Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa se torna referência para prática de esportes ao ar livre

Publicado

em

João Pessoa é uma das cidades que mais oferece qualidade de vida para a população. A orla da Capital é um dos locais ideais para as pessoas sentarem com a família na famosa calçadinha, caminhar ou até mesmo praticar esportes ao ar livre. No final da tarde desta segunda-feira (11), véspera de feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, centenas de famílias resolveram ir ao espaço que promove lazer e bem-estar. E a Prefeitura de João Pessoa incentiva a prática esportiva ao ar livre, que permite uma vida mais saudável para pessoenses e turistas.

Foi o esporte que trouxe Ana Letícia, de 13 anos, acompanhada dos pais ciclistas, para João Pessoa. A adolescente de Maceió, que patina desde os 8 anos, resolveu vir com a família para capital paraibana quando soube que teria espaço de sobra para patinar na orla. “Esse lugar é maravilhoso. Meu pai já falava muito bem de João Pessoa, mas é muito melhor do que eu esperava. Aqui tem muito espaço para patinação, eu estou me divertindo muito, minha irmã que anda de patinete também e meus pais que já conheciam a cidade porque sempre vêm aqui”, afirmou.

Anaí Barbosa, moradora de Tambaú, faz sua caminhada há décadas pela orla e fez questão de destacar o quanto a cidade está cada vez mais preparada para atender as necessidades dos praticantes de esportes, especialmente os que estão na reconhecida melhor idade. “Eu tenho 65 anos e me sinto segura com a segurança, as calçadas limpas, temos até um postinho de saúde aqui na praia, que atende a gente se precisarmos. Me diga se essa não é a melhor cidade do mundo para fazer uma caminhada?”, pontuou.

Matheus Nóbrega mora na praia do Poço, em Cabedelo, e também fez questão de reafirmar a perspectiva de como João Pessoa tem se tornado uma cidade propícia para prática desportiva. “João Pessoa é um paraíso. Aqui a gente pode praticar natação, eu pratico ciclismo, mas minha namorada gosta de correr e patinar, jogar vôlei, beach tennis, frescobol. Meus amigos trazem filhos para soltar pipa, tem gente jogando futebol de areia e futevôlei. Pra onde a gente olha tem gente se exercitando, sendo feliz, sendo saudável. Dá orgulho de ver isso de perto”, destacou Matheus.

Fim de semana – O fim de semana também foi para a prática de esportes ao ar livre. Promovida pela Prefeitura de João Pessoa, a Corrida Solidária da Guarda Civil Metropolitana reuniu centenas de atletas no sábado (9). Já no domingo (10), foi a vez da cidade receber uma prova de ciclismo mundial, a Gran Fondo, que também reuniu centenas de atletas de vários estados brasileiros.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo