Nos acompanhe

Paraíba

Frente da Mobilidade Urbana visita entrada do Valentina Figueiredo

Publicado

em

O girador da entrada do bairro Valentina de Figueiredo foi o segundo local analisado pelos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Os vereadores colheram as demandas da população referentes aos problemas de trânsito e transporte público do local a fim de propor soluções, durante visita na manhã desta quarta-feira (20). A primeira ação da Frente havia visitado a entrada do bairro Aeroclube.

O líder comunitário Antônio de Medeiros enfatizou que os grandes problemas do bairro são a falta de transporte coletivo eficiente e o trânsito desorganizado. “É uma confusão imensa, com paradas de ônibus lotadas, falta de sinalização adequada e fluxo de carros muito ruim. Moro aqui há 22 anos e sempre existiu esse problema com transporte. Estamos precisando muito, e com urgência, de atenção nessa área”, solicitou.

Uma das lideranças locais, o vereador Marmuthe  Cavalcanti (PSL), destacou que um dos trechos de entrada e saída do bairro tem enfrentado muitas dificuldades, principalmente nos horários de pico. “Depois da instalação da Perimetral, o trânsito ficou ainda mais caótico. Por isso, a gente tem chamado a atenção da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e da Prefeitura para que se faça um novo estudo aqui, uma reavaliação que possibilite ajustes e melhoramentos no acesso ao bairro. Nos horários de pico, a demora é um absurdo, os carros andam a passo de tartaruga. Estamos preocupados com essa dificuldade e com o estresse causado pelo descaso com esta localidade”, alertou o parlamentar.

Outro gargalo na fluidez do trânsito, apontado pelo vereador Coronel Sobreira (MDB), foi a precariedade da rotatória. “O diâmetro é muito pequeno e, por isso, termina causando confusão, com um acúmulo de veículos”, observou. A ausência de ciclovia no local também foi apontada pelo parlamentar. “A estrutura da via é boa, larga, com um pavimento novo. O que é necessário é um estudo para transformar um pedaço dela em uma ciclofaixa que garanta segurança ao ciclista, porque assim você também está estimulando as pessoas a deixarem seus veículos em casa, não pegando trânsito para o trabalho, para atividades rotineiras”, sugeriu.

O vereador Tarcísio Jardim (Patriota) destacou que a finalidade da visita é justamente essa: estudar maneiras de desafogar o trânsito no local e evitar que todos os carros desemboquem no girador. “O problema desse girador, em particular, é que ele é uma via de acesso de vários outros bairros, além de universidades e pontos comerciais. Ele funciona como um gargalo: as pessoas vêm de diversas localidades e se deparam com ele. O resultado é fluxo intenso, principalmente nos horários de pico, e a gente tem que ver possibilidades de melhorar esse tráfego”, ressaltou.

Soluções

O secretário de Gestão Governamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares, parabenizou os parlamentares pela iniciativa e afirmou que a gestão está engajada no desafio de apresentar as melhores soluções para os problemas encontrados nesse trabalho em conjunto com a CMJP. Ele salientou que a região já está sendo contemplada com uma obra que vai melhorar a mobilidade urbana da Zona Sul.

“O secretário George Morais (Semob) estará recebendo essa demanda para que a gente possa trazer melhorias de mobilidade. Aqui na Zona Sul já temos uma obra sendo feita, o Terminal do Valentina, que vai ajudar nessa mobilidade, além de outras intervenções que precisam ser feitas. Essa é uma ação importante, uma união entre a PMJP e a Câmara para que a gente possa trazer desenvolvimento para a cidade de João Pessoa”, destacou Diego Tavares.

O gestor à frente Semob da Capital, George Morais, afirmou que a gestão possui planejamento de soluções para alguns dos problemas com o transporte público e trânsito na região. “Temos aqui nas imediações a perimetral sul, que é uma problemática, porque já houve a quebra do canteiro central, colocando em risco a segurança viária. Já finalizamos o projeto da rotatória na perimetral, que está na secretaria de infraestrutura para que seja licitado nos próximos dias. Em relação à entrada do Valentina, estamos analisando a situação. A expectativa é que de imediato possamos fazer melhorias na sinalização horizontal, ou seja, pintura e faixa de pedestres; e fazer a revitaliza& ccedil;ão da sinalização vertical, com a colocação de placas, para que, em seguida, possamos partir para soluções com obras físicas”, elencou.

