, o titular do Procon-JP informa que a análise da documentação vai considerar os preços da última pesquisa que mostra o preço do litro da gasolina comum oscilando entre R$ 5,73 e R$ 6,09. O levantamento foi realizado em 109 postos que estavam em atividade no último dia 9 de janeiro.

Penalidades – Os estabelecimentos que forem pegos praticando irregularidades estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade, ter as atividades suspensas temporariamente.

Atendimentos do Procon-JP:
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Recepção: (83) 3213-4702
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976
Instagram: @procon_jp
Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br
Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é destaque internacional na Revista Value in Health especializada em economia da saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde – que integra o Núcleo de Economia da Saúde (NES) da Paraíba, foi citada como um dos cinco casos de sucesso no Brasil num artigo na Revista Internacional Value in Health. A publicação refere-se ao estudo do Ministério da Saúde (MS) que examina a importância dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) na gestão do SUS. A atividade da Paraíba considerada como caso de sucesso foi a “Avaliação Operacional das Unidades Hospitalares do Estado”. A Paraíba está entre os 18 estados da Federação que têm NES.

De acordo com a subgerente de Gestão de Custos da Gerência de Economia da Saúde da SES, Mariani Maciel Arruda, o Ministério da Saúde tem visitado os núcleos de economia da saúde no Brasil e destacou o processo de avaliação operacional realizado pela GES em 18 hospitais da rede, como um dos cinco casos de sucesso do país. “Essa avaliação abrangeu aspectos administrativos, financeiros e operacionais, exceto a parte assistencial. A atividade foi bem recebida e apresentada em um evento em Barcelona, com elogios e inclusão em um artigo destacado na revista do evento”, destacou.

Além dessa citação na revista internacional, que é um periódico da sociedade profissional para economia da saúde e pesquisa de resultados, há um estudo sobre custos de higienização feito pela GES – PB, emitido em 2024, que foi aprovado para publicação na Biblioteca Virtual em Economia da Saúde Brasil (BVS ECOS). Para conferir o artigo no site é só acessar a publicação por meio do link https://economia.saude.bvs.br/  . Outros estudos estão sendo preparados pelo NES da Paraíba para submissão, pois o Ministério da Saúde incentiva a divulgação dessas ações.

A Rede de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Rede Ecos) é uma rede de cooperação técnica gerida pelo Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde, que tem como principais vertentes o apoio à implementação de políticas públicas em Economia da Saúde, a produção e disseminação da informação e o fomento à formação de técnicos e gestores do SUS.

Continue Lendo

Paraíba

Tião Gomes comemora novos investimentos anunciados pelo governador João Azevêdo para o Brejo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) participou, nesta segunda-feira (13), da solenidade de anúncio de novos investimentos do Governo do Estado, que somam quase R$ 12 bilhões, destinados a diversas regiões da Paraíba. Durante o evento, o parlamentar expressou sua gratidão ao governador João Azevêdo (PSB) pelos novos recursos direcionados ao desenvolvimento do Brejo Paraibano, sua principal base eleitoral.

Entre as principais ações anunciadas, destaca-se a revitalização do Memorial e Santuário do Padre Ibiapina, localizado em Santa Fé, distrito de Solânea. A obra inclui a cobertura do anfiteatro, o que permitirá que fiéis e turistas visitem o local durante todo o ano, sem serem prejudicados pelas condições climáticas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o turismo religioso na região e valorizar a memória do missionário.

Investimentos em Infraestrutura e Turismo

Além da revitalização do santuário, o programa contempla diversas outras ações importantes:

• Abastecimento de Água: Construção de uma barragem em Solânea, com investimento de R$ 37.327.551,00, garantindo segurança hídrica e impulsionando a agricultura regional.

• Infraestrutura Rodoviária: Construção de estradas essenciais, como a ligação entre Casserengue e Barra de Santa Rosa, de Remigio, Cepilho (Areia) e Alagoa Nova, Dona Inês a Riachão, de Pipirituba a Borborema passando pelo Roncador, destacando a estrada dos Engenhos, entre Areia e Alagoa Nova. Essas obras irão melhorar a mobilidade e o acesso às cidades da região.

• Revitalização dos Engenhos: Um programa de revitalização dos engenhos, com apoio ao desenvolvimento turístico e financiamento para os proprietários, especialmente em Areia, conhecida como a terra dos engenhos e da produção de cachaça.

O deputado Tião Gomes destacou a relevância desses investimentos para o crescimento da região. “São diversas ações que beneficiarão nossa comunidade, desde o abastecimento de água até o apoio ao turismo religioso e à revitalização dos engenhos”, afirmou. Ele também ressaltou que a cobertura do anfiteatro do Santuário Padre Ibiapina é um investimento fundamental para o turismo religioso, lembrando que em breve o Santo Padre Ibiapina será canonizado e as visitações ao santuário irão aumentar significativamente.

Além disso, Tião Gomes enfatizou a importância das obras de infraestrutura, como a construção das estradas que ligarão diversas cidades da região, e o programa de revitalização dos engenhos, que fortalecerá a economia local e o turismo. O parlamentar ainda destacou que as obras das estradas dos Caminhos dos Engenhos e entre Remígio e Areia também são frutos da solicitação do deputado Chió.

Continue Lendo