George Morais destacou ainda que a obra do Terminal de Integração do bairro vai resolver diversos problemas. “A obra do terminal de integração está em pleno andamento, um investimento de R$ 3,8 milhões, com recursos próprios da Semob. A obra foi abandonada pela gestão passada e retomada pelo prefeito Cícero Lucena. A expectativa é que em julho/agosto próximos, a obra seja concluída e, assim, a gente consiga ofertar um transporte coletivo de melhor qualidade. A partir do terminal, a gente vai conseguir distribuir melhor as linhas, planejar melhor e diminuir o tempo de espera do cidadão, principalmente dos bairros da Zona Sul da cidade, como Valentina, Colinas do Sul e circovizinhos”, adiantou.

Agenda da Frente

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana na CMJP, vereador Damásio Franca (PP), ressaltou que essa é a segunda ação realizada na cidade, e anunciou que a próxima deve ocorrer no bairro do Jardim Luna, em novembro. “Após essa última ação, nós vamos fazer um calendário para 2022. Provavelmente teremos seis ações. Vamos aguardar as sugestões”, informou.

Damásio ainda revelou que foi entregue ao secretário Diego Tavares um relatório com as demandas apresentadas na primeira ação da Frente. “Entregamos um relatório ao secretário Diego Tavares com as solicitações dos moradores, dos vereadores e com os requerimentos aprovados em plenário. Transformamos tudo em um documento, aprovamos no plenário da Câmara e entregamos diretamente ao secretário para ele levar para a Semob e a Secretaria de Planejamento para as devidas resoluções”, explicou.

O vereador Thiago Lucena (PRTB) encarou de forma positiva mais esta ação da Frente Parlamentar. “Vejo de forma muito positiva mais esta ação. Na vez passada, fomos àquele gargalo do Aeroclube. Hoje, estamos no Valentina, que tem algumas demandas de faixa de pedestres e dessa rotatória de entrada do bairro, que é um problema a ser resolvido, principalmente pela Semob com a ajuda da Frente Parlamentar”, avaliou.

Continue Lendo

Paraíba

Pouco mais de um mês após garantir mandato na Justiça vereador ratifica despedida de vida política

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Renato Martins (Avante) usou a Tribuna da Câmara Municipal João Pessoa (CMJP) para ratificar sua despedida da vida política. O parlamentar prestou contas de sua atuação política, na sessão ordinária da terça-feira (26/11).

Renato Martins, que havia deixado o Avante, decidiu oficializar retorno ao partido na segunda-feira (27/05), mesma data de falecimento do titular, Professor Gabriel, para tentar assumir a vaga deixada pelo falecido na CMJP chegando, para tanto, em junho de 2024, a entrar com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e travar uma batalha judicial com a então vereadora Raíssa Lacerda, para ter o direito de ocupar a cadeira na Casa Legislativa como vereador no lugar de Gabriel.

Após a briga na Justiça, Martins conseguiu direito de posse no dia 21 de novembro de 2024 e, no dia seguinte, 22/11, assumiu a vaga deixada pelo Professor Gabriel. Agora, pouco mais de um mês de tomar posse do cargo, decidiu, durante discurso na Tribuna, ratificar sua saída da vida política.

Leia também: Renato Martins assume mandato na Câmara Municipal de João Pessoa; “fortalecer a democracia”

Leia também: Unanimidade: TRE-PB decide pela perda de cargo de Raíssa Lacerda e pela posse de Renato Martins

Leia também: Ex-vereador Renato Martins volta para o Avante e quer vaga deixada pelo Professor Gabriel

Leia também: Renato Martins entra com mandado de segurança na Justiça para assumir vaga na CMJP

Leia também: Corpo do vereador Professor Gabriel é recebido na Câmara para celebração fúnebre

O vereador, além de prestar contas, em seu discurso na Tribuna, falou em Deus, orgulho e lembrou que se fez presente ao movimento estudantil.

Deus me deu a oportunidade de seguir como político, depois de uma longa jornada no movimento estudantil, chegando até João Pessoa, onde pude, com muito orgulho, apresentar diversas matérias importantes para esta cidade. Antes mesmo de ter algum mandato nesta Casa, criei, junto com Coronel Sobreira, antes dele ser vereador, um projeto que gerou mais de dois mil agentes multiplicadores da paz. Através desse projeto, servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) receberam treinamento sobre análise e prevenção de conflitos nas comunidades de nossa cidade”, revelou.

Renato Martins fez uma ampla explanação sobre projetos apresentados em seus mandatos, tais como a sistematização da coleta seletiva; a suspensão do pagamento dos empréstimos consignados durante a pandemia; e o monitoramento por vídeo de toda a cidade, com a utilização das câmeras de segurança de prédios e condomínios. Segundo ele, os seus mandatos sempre estiveram a serviço dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), de enfermeiros e enfermeiras, e dos professores.

“Cumpri minha vida política com distinção e orgulho, sem mancha na minha fica limpa, com a cabeça erguida, enfrentando todo tipo de situações. Nos dedicamos a todas as lutas que nos chegaram. Fui assessor do mandato do senador Cássio Cunha Lima e do senador José Maranhão. Meus mandatos contribuíram com o maior número de leis voltadas para a causa animal. Fiz mais de trinta leis em defesa do bem-estar animal”, alegou.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento em tom de despedida. “Saio de cabeça erguida, com a certeza de que, na dor e no amor, fiz meu melhor para a cidade de João Pessoa. Alguma coisa eu fiz para ajudar o empreendedorismo, o meio ambiente e para o fim da precarização do serviço público, com o fim do improviso. Não devemos improvisar na política para garantirmos o sucesso da democracia”, asseverou.

Em apartes, os vereadores Marcos Henriques (PT), Coronel Sobreira (Novo), Junio Leandro (PDT), Milanez Neto (MDB) e Bosquinho (PV) exaltaram o debate qualificado e a disponibilidade de Renato Martins em lutar pelas causas da população pessoense.

Continue Lendo

Paraíba

“Vá desatar seus nós na Polícia Federal”, diz Doutora Paula para Chico Mendes ao defender Aguinaldo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual paraibana Doutora Paula (PP), foi à Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraiba (ALPB), nesta quarta-feira (27/11), para apresentar uma ‘Nota de Repúdio’ em desfavor do também deputado estadual Chico Mendes (PSB).

De acordo com a parlamentar, o deputado teria utilizado as redes sociais para atingir ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) “pedindo” para que ele fosse “desatar um nó” que teria dado em Cajazeiras.

De pronto, em defesa de Aguinaldo, Doutora Paula pediu para que, primeiro, Chico Mendes fosse “desatar seus nós na Polícia Federal” bem como os “nós das perseguições” que ele teria provocado no Município através de demissões de funcionários que já estavam com 30 anos de serviços prestados no Hospital Regional de Cajazeiras.

Por fim, Doutora Paula detalhou a bagagem política de Aguinaldo reforçando que o seu colega de partido, seria um “orgulho” para todo o Estado da Paraíba.

Os paraibanos, os sertanejos, os cajazeirenses se orgulham do homem e do político Aguinaldo Ribeiro, com um currículum ilibado e uma folha de serviços prestados aos Municípios da Paraíba“, frisou a deputada.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Com investimentos de R$ 8,5 milhões, Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa à Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para os próximos dias a entrega de 15 carros-pipa para municípios da Paraíba, em um esforço para minimizar os efeitos da seca que afeta o estado e garantir o acesso à água a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Os investimentos somam R$ 8,5 milhões.

“Estamos agindo com rapidez para assegurar o acesso à água em um momento de extrema necessidade. Essa antecipação é resultado de parcerias sólidas e do compromisso com todos os paraibanos”, ressalta Irlen Guimarães Filho, superintendente regional da Codevasf na Paraíba.

“A entrega dos carros-pipa reforça o papel estratégico da Codevasf no enfrentamento aos desafios impostos pela seca e no suporte aos municípios. E a bancada federal desempenhou um papel decisivo no processo para entrega dos veículos”, acrescenta o superintendente.

Os municípios beneficiados no momento serão Campina Grande, Coremas, São Vicente do Seridó, São Mamede, São José do Bonfim, Bonito de Santa Fé, Mulungu, Ouro Velho, Pombal, Parari, Caldas Brandão, Congo, Olho D’Água, Nova Palmeira e Queimadas.

Os 15 carros-pipa que serão entregues nos próximos dias somam-se a outros oito carros-pipa já entregues pela Codevasf em 2024. Os municípios beneficiados em meses anteriores são Montadas, Uiraúna, Assunção, Joca Claudino, Santa Helena, Pocinhos, Zabelê e Riachão; os investimentos somaram R$ 4,5 milhões.

Continue Lendo